sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Renault e as promoções mais perfeitas de todas



FELIPE MACIEL


Como time de Fórmula 1, a Renault é uma equipe bem aberta ao público, lançando frequentemente promoções e oportunidades que são o sonho de muitos fãs da categoria.

Quem não se lembra, por exemplo, da propagada em que um mero "civil" pergunta ao Nelsinho Piquet: Posso dirigir? Ao que o piloto responde: Lógico, manda ver!

A demissão imortalizou a publicidade em nossas mentes como motivo de chacota com o Ângelo, mas aquela iniciativa de marketing consistia na verdade em trazer alguns felizardos para dentro do cockpit da Renault para um inesquecível test drive na pista de Paul Ricard. Os ganhadores não só pegavam uma carona num biposto guiado por um piloto profissional, como também pilotavam um F-1, ainda que sob todos os cuidados indicados, respeitando os limites responsavelmente colocados pela escuderia.

Veja que ideia vertiginosamente fantástica é o Feel it da Renault:



Quem assiste a um vídeo como esse (babando, eu suponho) deve entender facilmente por que a cautela na condução desses felizes amadores é adotada durante os testes.

Mesmo para um piloto treinado, com experiência acumulada, o Fórmula 1 se revela um desafio de nível superior comparado a qualquer bólido, desde outros monopostos até um esportivo top como é o caso do Buggati Veyron.

A seguinte matéria exibida pelo canal BBC dá uma boa noção do desafio encarado por Richard Hammond ao acelerar um carro de F-1 pela primeira vez, buscando ser competitivo.



Agora em 2010, a Renault usa as férias de agosto para pôr em prática mais uma ação de marketing, realizando um memorável passeio turístico entre os dias 11 e 13 em sua fábrica de Enstone, Inglaterra. Desta vez, os visitantes poderão experimentar o simulador, participar da execução de pits stops, simular o procedimento de largada no volante, fazer contato com os mecânicos, conhecer os bólidos históricos da equipe, e tudo o mais que o Nation Motosport Week permitir.

Para completar as informações, 70% do valor dos ingressos serão convertidos para a Fundação Motorsport.



Uma das partes mais interessantes após um fim de semana como este é a forma como aquelas pessoas passam a encarar a Fórmula 1, compreendendo melhor a magnitude dos desafios atribuídos aos pilotos e às equipes, e consequentemente aprendendo a respeitar mais do que nunca todos os grandes profissionais que trabalham neste esporte - guiar é muito mais difícil do que parece, a realização de um pit stop não é nada simples como a TV sugere, a complexidade daquele universo é coisa de outro mundo.

Sabemos disso na teoria. Mas sentir na prática é outra história.

4 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Já tinha visto esta iniciativa da Renault em 2008, quando Antonio Lobato, na época, trabalhava na emissora Tele5, fez uma reportagem especial fazendo essa experiência, como se fosse um mero anônimo.

A experiência é demais, só me queixo do fato que o carro pilotado é um GP2 travestido: até o volante é igual.

Continuo na busca por uma experiência de F1 verdadeira. Quem sabe, com a Palmer Motorsport, que dá a oportunidade a particulares que compram carros de ex-equipes da categoria, fornecendo toda a mecânica necessária para fazer os bólidos andarem, como motor e caixa de velocidades.

Anderson Nascimento disse...

Fantástico! Divino! Incrível! hehehehe A Renault realmente fez um evento de marketing formidável.

Tweets that mention Renault e as promoções mais perfeitas de todas « Blog F-1 -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Julio Kronbauer, Rádio OnBoard. Rádio OnBoard said: Renault e as promoções mais perfeitas de todas http://blogf-1.com/2010/08/renault-e-as-promocoes-mais-perfeitas-de-todas/ [...]

Aderson Pereira disse...

Nem daria para ser um F1 de verdade.
A Renault não teria tantos modelos iguais para ser usado pelos participantes.
Tinha que ser os carros Dallara da GP2.
E tenho certeza que o motor daqueles carros estavam mapeados para fornecer uma potencia bem abaixo da real.