sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O 'tiro no próprio pé'

Mais uma vez Rubens Barrichello poderia ter ficado calado ao invés de ter aberto o bico e disparado críticas a sua atual equipe, aquela que paga seu salário e lhe dá a oportunidade de continuar na Fórmula 1, a Williams. A equipe vem passando já faz tempo por dificuldades que são reflexos dos resultados ruins que vem obtendo nas pistas, onde situações como a pole de Nico Hulkenberg no ano passado em Interlagos são momentos raríssimos de alegria.

Barrichello disse estar insatisfeito com o rumo que a Williams está tomando e com as dificuldades gritantes que o carro apresenta em obter resultados no mínimo “comuns”. São somente quatro pontos que o brasileiro possui na tabela de classificação, o que leva a Williams a estar apenas à frente de Lotus, Virgin e Hispania no Mundial de Construtores. Tudo bem, o time é bastante fraquinho, mas alguém profissional não pode sair falando abertamente para o mundo que o lugar onde trabalha é bem ruim.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="O nome de Nico Hulkenberg começa a aparecer como possível substituto de Barrichello na Williams em 2012"][/caption]

Chamar todo mundo em Grove de ‘confuso’ não pega nada bem, o clima não fica legal, claro. Barrichello quer tirar o ‘seu da reta’, mas ele também tem uma parcela de culpa nesse carro tão horrível de 2011. Não foi ele que ajudou no projeto do carro desse ano? Não foi?

Bom, mas Barrichello veio à imprensa novamente e desmentiu ter falado mal da equipe. Disse que se tivesse feito isso teria dado um “tiro no próprio pé”. E deu! Dizer que uma equipe é confusa não é nenhum elogio. Eu não digo isso para meus amigos, para namorada, para seja lá quem for quando quero elogiar alguém. Isso é mais uma das críticas que Barrichello cansa de fazer ao seu time desde que chegou a equipe no ano passado. Ele chegou sabendo do desafio e não sei porque reclama tanto.

Barrichello age como se a Williams precisasse dos seus serviços prestados desesperadamente. Mas, ao contrário do que alguns pensam, Rubinho vem trazendo muito mais problemas do que soluções ao time azul e branco. Nico Hulkenberg e mais uma meia dúzia de pilotos estão de olho no cockpit do brasileiro, já que Pastor Maldonado chegou para ficar por um bom tempo na equipe junto com o dinheiro venezuelano. Creio que por mais pacientes e profissionais que os dirigentes da Williams sejam, a paciência uma hora termina. E não deve demorar muito para acabar, o clima lá dentro entre Barrichello e a diretoria já começa a se desgastar.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Será que já não está na hora de Barrichello enfim se aposentar?"][/caption]

Admiro muito o trabalho de Rubens na pista, considero muito a sua marca como o piloto que mais disputou GPs na história da F-1. Ele não está 19 anos por lá por acaso, há qualidades e valores que os profissionais da F-1 enxergam muito bem no brasileiro. Acontece que muitas vezes, Barrichello resolve se colocar como vítima e não medir as palavras quando está insatisfeito. Tem comportamentos de menino mimado às vezes e raramente encontra alguma justificativa coerente para lavar a roupa suja publicamente – e mesmo que encontrasse não o deveria fazer.

A Williams não precisa mais dos serviços de Barrichello. Ela pode muito bem começar 2012 sem ele e não mudará muita coisa dentro da equipe. O momento de Barrichello deixar a F-1 já passou, seu prazo de validade expirou e é melhor que ele deixe por atitude própria a categoria, antes que a categoria deixe ele com um belo pé na bunda.

Deixe seu comentário »

4 comentários:

Marcelonso disse...

Anderson,

Esse cara não aprende, sempre fala demais. A meu ver, perdeu a oportunidade de sair com dignidade quando correu pela Brawn. Se tivesse parado na F1 ali, teria algum crédito.

abs

aline disse...

ele pode chamar o carro de ruim, é mesmo; a equipe de fraca, está mesmo, mas, confusos? Se a gente desse uma Ferrari no auge pra ele, uma Brawn no auge pra ele, o que ele faria? Ele me confundiu, agora.

Ron Groo disse...

Seu ultimo parágrafo é irretocável... Sensacional. Assino onde?

Anderson Nascimento disse...

Valeu Groo! Como disseram hoje pra mim, o Rubinho tem que disputar a Corrida do Chorão. hehehehehehe