quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O menino que venceu em Monza

Setenta e sete gps, 27 poles, 33 pódios, 19 vitórias e quatro anos depois de estrear na Fórmula-1, Sebastian Vettel é bicampeão da categoria. O post de hoje pedia um tom reflexivo sobre a carreira desse garoto, mas, desde domingo, quando penso em Vettel, imediatamente sou enviado para o dia 14 de setembro de 2008.

A vitória de Vettel naquela corrida, depois de cravar a pole numa Monza molhada como nunca se viu, de ponta a ponta, naquele asfalto sagrado, com um Toro Rosso e com todos os grandes na pista foi indício do que estaria e do que ainda está por vir na carreira do menino Vettel. O desempenho do alemãozinho naquela prova e tudo o que sucedeu no pós-corrida, para mim, resumem Vettel, tanto como piloto, mas também como personalidade do circo da Fórmula-1.

Como piloto, Vettel mostrou que era extremamente talentoso e rápido, tanto no molhado como no seco. Como personagem, começava a se tornar conhecido um sujeito bem humorado e carismático. Unindo os polos profissional e pessoal, estava a estrela de campeão que o acompanhou durante todo o fim de semana. Afinal, é preciso ter muita estrela para entrar no clube de vencedores de corridas de Fórmula-1 pela porta da frente, vencendo o lendário GP da Itália em Monza. Talento, velocidade, bom humor, carisma, estrela. Isso é Sebastian Vettel. Um talento nato.

O feito em si, o lugar, a reação do público, a identificação com um antigo campeão... Poucas vezes foi tão difícil para esse blogueiro não se emocionar:



Enfim, é isso o que eu consigo dizer a respeito de Vettel por enquanto. Seu bicampeonato não é tudo e creio que suas melhores histórias ainda estão por vir. Porém, por mais vitoriosa que seja sua carreira, Vettel vai ser sempre, para mim, o menino que venceu em Monza e abriu um paradigma novo. Alguém que não estivesse numa Ferrari ou numa McLaren podia sim fazer a pole, liderar toda a corrida e vencer. Simplesmente por abrir os olhos do mundo para esse hipótese hoje tão óbvia, e a primeira vitória de Sebastian Vettel sempre será mais importante do que qualquer um de seus títulos.

 



 

3 comentários:

Ron Groo disse...

É... Realmente, ale começou a se construiu o grande campeão definitivamente.
Pra mim, foi um assombro o feito.

andreh disse...

É muito legal relembrar esse feito, Alessandra Alves, durante a transmissão da band, colocou muito bem: naquele domingo todos no autodromo e na frente da televisão estavam torcendo por aquele menino! Foi emocionante!

Ester disse...

E aí, galera da Rádio Onboard? Quando vocês aparecem? Estamos com saudades de vocês!
Beijos,
Ester