sábado, 29 de outubro de 2011

Vettel estreia a nova pista na Índia

A pista ficou pronta em cima da hora, e isso é visível pelo ar de canteiro de obras e pela grama poerenta que rodeia o traçado. A obra, aliás, foi movimentada, não só no que tange à construção física do circuito em Greater Noida, mas também em relação aos protestos de fazendeiros da região, que reivindicam compensações financeiras pela desapropriação das terras. A Fórmula-1, ao que parece, conseguiu abafar essas manifestações, mas não tirou dessa corrida inaugural na Índia o jeitão de obra terminada às pressas.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Levantou poeira: a menor escapada da pista basta para ouriçar a sujeira depositada fora do trilho, como Rubens Barrichello pôde comprovar (Foto: AP)"][/caption]

Apesar disso, as impressões colhidas sobre o traçado de Buddh são praticamente unânimes: possivelmente o maior acerto de Hermann Tilke até aqui. Pra quem como eu - e creio que todos os que lêem este blog - vê pela tv, de fato a pista não parece ser ruim. A longa reta é como um tobogã de parque aquático e há outras variações topográficas mais discretas. Há chicanes - como a 6 e a 7 - de desenho menos óbvio e curvas - como a 13 e a 14 - em marchas mais elevadas do que as do festival de contornos em 2ª marcha de Yeongam, por exemplo. E o grande balão que leva da curva 10 para a curva 11 também dá a impressão de ser interessante.

Greater Noida é um avanço em relação a outras pistas com a grife Tilke. Nada que se compare a Spa ou Suzuka em termos de exigência técnica, mas um oasis em meio a tantas pistas acelera-freia forte-acelera espalhadas pelo oriente.
Pista nova, velho pole

O campeonato já está acabado e o GP da Índia é daqueles que cumpre tabela, mas Sebastian Vettel não demonstra o menor arrefecimento em sua motivação e vontade de andar na frente. Sua 13ª pole em 2011 é a prova disso. O resultado desse sábado em Greater Noida deixa o bicampeão a apenas uma pole de igualar o recorde de largadas na posição de honra em uma mesma temporada. A marca de 14 poles pertence a Nigel Mansell e pode ser superada se Vettel mantiver o ímpeto em Abu Dhabi e no Brasil.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Vettel: em 17 oportunidades, 13 poles (Foto: Getty Images)"][/caption]

A Red Bull, já campeã entre os construtores, dominou a primeira fila. Mark Webber, que ainda briga pelo vice com Jenson Button e Fernando Alonso, larga em 2º, deixando no ar um certo suspense sobre um possível jogo de equipe para favorecer o australiano amanhã. Na segunda fila estão Alonso e Button, que junto com Webber se beneficiaram da punição de três posições aplicada a Lewis Hamilton. O campeão de 2008 marcou o 2º melhor tempo do Q3 na Índia, mas largará em 5º por ter desrespeitado o alerta da bandeira amarela nos treinos livres de ontem.

Felipe Massa, em 6º, não pôde melhorar seu tempo graças a um acidente inusitado que sofreu na sua última tentativa de volta rápida. O brasileiro atacou a zebra da curva 8 com tamanho ímpeto que atingiu um casco de concreto escondido sob a grama. O choque quebrou a suspensão do carro de Massa.

Não há previsão de chuva para a hora da largada do GP da Índia, que acontece às 7:30 da manhã de domingo pelo horário de Brasília, com transmissão da Tv Globo. Às 8 da noite desse sábado a Rádio Onboard transmite ao vivo o programa Pré-Race.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Índia:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min24s178
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min24s508
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min24s519
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min24s950
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min24s474
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min25s122
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min25s451
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), sem tempo
9º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), sem tempo
10º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), sem tempo

11º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min26s337
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min26s503
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min26s537
14º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), 1min26s651
15º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min27s247
16º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), 1min26s319

17º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min27s876
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min28s565
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 1min28s752
20º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min27s562
21º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), 1min30s866
22º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), 1min30s216
23º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), 1min30s238
24º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), 1min34s046

1 comentários:

Marcelonso disse...

Fiquei surpreso com a pista, dessa vez parece que o alemão acertou - Vamos ver se aprova na corrida.


abs