sábado, 24 de julho de 2010

Por dois milésimos, Vettel faz a pole em Hockenheim



FÁBIO ANDRADE



Em Hockenheim finalmente parecia que alguma equipe iria por fim ao domínio do Red Bull nas classificações em 2010. E se alguém poderia fazer isso na pista alemã, esse alguém vestia vermelho e atendia pelo nome de Ferrari. A equipe italiana apresentou na Alemanha um desempenho competitivo como não se via desde o início do ano, mas ao final do treino classificatório se viu superada pela Red Bull por apenas dois milésimos de segundo.

Antes do desfecho, porém, a sessão classificatória ocorreu sob algumas incertezas. A chuva ameaçou cair sobre o autódromo de Hockenheim, mas a ameaça ficou apenas no ar. E no Q1 do gp alemão, uma bandeira vermelha atrasou em alguns minutos as atividades do treino classificatório.
Liuzzi interrompe o treino

Chovera no início do dia em Hockenheim, mas no momento do início do treino o asfalto já se encontrava completamente seco. No princípio do Q1 o italiano Vitantônio Liuzzi, da Force India, bateu forte no muro da reta principal, acionando a bandeira vermelha e interrompendo o treino por alguns minutos. O piloto, felizmente, saiu ileso da batida, apesar de uma roda de seu Force India ter se desprendido do carro e oferecido algum risco aos pilotos que passavam em velocidade. Numa época em que se relembra o aniversário de morte do piloto de Fórmula-2 Henry Surtees, o incidente foi um alerta de que o automobilismo nunca será 100% seguro.



Digno de nota no Q1, além do acidente de Liuzzi, foi a ausência de Lucas di Grassi, com problemas de câmbio. O brasileiro nem chegou a registrar tempo de volta e larga em último na corrida de amanhã.
Schumacher decepciona em casa

Que a Mercedes não é lá o melhor carro do grid já se sabe há algum tempo. Que Michael Schumacher já não apresenta o mesmo desempenho arrasador de cinco anos atrás, também não é novidade. Mas na velha Hockenheim, diante de seu público, esperava-se que o alemão pudesse fazer um agrado a sua torcida passando para a última fase do treino classificatório. Mas o heptacampeão ficou, mais uma vez, de fora do Q3, enquanto Nico Rosberg avançou para a etapa final do classificatório.

Mas ainda havia um terceiro alemão que faria as honras da casa.
Vettel, por incríveis dois milésimos

Decisões de pole apertadas não são exatamente uma novidade na Fórmula-1. O caso célebre de Jerez em 1997 é um exemplo. Mas sempre que acontecem, essas poles justificam a máxima de que cada fração de segundo é importante numa categoria competitiva como a F-1. Dois milésimos de segundo foi a diferença do dia em Hockenheim.



Foi essa parcela minúscula de um segundo que definiu Sebastian Vettel como pole position e Fernando Alonso como segundo colocado no grid do GP da Alemanha. Mas o treino teve toda pinta de Ferrari, tanto pelo bom desempenho da equipe ontem nos treinos livres, como pela volta mais veloz do Q2 feita por Felipe Massa. O brasileiro, entretanto, abre a segunda fila, fazendo companhia a Mark Webber, o quarto. A McLaren aparece na terceira fila com Button em quinto e Hamilton em sexto

Além desses, a Williams conseguiu pôr os dois pilotos no Q3. Rubens Barrichello larga em oitavo e Nico Hulkenberg em 10º.

O GP da Alemanha deste domingo acontece com chances de chuva, segundo o site Climatempo.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Alemanha

4 comentários:

Daniel Santos Machado disse...

Que treino, somente 2 milésimos ainda bem porque eu disse que o pole era o Vettel, mas a corrida vai ser bem emocionante com Ferrari bem próxima da RBR. Schumi ta com a vida muito dificil, alias a Mercedes que esta sendo superada pela Williams que andou bem o fim de semana todo. Abraço.

Aderson Pereira disse...

Certamente esse cockpit do Liuzzi vai ser o mais disputado para 2011.
Dificilmente a Force India vai renovar com o italiano que esse ano já fez algumas besteiras.

alexandre disse...

Até já colocaram o nome do italiano na HRT...
Essa tabela tá errada, não?

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

O dono da Pole. Pela sexta vez no ano, Sebastian Vettel larga na frente, desta vez no GP da Alemanha. Alonso destaque nos treinos, vem na sequência. Piloto da Red Bull conseguiu o feito na última tentativa. Felipe Massa vai bem e sai em terceiro. Fração ínfima garante primeiro lugar do grid a Vettel.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com