sábado, 28 de agosto de 2010

Clima instável não impede pole de Webber em Spa



FÁBIO ANDRADE


Numa sessão de classificação típica da região das Ardenhas, Mark Webber cravou a pole position para o GP da Bélgica. É a 12ª pole da equipe Red Bull em 13 possíveis, e a 5ª vez que o piloto australiano conquista a posição de honra em 2010. Em meio a tamanho domínio do time austríaco em classificações, até parece estranho dizer, mas Webber contou com a ajuda da sorte e do clima instável da região de Spa Francorchamps para largar na frente no GP da Bélgica de amanhã.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="A instabilidade climática marcou o treino classificatório"]A instabilidade climática marcou o treino classificatório[/caption]

Webber deu sorte porque logo após sua primeira volta rápida no Q3 começou a chover em Spa. Novamente. A chuva já havia dado o ar da graça no princípio do treino, espalhando uma relativa bagunça pelo grid.



Petrov, o show man

Vitaly Petrov pode não continuar na Renault em 2011, mas sua passagem pela Fórmula-1 até aqui já rendeu ao russo o epíteto de show man. O termo é normalmente utilizado em cada temporada para se referir a um ou outro piloto que vende muito caro uma posição ou defende com muito afinco um lugar que sequer vale pontos. Petrov já fez tudo isso e, de quebra, ainda conseguiu o feito de rodar na volta de aquecimento na classificação de hoje em Spa.


O russo, na verdade, foi vítima da manhosa chuva que começou a cair assim que os carros foram liberados no Q1. Na condição de pista apenas “melada” pela água, Petrov exagerou na tangência de uma curva e pisou na zebra. Rodou e bateu de leve no guard-rail, mas o comando de prova achou necessária a intervenção da bandeira vermelha para retirar a Renault do canto da pista.


Mais a frente, já na volta rápida, a chuva aumentou. Jarno Trulli e Lucas di Grassi se tocaram pouco antes da curva Stavelot.  Com di Grassi parado na pista, vários carros que vinham atrás escaparam, ou tentando desviar de quem estava lento ou porque escorregaram na freada, já que o grid inteiro corria no asfalto molhado com pneus slicks.


Mesmo assim, os carros de ponta conseguiram fechar voltas relativamente rápidas. Como a pista estava inteiramente molhada, ficou a impressão de que os tempos não poderiam melhorar ainda durante o Q1. Entretanto, alguns pilotos voltaram para o traçado com pneus intermediários, e conseguiram melhorar várias posições. Quando a pista voltou a secar e permitir novamente o uso dos silcks, o Q1 já estava no final.



Williams X Mercedes: melhor para Barrichello

No Q2 o asfalto sagrado de Spa Francorchamps voltou a estar seco, e a McLaren pôde comprovar a eficácia do MP4/25 em traçados com longas retas. Lewis Hamilton e Jenson Button lideraram a segunda etapa do treino e foram os únicos a andar abaixo de 1min47s até aquele momento.


Na briga entre Mercedes e Williams para conquistar as últimas vagas do Top 10 a equipe de Rubens Barrichello se deu melhor. A Williams avançou para a fase final da classificação com seus dois carros, enquanto a Mercedes ficou de fora. Michael Schumacher e Nico Rosberg ficaram na porta de entrada do Q3, respectivamente em 11º e 12º, mas irão largar bem mais atrás em razão das punições que receberam. Schumacher perdeu 10 lugares pela manobra perigosa contra Barrichello na Hungria e Rosberg largará 5 posições atrás por ter trocado o câmbio.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="A dupla da Mercedes perdeu posições por causa de punições"]A dupla da Mercedes perdeu posições por causa de punições[/caption]
Na hora da verdade, a chuva

Quatro equipes foram completas para a superpole: McLaren, Red Bull, Ferrari e Williams. Nas duas vagas que restaram, os habitués Adrian Sutil com a Force India e Robert Kubica com a Renault. Além desses, havia a sempre presente chance de chuva em Spa.


Era a chance de a McLaren marcar sua segunda pole no ano e seguramente Lewis Hamilton brigaria pela posição de honra em sua segunda volta rápida. Porém, depois que todos os grandes deram seu primeiro giro veloz, os pingos começaram a cair no primeiro e no segundo trechos da pista. Mark Webber, que fechara a primeira rodada de voltas rápidas a frente, já tinha a pole garantida.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Webber, o pole em Spa"]Webber, o pole em Spa[/caption]

Ao lado de Webber, Lewis Hamilton não tem na segunda posição o pior dos cenários. Pelo contrário, com apenas quatro pontos de desvantagem para Webber no campeonato, o britânico tem a chance de brigar de forma direta com o australiano pela liderança do mundial.


A segunda fila tem o sempre competente Kubica ao lado de Sebastian Vettel, que não sabe o gosto de uma vitória desde o GP da Europa. Mais atrás, Rubens Barrichello, em seu gp  de número 300, larga em sétimo. Felipe Massa é o sexto e Fernando Alonso, grande decepção do dia, conquistou apenas o 10º posto.


A instabilidade climática, no fim das contas, é a maior verdade da região das Ardenhas nessa época do ano, e é essa indefinição, aliada ao traçado de Spa Francorchamps que dá à corrida belga seu charme característico. A previsão, se é que se pode confiar nela para o GP da Bélgica, indica 60 % de possibilidades de chuva moderada para a tarde de amanhã. Chuva e Spa Francorchamps, quase sempre, formam uma combinação memorável.



Grid de largada para o Grande Prêmio da Bélgica:

4 comentários:

Aderson Pereira disse...

O engenheiro do Petrov estava "feliz da vida", vendo o erro do russo.
Amanhã se estiver chovendo, vai ser bem interessante ver o Schumi brigando com os nanicos.

anonimo disse...

Ue, o que aconteceu com essa lista/tabela das posicoes do grid?? Rosberg na Lotus? Trulli na Virgin? Senna na Sauber? rs

Abracos!

Felix disse...

Não gosto de analisar treinos, como não vale pontos e as vezes o esforço do piloto parece não valer de nada.
Quem andou realmente mais rápido? o Webber, o Lewis, Kubica com a Renault que é inferior ou Rubinho com uma Williams?
Senna sempre fez a diferença, mais sabemos que com uma Toleman ele não seria campeão nunca, nem com a Lotus ele pode disputar com chances de ser campeão, era só vitórias.
Eu gostaria de uma F1 mais equilibrada onde o piloto pudesse fazer a diferença, ter mais autonomia, ter o direito e o dever de fazer a leitura da sua corrida, sem interferência do box, sem radio da equipe para o piloto.
Incrível a asa da Red Bull, tão firme?????
Ferrari, FIA????????

Fábio Andrade disse...

Obrigado, anônimo, seja lá quem for. Na hora de mexer na tabela por causa das punições eu me esqueci de editar o nome das equipes.