sábado, 13 de novembro de 2010

McLaren embaralha briga pelo título; Vettel é pole em Abu Dhabi



FÁBIO ANDRADE


O treino classificatório para o GP de Abu Dhabi foi o começo da decisão. Apesar disso, não teve cara de decisão. Talvez porque hoje ainda é sábado, talvez porque o nome de Sebastian Vettel fosse uma aposta certeira para a pole ou talvez porque Mark Webber não tenha se colocado onde se esperava. De toda forma, não teve aquele climão de decisão. Talvez porque nenhum dos três que realmente podem conquistar o título (Hamilton precisaria que seus rivais desafiassem Murphy para um duelo) conte realmente com a torcida desse blogueiro.


Independente da cara ou não de decisão, o GP de Abu Dhabi é o último do ano e é onde, enfim, o vencedor dessa temporada irá se consagrar. Vettel fez o que lhe cabia e conquistou a pole, pela décima vez em 2010. A McLaren foi a surpresa, se metendo no meio da briga entre Red Bull e Ferrari. Lewis Hamilton fez o segundo melhor tempo e Jenson Button o quarto. Fernando Alonso ficou com o terceiro lugar e Mark Webber foi o mais fraco entre os que concorrem ao título. O australiano cravou apenas o quinto melhor tempo do sábado em Abu Dhabi.



Alonso se dá bem no final; Webber larga em posição incômoda

As duas primeiras etapas da classificação tiveram o ritmo burocrático de sempre. As três equipes novatas brigando por migalhas no Q1 e as equipes médias se enfrentando bravamente no Q2. Alonso foi o mais veloz da primeira parte da classificação e Vettel o mais rápido na segunda etapa. Mas as atenções do público estiveram todas voltadas para o Q3, quando as posições dos pilotos que brigam pelo título seriam decididas.


A primeira rodada de voltas rápida deixou a impressão de que Alonso teria trabalho para se colocar entre as Red Bulls, sobretudo porque a McLaren apareceu muito forte. Com metade do Q3 transcorrido, Vettel e Webber tinham as duas primeiras posições, Hamilton e Button dominavam a segunda fila e Alonso e Massa apareciam apenas em quinto e sexto lugares, respectivamente.




[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="A McLaren surpreendeu e se meteu na briga entre Red Bull e Ferrari"]A McLaren surpreendeu e se meteu na briga entre Red Bull e Ferrari[/caption]

Quando todos partiram para a última tentativa, Vettel conseguiu baixar ainda mais seu tempo de volta, e a velocidade do alemãozinho parecia insuperável. Hamilton, no entanto, chegou bem perto de incomodar Vettel, ficando apenas 31 milésimos de segundo mais lento do que o pole. Alonso, que tinha o quinto tempo até então, conquistou um terceiro lugar que o põe em boa posição para defender sua margem de pontos no campeonato amanhã. Esse terceiro lugar do espanhol foi especialmente bom porque as McLarens se intrometeram no meio dessa briga. Com Button em quarto, Webber ficou numa quinta posição que é ruim para quem precisa chegar a frente de Alonso para tentar o título.


Com essa configuração de grid Alonso e Vettel foram, obviamente, beneficiados. Os dois carros da McLaren já começaram a embaralhar as coisas e podem, involuntariamente, decidir o título amanhã. O grid estabelecido dessa forma favorece particularmente a Alonso, que poderá regular a presença de Webber, maior ameaça a seu tricampeonato, pelo retrovisor. Vettel não depende apenas de si e além de vencer o GP de Abu Dhabi precisa torcer para que Alonso não faça nada melhor do que um sexto lugar.




[caption id="" align="aligncenter" width="496" caption="Vettel larga na pole, mas não depende só de si para ser campeão"]Vettel larga na pole, mas não depende só de si para ser campeão[/caption]

E instabilidade climática é algo que não deve atrapalhar os pilotos amanhã. A previsão do tempo indica 0% de possibilidades de chuva e temperatura em torno dos 30ºC entre o final da tarde e o início da noite no deserto.
Grid de largada para o Grande Prêmio de Abu Dhabi:

4 comentários:

Javi disse...

So faltou falar na sorte do Alonso ter conquistado o terceiro lugar rsrsrsrsrs

Mecanica Automotiva disse...

Vai dar Alonso na cabeça, para webber tirar esta diferença de 8 pontos largando mal deste jeito vai ser quase impossivel. A Red Bull vai te que torcer para que o espanhol tenha problemas.

William Nascimento disse...

Acho que o Hamilton está com todo o poder de decidir o campeonato.. ou dá Alonso ou Vettel. Webber decepcionou muito largando em 5º.

marcos disse...

é Vetell e Alonso estão bem na fita... e Webber, terá que correr a corrida saua vida, senão volta a ser o Webber que todos conhecem...