terça-feira, 2 de novembro de 2010

O que esperar do GP do Brasil?



ANDERSON NASCIMENTO



Chegamos a mais um ano de um Grande Prêmio que surgiu a décadas atrás e que ajudou a Fórmula 1 a ter uma história mais empolgante e vibrante. Já vimos por aqui vitórias memoráveis de gigantes do automobilismo e, recentemente, presenciamos títulos de jovens pilotos, até considerados inexperientes para se consagrarem campeões.



Mas, o que esperamos neste ano não nos deve empolgar como em anos anteriores ou mesmo naqueles que nos deixam com muitas saudades. Aguardamos sim uma batalha ferrenha entre os postulantes ao título, que pretendem vencer a todo custo. Porém, pecamos como sempre quando o assunto é organização. Não há como nos compararmos aos orientais, incluindo aos coreanos, quando o que se olha vai além das pistas.

A Fórmula 1, como a imensa maioria sabe, envolve muito mais do que grandes máquinas e geniais pilotos pisando fundo em um circuito moderno e bem construído. A F-1 se confunde com os negócios, com o dinheiro que ela mesmo respira. E mesmo em um país pouco habituado a ordem e a disciplina como o nosso, a organização e a seriedade fazem uma diferença enorme nestes assuntos.

Esportivamente, não há dúvida que a etapa brasileira seja uma das melhores do atual calendário da FIA para a F-1. Povo apaixonado por automobilismo e que deposita em seus compatriotas dentro dos cockpits uma esperança de vitória muitas vezes inimaginável.

No entanto, longe de querer ser crítico demais, percebi que mais se vale um GP como o disputado na Coréia do Sul do que como o que será disputado em solo brasileiro. Os coreanos, que a imprensa mundial tratou de classifica-los como incompetentes, fizeram questão de nos pedir desculpas pelo atraso das obras e por sediarem uma etapa de Fórmula 1 naquelas circunstâncias. Com isso, elevaram a F-1 a um patamar que ela nem mesmo merecia, pois como o excelente jornalista Luis Fernando Ramos nos lembrou, é a Fórmula 1 que gira em torno do mundo e não o mundo em torno da Fórmula 1.

Nós, ao contrário dos coreanos, vibramos com tanto ufanismo e às vezes de maneira tão tola que nos esquecemos dos tantos problemas que precisamos resolver para termos enfim uma etapa da maior alta qualidade. Bernie Ecclestone já notou isso e não vê mais no Brasil um lugar rentável para sua categoria.

Isto não é pessimismo, nem uma crítica injusta a essa pátria, mas um retrato verídico do que normalmente esperamos em um GP do Brasil.

2 comentários:

Tweets that mention O que esperar do GP do Brasil? « Blog F-1 -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Daniel Machado, Anderson Nascimento. Anderson Nascimento said: http://blogf-1.com/2010/11/o-que-esperar-do-gp-do-brasil/ - escrevi lá, deem uma olhada. [...]

William Nascimento disse...

Fim para o GP do Brasil! Tratem de se explicarem! A F1 merece mais!