sábado, 17 de julho de 2010

Consultor da Red Bull dispara contra Mark Webber



FELIPE MACIEL



Esse tal de Helmut Marko é um sujeitinho que não guarda nada na garganta. Nunca se viu um consultor tão desaforado e crítico de seus pilotos. Há umas semanas ele cutucava o Buemi, já agora sobrou para o Webber.

O comportamento hostil do australiano após o GP da Inglaterra - insinuando ser tratado como 2° piloto e se dizendo arrependido por renovar contrato - rendeu respostas à altura por parte do consultor da equipe. Veja aí os disparos de Marko ao Mark:


Não sei o que Webber quer. O piloto que teve a nova asa dianteira instalada no carro era quem estava na frente no campeonato. Nada mais lógico.

Se Mark imagina que existe uma conspiração entre nós e Vettel contra ele, então está totalmente errado. Acho que, se fôssemos pensar em conspiração, seria o oposto. Seria contra Vettel. Afinal, qual carro constantemente tem problemas? Será que Mark teve uma roda solta, um freio quebrado, um chassi com defeito, um problema na caixa de câmbio e um bico danificado?

Mark está tendo uma grande temporada e melhorou muito, mas não deve esquecer que deve tudo isso ao time. Onde ele estava há dois anos? Nem poderia sonhar em ganhar corridas. Para nós, realmente não importa quem será o campeão, o importante é que ele esteja dentro de um cockpit da Red Bull.

Helmut Marko



O progredir dos fatos cada vez mais se assemelha à McLaren de 2007. A preferência do time por um dos pilotos não necessariamente se revertia a privilégios ao mesmo. Até que o outro piloto, estressadinho e impaciente, deu um empurrãozinho à equipe para por em prática sua preferência.

Dizem que foi Flavio Briatore quem induziu Webber a explodir publicamente. Não sei se passa de mera especulação... O Briatore's way of life já deixou de ser suportável na F-1. Fica e evidente que a briga comprada pelo Webber tem seus riscos, e o principal deles é a perda de credibilidade com a equipe.

O primeiro piti passa. Mas casos de reincidência podem ser determinantes para a escolha de Vettel como primeiro piloto. Afinal, um piloto que se rebela contra a escuderia não pode exigir dela seu apoio.

7 comentários:

Luiz Sergio disse...

Domenicali reforça o otimismo do Alonso:
“NINGUÉM VAI DESISTIR NA FERRARI”
“Ainda temos nove corridas, 225 pontos em jogo, vamos vencer com perfeição da maneira Ferrari”.

Aderson Pereira disse...

Seria bom que a Red Bull alem de olhar para o piloto que "estava na frente no campeonato", olhasse tambem quantas vezes Webber e Vettel erraram durante o campeonato.
Tenho certeza que Vettel ganharia disparado. O alemão da Red Bull já errou varias vezes este ano.
Então se vc tem uma peça que te dá um ganho aerodinamico e quer que ela valha a pena, dê pra quem vai usar bem ela, ganhando corridas.
Nunca fui fã de Mark Webber mas reconheço que tem feito corridas mto boas. Quando assume a ponta da corrida comete pouquissimos erros, garantindo uma vitoria tranquila.

Se algum piloto resolvesse "engrossar" pra cima do Vettel, enquanto ele fazia sua corrida de recuperação no GP da Inglaterra, ele tava fora da corrida.
O cara força a barra até demais. Tipico piloto "Win or Wall".

Aderson Pereira disse...

E só pra completar o pensamento acima:
Na verdade a RedBull sabe que Vettel na ponta de uma corrida é loteria. Pode ou não ganhar.
Nem tanto por falhas no carro mas pelo piloto e seus deslizes.

Porem a equipe tem um piloto veterano quase em fim de carreira e um piloto jovem crescendo em desempenho e disputado por varias equipes.
É claro que a RedBull vai paparicar esse ultimo para que fique por longos anos na equipe.

Kimi_Cris disse...

O problema vai ser se daqui para a frente com Webber na frente de Vettel no Mundial, se o alemão continua a ser beneficiado.

Abraço!

Kimi_Cris

Luiz Sergio disse...

Felipe, se analisarmos com calma, vamos ver que essa é a última chance do Webber, é essa ou nunca mais, dificilmente o Webber permanece na F1 em 2011, a equipe já tinha feito sua opção, ele tentou mostrar isso para todos, se perder( o que parece mais certo) ou vencer esse campeonato, ele vai ter sua história.
Parece que ele está de saco cheio e não vê a hora para largar tudo.

Olha que eu gosto muito do Rubinho é um grande piloto, sua história se no ano passado não pilotasse para Brawn GP, no seu livro estaria que a Ferrari não deixou ele ser campeão, agora eu não sei se na sua biografia ele vai escrever que na Brawn GP também aconteceu a mesma coisa.

Ron Groo disse...

Bem, eu disse... Falar publicamente iria despertar a ira de algumas pessoas na equipe. Tomara que não influencie no equipamento.

Williams disse...

Webber deu uma de Barrichelo agora. Falou demais... e tá atraindo a antipatia das pessoas chave da equipe. E outra: o engenheiro já desvendou que o Webber não queria a asa até a do Vettel quebrar a dele, então foi piti mesmo... O cara tá cuspindo no prato em que comeu: como o Marko falou, ele deve tudo a Redbull pq sem ela, já teria aposentado a algum tempo. Repito, o bixo tá dando uma de Barrichelo. É melhor ficar na sua e fazer o seu dever de casa... vai lá e ganha do companheiro mais 3 ou 4 provas e pronto cara... a equipe não vai ter mais pra onde correr a não ser apoiar o piloto que tá na frente. Mas não... quer dar liçaozinha de moral pra equipe em rede mundial. Tá mandando muito bem dentro das pistas e muito mal fora delas. Atrair a antipatia do Marko e da equipe aí sim significa vistir a carapuça de segundo piloto. Ele tá se esquecendo que tem mais um ano de contrato. Se a equipe resolver não quebrá-lo pro ano que vem, ainda vai ter mais uma temporada la dentro. Esse tipo de comportamento me deixa indignado... quem nem o barrica ano passado falando que "se a equipe favorecer o button eu vou lá e penduro as chuteiras..." e etc. A equipe beneficiou o button e o cara ficou chupando dedo e não teve a coragem mais uma vez de cumprir o que prometeu. Se o Webber que tá achando que é segundo piloto, ganha o campeonato e se aposenta carai!