sábado, 10 de julho de 2010

Red Bull massacra concorrência em Silverstone



FÁBIO ANDRADE



Em final de semana de decisão na Copa do Mundo de Futebol, a Fórmula-1 desembarca em seu palco mais tradicional. No circuito que é considerado a casa da categoria, onde foi disputada a primeira corrida de F-1 da história em 1950, pilotos e equipes disputaram uma classificação com poucas surpresas no qualifying para o GP da Grã-Bretanha.

A Red Bull mais uma vez massacrou a concorrência. Sebastian Vettel cravou a pole position e obteve vantagem na guerra psicológica interna contra Mark Webber. Mas o australiano larga junto com o alemão na primeira fila, demonstrando, mais uma vez, a força do RB6 de Adrian Newey em classificações.


Silverstone, problema de Button

Foi em Silverstone que o conto de fadas de Jenson Button “terminou” em 2009. “Terminou” entre aspas porque Button foi campeão ao fim das contas, mas do GP da Grã-Bretanha em diante, o britânico não conseguiu mais nadar de braçada e não venceu mais uma corrida sequer no ano passado. Silverstone foi o divisor de águas que apontou a Red Bull como força desafiante em 2009. Em 2010, ao contrário, o velho aeroporto só confirma a superioridade da equipe austríaca, mas mantém Button na mesma situação de um ano atrás: à distância.



O atual campeão do mundo sofreu na classificação britânica e foi a grande decepção do treino. Sem conseguir o acerto ideal para a pista, Button ficou apenas com o 14º tempo e largará do meio do pelotão na corrida de amanhã.
Sim, te dá asas

Quem não tem problemas em classificações, como sempre, são os dois pilotos de Red Bull. A cada sessão ambos transformam suas performances em provas incontestáveis do slogan da famosa marca de energéticos proprietária da equipe. Red Bull, é verdade, dá asas para que Vettel e Webber voem sem concorrências sábado após sábado.

Entre o pior RBR e o melhor carro do “resto” do grid, a Ferrari de Fernando Alonso, há uma lacuna de oito décimos. Ou seja, os pilotos da equipe austríaca disputaram uma classificação em particular.

A Red Bull foi a única equipe a quebrar a barreira psicológica de 1min30s. Foi mais banho na concorrência, e o importante é manter o domínio amanhã. A expectativa é de que a corrida seja disputada sem chuva e com vento (que é constante em Silverstone) de intensidade leve a moderada, na casa dos 21km/h.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha:

7 comentários:

Luiz Sergio disse...

SER OU NÃO SER…
Parece que esse ano a Ferrari não vai evoluir o suficiente para disputar o título, mais mesmo assim Alonso vem mostrando que é o piloto para a equipe investir.
A poucos dias, o piloto brasileiro Felipe Massa, deus uma entrevista que não tinha ficado nenhuma sequela do acidente e que o maior problema dele com o carro seriam os pneus, só que na minha visão, continua existindo problemas consequencias do acidente, se esse é ou não o problema, pouco importa, o caso é para o ano que vem, se a Ferrari conseguir projetar um carro vencedor, o nome do piloto para a equipe dar total apoio será o espanhol Fernando Alonso.
Ser ou não ser o primeiro piloto de uma equipe só depende de quanto um piloto é superior ao outro.
Igualdades de condições depende muito da igualdade de qualidades.
Espero que eu esteja errado!

joao disse...

e a Redbull fazendo o webber virar o piloto 1b com essa historia de asa nova que só trouxeram só duas e o vettel quebrou a dele então a equipe tira a do webber e da para ele, será que o Horner fez escola com o Ross Brawn, e o Massa que decepção foi quase 1 segundo mais lento que o Alonso.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Pela segunda vez consecutiva o Brasil terá dois representantes entre os dez primeiros colocados em uma corrida. Enquanto Massa conquistou a sétima posição, Barrichello comprovou a evolução da Williams e se garantiu em oitavo.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Luiz Sergio disse...

O piloto Fernando Alonso, esse ano em praticamente todos os treinos supera o brasileiro Felipe Massa e sempre por uma boa margem, quando a Ferrari tiver um F1 competitivo, que o nosso Massa( Rubinho) não reclame de receber ordem para deixar o espanhol passar!

Luiz Sergio disse...

Livio, no seu blog, informa o motivo que o Bruno, foi substituido, fez um desabafo por e-mail e erradamente incluiu no endereço o chefe de equipe.
O piloto não pode mais errar nem na pista nem nos endereços de e-mail.
O japonês agradece o maior presente de aniversário que recebeu.

Luiz Sergio disse...

Horner da Red Bull e descarta favorecimento a Vettel.
Christian Horner, explicando que teve de tomar uma difícil decisão, e descartou favorecimento a Sabastian Vettel e defendeu a decisão da Red Bull de manter a antiga asa dianteira no carro do australiano.
“Infelizmente, ficamos com apenas uma específica asa dianteira”( Vettel, quebrou a outra)
“Às vezes tenho de tomar uma decisão difícil e a asa foi dada a Sebastian Vettel”
Horner afirmou ainda que a postura com relação aos pilotos não mudará. “Continuaremos a apoiar os dois, mas em algumas ocasiões, terei que tomar uma decisão difícil, nosso trabalho é fazer o melhor possível”
Sobre o fato de o australiano ser prejudicado, Horner foi enfático.
“Não acho que ele tenha sido, se eu tivesse deixado a asa com o Webber, seria a mesma situação ao contrário.”

Kimi_Cris disse...

Parece que vamos assistir a mais um dominio da Red Bull... A não ser que Alonso ou Hamilton tirem algum coelho da cartola.

Grande Abraço!

Kimi_Cris