sábado, 31 de julho de 2010

Vettel marca a pole e bate recorde de Hungaroring



FÁBIO ANDRADE



O treino classificatório para o GP da Hungria aconteceu como um livro de memórias aberto. A Fórmula-1 ainda sente os efeitos da crise de imagem que se abateu sobre a Ferrari depois da troca de posições no GP da Alemanha. E ainda se lembra da última vez em que uma sessão classificatória foi realizada no circuito de Hungaroring, em 2009, quando o mundo viu o quão perigoso ainda pode ser o automobilismo.

E no treino de hoje, a F-1 voltou a se assombrar. Não com um grave acidente nem com ordens de equipe sem sentido. Foi o desempenho da Red Bull e de Sebastian Vettel que surpreendeu, não pela pole em si, que já era esperada, mas pela facilidade com que o piloto alemão cravou o novo recorde da pista de Hungaroring. Até mesmo Mark Webber ficou a consideráveis quatro décimos do jovem alemão.


Button fica fora do Q3 e larga em 11º

No bloco intermediário a principal surpresa ficou por conta de Jenson Button. O atual campeão não conseguiu avançar para a última parte da classificação e largará do 11º lugar amanhã. Em Silverstone o piloto britânico viveu situação parecida, largando em 14º, mas se recuperou bem durante a corrida e terminou na quarta colocação.

Mas houve mais no asfalto do travado circuito húngaro. Kamui Kobayashi foi o azarado da vez e foi eliminado da classificação logo no Q1. Após sua última volta rápida, enquanto voltava para os boxes, o japonês ignorou a luz vermelha na entrada do pit lane e seguiu em frente, fato que foi repetido pela transmissão televisiva da FOM. Segundo a liturgia da F-1, espera-se uma punição para o japonês nas próximas horas.

A Force India vive um período de dificuldades nesse início de segunda metade da temporada. A equipe que costumava ir para o Q3 com frequência nas primeiras corridas do ano perdeu terreno. Não parece ser coincidência que isso ocorra justamente no mesmo período em que sua parceira, a McLaren, também enfrenta uma queda de rendimento na linha de frente do grid.

Na briga entre pilotos da mesma equipe, Michael Schumacher, mais uma vez, anotou dados negativos no almanaque. Larga em 14º, oito posições atrás do companheiro, Nico Rosberg. Vitaly Petrov, no entanto, conseguiu pela primeira vez no ano andar a frente do parceiro de Renault, Robert Kubica. Rubens Barrichello, que anotou bons tempos no Q1, curiosamente não obteve bom desempenho no Q2. O brasileiro larga em 12º enquanto seu companheiro de Williams, Nico Hulkenberg, larga na 10ª posição.


Red Bull briga sozinha pela ponta e Vettel detona recorde da pista

Lá na frente a Red Bull correu uma categoria isolada. A equipe austríaca afastou de vez qualquer dúvida sobre a superioridade do equipamento, depois de andar atrás da Ferrari no GP da Alemanha. Sebastian Vettel e Mark Webber não tiveram concorrentes, e dominaram o Q3 com ampla vantagem sobre os demais pilotos.

Tamanho foi o domínio da Red Bull que Vettel pulverizou o recorde da pista húngara, que era de 1min19s071 e pertencia a Michael Schumacher. A marca datava de 2004, quando os carros corriam com motores V10, sem congelamento de potência e sem as restrições aerodinâmicas do atual regulamento. Vettel andou 298 milésimos abaixo do antigo recorde de Hungaroring.
Tudo certo na Ferrari

Depois do papelão da semana passada em Hockenheim, o resultado do treino classificatório deve ter deixado satisfeita a cúpula da Ferrari, afinal, Alonso posicionou-se a frente de Massa, diminuindo a probabilidade do uso das ordens via rádio para determinar na pista a vontade da equipe.

Na largada de amanhã é pouco provável, com pista seca, que se repita o que aconteceu em Hockenheim, quando Massa teve uma grande partida. O brasileiro dessa vez larga no lado sujo da pista, e em Hungaroring a diferença entre a parte “ímpar” e a parte “par” do traçado é significativa já que a pista é pouco usada por outras categorias durante o resto do ano.



No caso de Massa conseguir se posicionar a frente de Alonso como na Alemanha, a Fórmula-1 viverá novo suspense. Massa afirmou durante a semana que não fará novamente o que fez uma semana atrás, e uma reportagem da revista alemã Auto Motor und Sport alega que o brasileiro resistiu às ordens da equipe em Hockenheim, atendendo a solicitação do time apenas na terceira comunicação. Mas tudo isso é assunto para amanhã durante as 70 voltas do GP da Hungria.

A previsão climática para a região de Budapeste aponta tempo instável para a tarde de amanhã, com aumento de nebulosidade. Porém, segundo o site Weather Channel, não há chances de chuva.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Hungria

6 comentários:

Daniel Santos Machado disse...

Treino sem chuva e o mesmo de sempre. Só mudou a grande vantagem da Red Bull pra cima das outras. Olha, se eles continuarem assim e largarem bem, é dobradinha e com sobras.

Felix disse...

As asas dianteiras flexíveis, “legalizadas” pela FIA.

O chefe da Renault: “Parece que rendem cerca de três décimos de segundo por volta”.

Button, piloto da McLaren: “Não compreendo como isso pode ser legal”.

As equipes estariam cobrando da FIA para que ela explique como liberou essas asas fronteiras, tanto para os carros da Ferrari e os da Red Bull, mostram claramente que as asas estão visualmente na pista bem a baixo do permitido.

Ron Groo disse...

Esta é uma corrida chata de verdade.
Todo mundo sabe que ela vai ser chata, e ela sempre é chata. Mas sempre é real. Não tem safety pra juntar, nem puniçãozinha pentelha...
Quando tem algo emocionante também é de verdade.
Gosto da Hungria. Como nunca consegui gostar de outras pistas definitivamente chatas.

Kimi_Cris disse...

O andamento dos Red Bull é sem duvida surpreendente, se nada de estranho acontecer as duas primeiras posições irão ficar para os dois Red Bull.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Felix disse...

Agora é briga das grandes, Mclaren e a Mercedes GP cobraram da FIA o motivo da liberação ilegal das asas dianteiras, apesar da FIA ter declarado a legalidade dos spoilers dianteiros da Ferrari e da Red Bull.
A suspeita é que a FIA está fazendo vista grossa, ficou ainda mais forte depois de um video exibido durante a transmissão da sessão de classificação na Hungria, em câmera lenta com os carros em close-up, percebesse a movimentação fora do normal nos spoilers das equipes suspeitas, com suas asas raspando praticamente no solo.
O efeito da asa mais baixa é conseguido através de um design especial no assoalho o que faz com que a asa dianteira fique baixa a grande pressão aerodinâmica, FIA não encontrou as irregularidades, no teste superficial.
Segundo Ross Brawn, chefe da Mercedes GP, o video mostrado hoje deixou claro de que a asa da Ferrari tem movimentos:
“A Ferrari tem colocado os seus carros para andar com as asas dianteiras muito mais baixas em relação ao solo”.
Martin Whitmarsh, diretor da Mclaren, está claramente aborrecido com o que os rivais estão fazendo:
“Asas flexíveis, elas não podem estar corretas flexionado a este grau, quem faz as regras deveriam fiscalizar com mais responsabilidades”.
A FIA já deveria ter tomado uma decisão sobre essa questão, pois os carros que usam deste artifício ilegal podem ganhar mais 1 segundo por volta.
Whitmarsh lembrou que o artigo 3.15 do livro de regulamento técnico da FIA é bem claro quando ao uso de aparatos flexíveis:
“Se qualquer um der uma olhada no artigo 3.15, o qual diz que as partes do carro devem estar atadas rigidamente, então verá que no fim das contas a peça deve estar 90 milímetros acima do solo e ver as partes tocando o afalto, então eu penso que até uma pessoa leiga e sem experiência no assunto ficaria surpresa como a FIA pode ter permitido”.

Pinheirinho - Barsília/DF., Brasil. disse...

12 poles tem Vettel na F-1. Dos pilotos em atividade, apenas Barrichello, Massa, Alonso, Hamilton e Schumacher conseguiram mais.
Massa em foco. No GP da Hungria, dois episódios colocam as atenções no piloto brasileiro: o acidente de 2009 e a troca da posições na Alemanha. Felipe Massa teve boa participação no treino classificatório, mas vai largar uma posição atrás de Alonso.
Saiu na frente de novo. Vettel esnoba concorrentes, crava o melhor tempo e bate o recorde da pista.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com