sexta-feira, 9 de julho de 2010

Webber domina sexta-feira em Silverstone



FÁBIO ANDRADE



Desembarcando pela primeira vez na "nova" Silverstone, a Fórmula-1 encontrou em sua casa um circuito mais longo para um dos gp's mais tradicionais do ano. A prova britânica, a ser realizada no mesmo dia da final da Copa do Mundo de Futebol, teve sua prévia hoje, com os treinos livres realizados no velho aeroporto.

Na pista, que teve seu trecho final remodelado, pilotos e equipes passaram o dia se adaptando às novas curvas introduzidas no autódromo de Silverstone. A volta completa pelo traçado, que durava cerca de 1min20s no antigo layout de 5,141 metros subiu para cerca de 1min30 num giro com comprimento de 5,901 metros.



Os dois treinos dessa sexta não foram necessariamente tranquilos para os pilotos. O asfalto pouco aderente desse início de atividades do GP da Grã-Bretanha pregou peças e fez com que vários pilotos escapassem. A lista do que saíram das pista foi democrática: de Sebastian Vettel a Adrian Sutil, de Lewis Hamilton a Vitantônio Liuzzi, passando por Felipe Massa, todos passearam pelas áreas de escape. Pilotos também reclamaram da junção entre a o traçado antigo e o novo, alegando que a emenda entre o novo e o velho asfalto possui um salto que prejudica o equilíbrio dos bólidos.

Acima de tudo isso pairou, mais uma vez, a Red Bull. Mark Webber marcou o tempo mais rápido do dia na segunda sessão de treinos com 1min31s234. Em segundo ficou o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, quatro longos décimos acima do tempo do australiano. Sebastian Vettel ficou com terceiro tempo e Felipe Massa com o quarto.

Na dia que não contou com a presença de Bruno Senna, afastado da Hispania num episódio ainda mal contado, o japonês Sakon Yamamoto terminou os dois treinos atrás de Karun Chadhok. Apesar de um comunicado emitido pela equipe garantindo a presença do piloto pelo restante de temporada, há algo de estranho no afastamento do sobrinho de Ayrton Senna no fim de semana britânico.

3 comentários:

William Nascimento disse...

Mesmo com o melhor treino sendo de Webber acredito que a Mclaren irá se sair melhor no GP de Silverstone. Vamos ver, mas aposto na vitória de Hamilton. Aliás, em uma dobradinha inglesa.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Primeiro e segundo colocados no Mundial de F-1 (Hamilton tem 127 pontos e Button, 121), os ingleses da McLaren admitem que Silverstone será um GP especial.
Button e Hamilton juram que vão lutar pela equipe em Silverstone.
A McLaren terá modificações nos carros que irão disputar o GP da Inglaterra neste final de semana.
Entre as principais alterações, está a presença de um novo difusor similar ao utilizado pela Red Bull, principal rival da equipe inglesa.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Braasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Kimi_Cris disse...

Se tivermos tantas saidas de pista na corrida como nos treinos de hoje vamos ter uma corrida bem animada.

Grande Abraço!

Kimi_Cris