domingo, 29 de agosto de 2010

Dupla de equipe: GP da Bélgica

Sebastian Vettel


Vi alguém falando no Twitter e concordei: Vettel é o Hamilton de ontem. Mas há algumas diferenças. Hamilton fez um campeonato perfeito em 2007 até o GP do Japão, antepenúltima corrida do ano. Vettel, por sua vez, vem cometendo erros desde a primeira parte da temporada.

O problema maior nem foi o erro em si, mas, a meu ver, a consequência psicológica que isso pode trazer para ele. Se antes já estava pressionado, agora temo que Vettel passe a se cobrar ainda mais e que, por extensão, passe a errar ainda mais. Mas torço para que isso não aconteça para o bem do campeonato.

Fábio Andrade



Deve ser o piloto que mais desperdiçou pontos neste ano. Somando as quebras, as batidas, Vettel vai se complicando num campeonato que teoricamente seria feito pra ele. Dessa vez, um erro de cálculo não só prejudicou a si mesmo como também ao Button, que também briga pelo título. Sorte dele que o inglês faz o tipo low profile; fosse outro, sairia do carro soltando fogo pelas ventas, e com razão.

Felipe Maciel



Mercedes


Chega a ser gozado, mas quando o Schumacher consegue finalmente se classificar melhor que o Rosberg o alemão tem uma punição a cumprir. Alguém nos céus não deseja ver o alemão se dar bem nesse retorno.

Mas, teorias conspiratórias à parte, o alemão remou do 21º para o 7º lugar e chegou encostado no Nico, que largou em 14º. Claro, contou com os abandonos e com as confusões que rolaram, mas pelo menos dessa vez não passou vergonha.

Sem falar que os dois prateados se encontraram em duas ocasiões e de forma ríspida. Mas eu ainda acho que o grande confronto dos dois virá quando (se) a Mercedes entregar um carro decente a eles.

Fábio Andrade



Quem vê F-1 pela primeira vez deve ter a sensação de que Rosberg e Schumacher são farinha do mesmo saco. Um passa o outro, o outro passa o um, e eles se misturam só entre eles mesmo porque o carro também não ajuda mais.

O ano de reestreia da Mercedes está sendo bem esquisitinho, e decepcionante.

Felipe Maciel



Rubens Barrichello


Uma lástima que a corrida de número 300 tenha acabado tão cedo, mas a chuva tem dessas surpresas.

Não tem muito mistério, o erro foi dele, mas as condições de pista realmente estavam difíceis. Ninguém sabia o quão molhado estava, ainda que eu ache que Barrichello foi um tanto quanto imperito ao tentar frear como se o asfalto estivesse seco.

Fábio Andrade



Imediatamente me lembrei do GP do Brasil da despedida de David Coulthard. Era para ser um dia especial para o cara, os pilotos haviam participado de toda uma cerimônia naquele fim de semana, daí chega na hora H e o cidadão abandona na primeira volta.

O Rubinho merecia um GP 300 pelo menos mais longo. Mas prevaleceu o típico azar barrichelliano...

Felipe Maciel



Fernando Alonso


Já começou estranho pelo décimo lugar de sábado. Na corrida deu azar de ser abalroado pelo Barrichello e deu mais azar ainda porque a chuva não caiu do jeito que seus intermediários precisavam no início. Fazia uma prova de recuperação interessante até a chuva do final.

Bateu no fim e não pontuou, o que na minha opinião é bem feito para a Ferrari. De uma certa forma foi um lembrete de que o campeonato ainda não se definiu (nem hoje e, lógico, muito menos no mês passado em Hockenheim) e que o que aconteceu na Alemanha foi uma atitude irracional.

Fábio Andrade



Primeiro eu gostaria de entender que sorte é essa que o Alonso tem. Como um piloto pode levar um pancão como aquele do Rubinho, e ainda sair intacto? Voou pedaço de Williams para tudo que era canto mas a Ferrari sobrou inteirinha...

Bem, em seguida Alonso faria um troca-troca excessivo de pneus, ultrapassaria uns carros do fundão e acabaria deslizando de cara pro muro fechando assim um fim de semana completamente sem sal. A weekend to forget, como eles gostam de dizer.

Felipe Maciel



Lewis Hamilton


É difícil hoje alguém dizer que não gosta desse piloto. Eu mesmo tinha alguma resistência em aceitar o grande piloto que era vendido pelo meio especializado porque achava que seu começo em equipe grande facilitou muito as coisas. Besteira. No final, a pressão e a responsabilidade de guiar para uma equipe McLaren o fizeram amadurecer rápido.

Na chuva então Hamilton é um dos melhores, talvez o melhor, da atual geração. Uma corrida irretocável que nem mesmo a escapadinha na Rivage pôde manchar.

Fábio Andrade



Vitória merecida e inconstestável. A McLaren recuperou a boa forma nesta etapa, depois das últimas tímidas corridas, onde vimos a Ferrari ganhando evidência para cima do time do Ron Dennis. Aliás, o chefão é pé quente... foi lá só para ver a vitória do seu pupilo.

Felipe Maciel



GP da Bélgica


Clássico, desafiador, com personalidade, fantástico, ansiosamente aguardado, climaticamente instável. A rasgação de seda será eterna enquanto Spa existir e enquanto Tilke coexistir com ela. Minha favorita é Suzuka, é verdade, mas Spa, Monza e Mônaco, junto com a pista japonesa, são como uma espécie de evangelho dessa religião que é a Fórmula-1.

Fábio Andrade



Eu costumo julgar a qualidade das corridas me baseando na expectativa depositada antes da largada. Se eu for assistir a um GP de Cingapura e pintarem umas 5 ultrapassagens já é uma grande conquista. Mas esse mesmo número em Suzuka seria um fracasso.

No caso desta etapa, fiquei com a sensação de que a F-1 deixou Spa devendo um pouco. Nem com clima instável tivemos duelos que realmente valessem a pena. A prova foi marcada mesmo por lambanças e batidas...

Vi muitos GPs da Bélgica melhores que esse, mas é bom saber que daqui a duas semanas deve ter coisa melhor para acontecer em Monza. Que venha!

Felipe Maciel

4 comentários:

Daniel Santos Machado disse...

Muito bom os comentários, concordo com todos.

joao disse...

felipe massa queimou a largada parou afrente da marcação tai o video:
http://www.youtube.com/watch?v=9kChqJVjp9U

Ron Groo disse...

Sim... Vettel é o que mais desperdiçou pontos este ano.
E quanto a corrida do Rubinho, bom... Tá valendo. O recorde era de largadas, e largar ele conseguiu...

O Alonso? Nem vou escrever o que pensei.

Leandro Almeida disse...

Nss a Mercedes, pelo Amorr de Dioooo.. hauishuihasas.. desistiram muito rapido de ir atrás até de pontos para o campeonato, acho q para eles, ou seria quem estaria dispultando contra a RBR ou não é ninguem mais.. haiushuishuias... mais é dureza msm, só vo dizer alguma coisa do shumi quando o carro corresponder melhor. Espero que aconteça isso no ano q vem, se não bau bau pra ele.....

Mais oq eu queria msm para esse campeonato, era o Massa fazendo boas corridas até o fim e o Alonso boas lambanças, ta valendo a torcida?? ahusihiuashuiahs

abraçoooo