sábado, 11 de setembro de 2010

Alonso voa e conquista sua primeira pole pela Ferrari



FÁBIO ANDRADE


Na pista em que a Red Bull começou o fim de semana não sendo favorita, a McLaren era tida como a força a ser batida. Mas no circuito italiano de Monza foi a torcida local que festejou a pole position da Ferrari. Fernando Alonso conquistou a posição de honra para o GP da Itália com uma volta rapidíssima já na primeira tentativa do Q3. O espanhol foi o único a andar na casa de 1min21s e liderou não apenas o Q3, mas também o Q2, numa sessão classificatória totalmente dominada pela Ferrari, já que Felipe Massa foi o mais rápido no Q1 em Monza.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Alonso fravou uma volta voadora para garantir sua primeira pole pela Ferrari"]Alonso fravou uma volta voadora para garantir sua primeira pole pela Ferrari[/caption]

É a primeira pole da equipe italiana no ano, na verdade, a primeira desde o GP do Brasil de 2008 com Felipe Massa. Também é a primeira vez que Alonso larga na frente pilotando uma rossa, e logo em Monza, casa da equipe de Maranello.


Na 14ª corrida do ano a Ferrari é apenas a terceira equipe a conseguir marcar a pole e Alonso é o quarto piloto a fazê-lo. Num ano de amplo domínio dos Red Bull, largar e manter-se a frente depois da primeira chicane poderá valer muito para Button e Alonso se aproximarem dos líderes do campeonato. Lewis Hamilton e Mark Webber, líder e vice-líder do mundial, largam apenas em quinto e quarto lugares, respectivamente.



Domínio Rubro

Felipe Massa e Fernando Alonso revezaram-se na ponta durante todo o treino classificatório. A McLaren, favoritíssima de outrora para o GP da Itália, não chegou a apresentar um desempenho realmente ameaçador, tal como a Red Bull, que confirmou ser Monza o ponto baixo da equipe nesse final de temporada.


Quem surpreendeu positivamente foi a Williams, que levou os dois pilotos ao Q3. A equipe de Grove é equipada com os motores Cosworth, tidos como os menos potentes do grid. A Williams tem conseguido frequentemente levar tanto Rubens Barrichello como Nico Hulkenberg ao Top-10 das classificações, ao passo que Mercedes, a quarta força do início do campeonato, constantemente cai já na segunda parte da classificação.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Williams tem conseguido classificar-se entre os dez mais velozes con frequência"]Williams tem conseguido classificar-se entre os dez mais velozes con frequência[/caption]

Na briga pelo título, Alonso deu um passo importante para tentar novamente se aproximar dos líderes. Passar pelo Rettifilio sem se envolver em confusões é primordial, tanto para ele como para Button, que também tem a chance de reagir. A pior situação dos postulantes ao título é vivida por Sebastian Vettel que, sem o melhor carro para a pista de Monza, larga na distante sexta posição. Webber em quarto e Hamilton em quinto terão de fazer uma corrida para administrar os prejuízos, mas estão relativamente tranqüilos. Com a vantagem que possuem na tabela, sairão de Monza ainda como líderes de qualquer maneira.


O GP da Itália será disputado amanhã em 53 voltas. A previsão do tempo não indica possibilidades de chuva para a hora da corrida em Monza. A prova deve ser disputada com tempo ensolarado e temperatura variando entre 25ºC e 26ºC.



Grid de largada para o Grande Prêmio da Itália:

2 comentários:

Ron Groo disse...

Tomara que o carro exploda na Parabólica, ainda na volta de apresentação.

Kimi_Cris disse...

Esperava que fosse o Hamilton a ficar com a pole, o Alonso acabou por ser uma surpresa, mas amanhã a corrida vai ser complicada especialmente porque o Button parte atrás dele e os Mclaren tem mais velocidade maxima.

Grande Abraço!

Kimi_Cris