segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Memória Blog F-1: Alemanha 2003



FÁBIO ANDRADE




Em 2003, no segundo ano de corridas com a pista de Hockenheim mutilada e sem a floresta negra como pano de fundo, Juan Pablo Montoya venceu praticamente de ponta a ponta. Foi uma corrida movimentada, como foi o campeonato de 2003, quando a Ferrari não fez um carrão pra ganhar o título na metade do ano.


Logo no sábado, Michael Schumacher não se classificou bem. Ocupando a distante sexta posição, deixou caminho livre para ao rivais na briga pelo título. Kimi Raikkonen, no entanto, também não aproveitou a chance, e ficou com o quinto tempo. As duas Williams dominaram a primeira fila do grid, com Juan Pablo Montoya ao comando e Ralf Schumacher em segundo. Rubens Barrichello  ficou com o terceiro posto e Jarno Trulli com o quarto.


No domingo, Raikkonen, um dos postulantes ao título, se enroscou com Barrichello logo na largada. Em seguida, Ralf Schumacher também abandonou. O duelo da corrida prometia ser entre Montoya e o Schumacher mais velho. Com a saída do Safety Car da pista, Montoya liderava, seguido por Trulli e Alonso com as Renault. Schumacher aparecia em quarto.


Na volta 30, Alonso escapou na entrada do estádio. Schumacher o ultrapassou e seguiu para o terceiro lugar. Nesse momento, porém, a diferença entre Schumi e Montoya, o líder da prova, já era grande. Dificilmente o então pentacampeão do mundo brigaria pela vitória. A tentativa era superar ao menos os Renault e conseguir os 8 pontos do segundo lugar.


Schumi, no entanto, teve grandes dificuldades para alcançar e ultrapassar Trulli. O alemão só conseguiu concluir a manobra na volta de número 58 e a essa altura Montoya já estava cerca de um minuto a frente. Schumi, ao menos, conseguia minimizar os prejuízos com o segundo lugar.


Conseguia. Quatro voltas depois da ultrapassagem sobre Trulli e a cinco do fim, um pneu furado prejudicou a corrida de Schumacher. O alemão chegou apenas em sétimo. Montoya, sem tomar conhecimento dos rivais, venceu com mais de um minuto de sobra para o segundo colocado. O colombiano, que completa hoje 35 anos, vencia pela terceira vez na Fórmula-1.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Eu me lembro desta corrida Fábio... Ainda tava muito puto com a mutilação do circuito. Ainda Tô na verdade...
Mas foi uma prova meio monótona...

Marcelonso disse...

Fábio,

Junto-me ao Groo, foi mesmo uma prova meia boca. Aliás depois que assassinaram o circuito não lembro de uma corrida boa naquelas bandas.


abs

Daniel Santos Machado disse...

O Montoya faz falta a F1. Seria campeão com certeza, pois era muito rapido, arrojado, e com ele não tinha conversa de piloto 1 ou 2. E ele mandava muito bem aqui no Brasil também, mas por uma coisa ou outra infelizmente ele saiu. Agora torço pelo sucesso dele na Nascar. E no mais, corridinha chata essa em.