segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dupla de equipe: GP da Itália

Lewis Hamilton


Tinha tudo para manter-se na ponta e afastar-se de Webber, afinal, o australiano chegou apenas em sexto. Mas, como bom piloto de 2010, errou ao calcular mal a disputa com Massa. Errou, ok, mas quem dos postulantes ao título não o fez?

Fábio Andrade



O Hamilton deixou de ser um piloto atrapalhado de outros tempos, na F-1 o negócio do momento é falar mal só do Vettel. Por isso o erro do Lewis é perdoável.

Ainda tem altas chances de ficar com o título, apesar de que agora a Red Bull deve crescer novamente. Após abandonar o GP da Itália o próprio Hamilton viu a burrada que fez - ele não podia sair de Monza sem a liderança do Mundial. Complicou...

Felipe Maciel



Sebastian Vettel


Webber havia feito algo parecido ao dar 40 e poucas voltas com um só pneus em Hungaroring, logo, o feito de Vettel em Monza não foi totalmente inédito, mas igualmente assombroso, além de inusitado. Grande negócio pra ele, conseguiu minimizar muito o prejuízo que teria chegando em sexto ou sétimo.

Fábio Andrade



Confesso que me surpreendo pela forma como a Red Bull faz uma estratégia inusitada funcionar. Achei que o Vettel não lucraria com esse stint super longo da mesma forma que duvidei que o Webber obteria sucesso no episódio de Hungaroring. Mas o bom trabalho do bólido junto aos pneus e a eficiência do time nos pits aliado à boa execução da tarefa dos pilotos na pista fazem funcionar táticas que até Deus duvida. O 4° lugar de Vettel na Itália foi uma surpresa interessante.

Felipe Maciel



Jenson Button


Arriscou, surpreendeu e contava com minha torcida pra hoje. Uma pena que não ganhou. Mas sua tática de ir pra corrida com uma certa carga aerodinâmica enquanto o resto do grid preferiu a segurança de um acerto tradicional foi uma ousadia que, a meu ver, merecia ser recompensada.

Button tinha um carro ótimo de largada, logo deu o bote em Alonso. E, não fosse a obrigatoriedade das paradas, muito provavelmente teria vencido. Já havia ficado claro que seria muito difícil para o Alonso ultrapassá-lo.

Fábio Andrade



Ganhasse o Button e a vitória ficaria em ótimas mãos. O campeão fez por merecer mas não bateu a Ferrari na casa dos italianos. Acho que faltou o Hamilton ali para apimentar ainda mais o confronto da equipe anfitriã com a sempre rival McLaren. Seria uma grata disputa entre vermelhos e prateados em Monza.

Felipe Maciel



Nico Hulkenberg


Corrida legal a do menino, ainda que Webber tenha ficado puto por ele ter cortado o Rettifilo inúmeras vezes.

Bom para a Williams, que conseguiu andar num excelente ritmo mesmo com os motores Cosworth, que são considerados os menos potentes. O que será que houve com Barrichello?

Fábio Andrade



A temporada de estreia do Nico está sendo de um aprendizado silencioso e um crescimento bem positivo. É alguém para se depositar boas expectativas no segundo ano. No caso do GP da Itália, fez um ótimo trabalho seja no treino, seja na corrida. Excelente fim de semana do alemão.

Felipe Maciel



Tifosi


A festa em Monza é comparável com a de Interlagos quando vence um brasileiro ou à espanhola quando Alonso vence. Nunca estive em nenhum desses lugares, mas são, claramente, onde a torcida mais participa.

E em Monza a coisa se torna mais "mega". Por se tratar dos fanáticos ferraristas, pela tradicionalíssima invasão da pista, caso único na F-1. Pena que o protocolo esteja ficando um pouco exagerado, meio celebrity, nos últimos tempos.

Fábio Andrade



Uma festa italiana é outra coisa hein... O pódio do GP de Monza, sobretudo quando vence a Ferrari, é um espetáculo bonito de se ver na Fórmula 1. Imagina o que é estar naquele pódio, de frente para um mar de tifosi celebrando uma conquista da equipe em casa.

É, a primeira chegada de Alonso à Itália como piloto Ferrari não poderia ter sido melhor para o espanhol. Não por acaso ele classificou o feito como uma das vitórias mais importantes de sua vida.

Felipe Maciel

7 comentários:

Julianne disse...

Achei duas coisas muito interessantes nesta corrida: 1º, o Button escolheu o acerto de alta carga aerodinâmica para cuidar melhor dos pneus e, mesmo assim, teve um desgaste muito maior que as Ferrari. 2º será que a Red Bull faria a mesma estratégia se a situação do campeonato e da corrida fossem inversas? (se Vettel fosse líder do campeonato e estivesse na frente de Webber na prova, será que eles fariam uma estratégia que beneficiaria o australiano?) Duvido...

marcos disse...

Grande corrida mas com um péssimo final,mas foi bom pelo Hulk que correeu mto bem e não ouvirei mais piadinhas sobre o hulk que ainda está verde pra correr na F1.... :P

Carlos Moraes disse...

Fábio Andrade,
Houve que Barrichello não tinha um motor novo como o do Hulk, coisa que no caso, faz a maior diferença!
:)
[]´s

Fábio Andrade disse...

Eu achei que o Button teria mais facilidade para fugir das Ferrari justamente por estar com um carro mais estável mas, ao que parece, o duto de ar não foi tão eficiente na tarefa de anular o arrasto como o acerto tradicional de Monza. De toda forma acho que "ousadia" do Button deu ao GP da Itália um ar de mais emoção. Mesmo que o Alonso não tenha tido uma chance clara de ultrapassagem na pista a perseguição que o espanhol implementou foi de uma persistência incrível. Talvez sem o duto o Button não conseguisse a excelente largada que teve e Alonso dispararia na ponta.

Agora o seu segundo questionamento, Julianne... Também duvido muito que a equipe fizesse algo para beneficar Webber se o mundial estivesse nas condições que você citou. Aliás, acho que se as posições de Vettel e Webber estivessem invertidas na tabela a equipe já teria escolhido seu piloto para brigar pela taça.

Fábio Andrade disse...

Marcão: hehe. E o moleque andou bem num dos templos, cara. Pouca coisa não;

Carlos: bem lembrado. Como também pode ser um diferença de rendimento de qualquer ordem. Há reações de um F-1 que nem mesmo os pilotos conseguem explicar bem.

Fábio Andrade disse...

Ah, sugiro a leitura do seguinte post, do blog Splash-and-Go, Carlos: http://splash-and-go.blogspot.com/2010/09/gp-da-italia-hulk-detona-barrichello.html

Julianne disse...

"Talvez sem o duto o Button não conseguisse a excelente largada que teve e Alonso dispararia na ponta."
Concordo plenamente e inclusive o Martin Brundle apontou isso na transmissão da BBC. Fiquei com outra dúvida e inclusive fiz um post hoje sobre isso: ficou claro que a Ferrari fez uma asa para Monza em que era possível adaptar o duto - eles fizeram uma espécie de mangueira do lado da entrada, algo do tipo. Será que a McLaren não pensou nisso e por isso teve que apostar?