sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Memória Blog F-1: Ultrapassando em Monza



FÁBIO ANDRADE


Uma pista de velocidade pura. Vá lá, hoje em dia as chicanes retiraram de Monza a caracterísitca de ser uma pista totalmente pé embaixo, mas ainda assim o circuito italiano é onde se anda mais tempo com o pé cravado e onde os carros de Fórmula-1 alcançam as maiores velocidades finais em toda a temporada. Esse privilégio, que outrora fora de Hockenheim, dá ainda mais charme a um dos cenários mais clássicos do esporte a motor.


E que tal ultrapassar nesse templo, negociar uma posição a mais de trezentos por hora? Abaixo, cinco lembranças, cinco ultrapassagens no solo sagrado de Monza




Hamilton sobre Raikkonen - 2007

 

Kimi Raikkonen sofrera um acidente nos treinos livres de sábado e há quem diga que o finlandês disputou a prova no domingo com dores no pescoço. Isso, em tese, explicaria o fato de o campeão de 2007 ter sido ultrapassado por Lewis Hamilton. Se foram as dores no pescoço de Raikkonen ninguém tem como comprovar, mas o arrojo de Hamilton, esse sim, ficou visível na manobra do britânico: esticou a freada até o último centímetro, corrigiu o traçado do carro, que começava a escapar de traseira, e correu para o abraço. A manobra valeu a dobradinha para a McLaren, e um tremendo susto para Raikkonen.




Schumacher sobre Button - 2004


O GP da Itália de 2004 foi atípico. Para começar, choveu minutos antes da largada. O pole, Rubens Barrichello, largou de pneus intermediários, mas avaliou mal a condição da pista, que secou em três voltas. Michael Schumacher se envolveu em um toque na Variante della Roggia ainda na primeira volta e caiu para o fim da fila. Parecia ser o pesadelo dos tifosi na corrida de casa da Ferrari.


Parecia. A equipe italiana mudou a estratégia de ambos e graças ao incrível rendimento do F-2004, conseguiu colocar Barrichello na ponta com um splash-and-go no finalzinho da prova. De quebra, Schumi conseguia, ao mesmo tempo em que Rubinho retornava dos boxes, ultrapassar Jenson Button na reta principal e garantir o segundo lugar, para delírio da torcida italiana.




Zonta sobre Verstappen - 2000


Depois do Big One da largada no GP da Itália de 2000 sobrou espaço para as equipes pequenas e médias nas posições pontuáveis. Ricardo Zonta e Jos Verstappen trataram de animar a festa nessa sensacional ultrapassagem realizada pelo brasileiro na Variante del Rettifilio.




Barrichello sobre Coulthard - 1999


Ok, reza a lenda que David Coulthard enfrentou problemas mecânicos desde o início do GP da Itália de 1999, mas a ultrapassagem de Barrichello sobre o último playboy da F-1 não deixou de ser bonita. Negociada na longa reta principal, a mais de 300 km/h, a manobra foi concluída na antiga Rettifilio, que, a bem da verdade, tinha um desenho mais interessante do que o de hoje.




Mansell sobre Senna - 1991


Foi um dos momentos em que ficou claro o crescimento do carro projetado por um tal Adrian Newey em 1991. O FW14 pilotado por Mansell encostou na caixa de câmbio do MP4/6 de Senna velozmente. O brasileiro tentou resistir, mas Monza não é Mônaco, e Ayrton teve de se contentar com o segundo lugar naquele GP da Itália.

0 comentários: