quarta-feira, 8 de setembro de 2010

FIA veta entrada de 13ª equipe no grid de 2011



FELIPE MACIEL


Se a federação tivesse usado esse mesmo rigor anteriormente, nunca teríamos ouvido falar de Hispania, Virgin, Lotus, ou mesmo as USF1 e Prodrive da vida...

Até mesmo a respeitosa Epsilon Euskadi rodou na escolha da FIA. Cá entre nós, pior que a Hispania não seria. Na falta de quem atendesse seguramente às exigências técnicas e financeiras, Jean Todt mandou deixar tudo do jeito em que está.



Apesar da eleição causar uma boa apreensão para rechear um pouco mais o grid da F-1, a decisão de cancelar uma nova entrada se revela madura e acertada. Tem muita escuderia da atualidade sofrendo de questões financeiras, e isso não ocorre somente no fim do pelotão. A realidade está sendo bem abafada, mas a verdade é que até mesmo times como Renault e Force India nadam contra a maré de custos para manter a pose na categoria.

Esse tal oferecimento de vaga a uma 13ª equipe é algo totalmente fora de hora. A abertura se deu num período de instabilidade política, quando Max Mosley decidiu enlouquecer as regras para abrigar times incipientes obrigando todos a reduzirem gastos de maneira drástica. A crise política passou quando Mosley se foi, mas a fragilidade financeira perdura silenciosamente: a F-1 sente, mas não comenta sobre ela.

0 comentários: