sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A despedida de Badoer



ANDERSON NASCIMENTO


Enfim, Luca Badoer deixará a Ferrari. Depois de 12 anos de serviço prestado à equipe italiana, o piloto de testes dará lugar ao jovem e promessa do automobilismo Jules Bianchi, que já andou com um carro da Ferrari nos testes para novatos realizados em Abu Dhabi.



Em 2009, quando Felipe Massa sofreu um grave acidente que o impossibilitou de correr por diversas corridas, o veterano italiano assumiu o posto, mas se viu "enferrujado" e despreparado para ingressar na competição. O resultado foi uma péssima passagem como titular que o fez retornar a condição de piloto de teste.

Apesar disso e de outros resultados pouco convincentes, Badoer foi mais um dos pilotos prejudicados pela política da Ferrari. Em 1999, quando Michael Schumacher quebrou a perna e deixou vago seu lugar no cockpit, Badoer tinha a oportunidade de se efetivar de vez na categoria como titular. Mas, por decisão dos dirigentes da escuderia de Maranello, Mika Salo foi o escolhido. Jean Alesi foi um dos que vieram a público criticar a escolha ferrarista, que não deu chances a um piloto da casa que poderia mostrar grandes qualidades e um bom talento.

Aos 39 anos - completará 40 no dia 25 de janeiro -, Luca Badoer participou de 58 GPs e sua melhor posição foi um 7º lugar em San Marino. E assim como muitos outros pilotos que tentam uma vaga de titular em alguma equipe do grid, Badoer só será um bom e respeitado piloto de testes.

5 comentários:

Tomás Motta disse...

Pobre Luca. A última passagem dele em GPs foi aquele papelão em 2009.

Renato Breder disse...

Enquanto lia o post fui "calculando"...

Se a Ferrari não tivesse escolhido Mika Salo para o lugar de Michael Schumacher e, em vez disso, escolhesse Luca Badoer, não teríamos visto Badoer chorando abraçado à sua Minardi no GP da Europa (em Nürburgring). Naquela ocasião, de MINARDI (!!!), ele estava em quarto na corrida, quando sua caixa de câmbio foi para o espaço... e se estivesse na FERRARI? Com aquele desempenho, Badoer talvez pudesse [até] ter vencido aquele GP!

um abraço

Ron Groo disse...

Eu juro que achava que ele já tinha ido... Que já tinha parado. Mesmo antes de pilotar enquanto o Massa estava avariado.

Marcelonso disse...

Anderson,

Badoer foi um dos pilotos mais azarados que passaram pela categoria.É verdade que fez muita bobagem também. Em alguns momentos de sua carreira chegou a parecer que o vento sopraria a seu favor, mas algo sempre dava errado.

Eis um piloto que não vai deixar saudades

marcos disse...

pobre Badoer, mais azarado impossível. Mas é melhor mesmo, ele montar uma pizzaria, por os capacetes na parede, as fotos com o Schmacher...e dizer, eu já fui um piloto de F1. Só não explica que foi dez anos piloto de testes...