quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Maldonado, o pagante



FÁBIO ANDRADE


Não chegou a ser surpresa a confirmação de Pastor Maldonado na Williams em 2011. A equipe de Grove vai atacar com dois sul-americanos no próximo ano, uma dobradinha improvável. Não por causa de Rubens Barrichello, lógico, mas por causa de Maldonado, que já não é nenhum jovenzinho para os padrões de precocidade vigentes na Fórmula-1. Quando o primeiro carro for para a pista em 11 de março de 2011 para o primeiro treino livre no Bahrein, Maldonado terá 26 anos.




O piloto venezuelano também não chega com a moral de outros jovens que aportaram na categoria máxima há pouco tempo, apesar de finalmente ter vencido o campeonato da GP2 - a principal vitrine e porta de entrada de pilotos para a F-1 - o que leva Maldonado ao cockpit da azul e branca é menos seu potencial como piloto e mais o dinheiro que a PDVSA irá injetar no time de Frank Williams em 2011.


Nico Hulkenberg, o piloto que deu lugar a Maldonado na Williams goza hoje de uma reputação mais consolidada, em parte porque a pole conquistada pelo alemão do GP do Brasil possibilitou uma tremenda visibilidade, em outra parte porque Hulkenberg fez uma temporada estável e relativamente boa. A longo prazo, lapidar o talento de Hulkenberg seria o mais lógico para a Williams, não fosse a urgência de capital para manter a equipe num nível decente de competitividade.


Analisar os motivos que fizeram a Williams, uma das maiores equipes da história da Fórmula-1, descer a ladeira nos últimos anos é um objeto de estudo bastante pertinente. Um estudo dessa natureza, no entanto, exige um pesquisador bastante abnegado, porque nem mesmo os especialistas em Fórmula-1 conseguem enxergar e indicar com clareza o que levou uma equipe do porte da Williams a cair de nível de tal maneira. O rompimento com a BMW no meio da década certamente contou muito, mas isso parece pouco para explicar porque um time outrora vencedor hoje se presta a vender vagas para poder sobreviver.

2 comentários:

Ron Groo disse...

E que pagamento ele trás não? Agora a Williams tem grana para pelo menos não fazer feio demais...
Go Williams, go!

marcos disse...

é vamos torcer pela Grana agora! Go Hugo chavéz go!

Mas conta mto essa saida da BMW que foi deveras traumática pra Williams. As outras coisas foram se agrgandop a péssima temporada de 2006 que afungentou diversos patrocinadores...