quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Oscar F-1 2010

É declarada aberta a votação para o Oscar F-1 2010!

Nossa tradicional seleção de fim de ano deixará você escolher, mais uma vez, os melhores da temporada através das seguintes categorias: melhor piloto, melhor diretor, melhor grande prêmio, melhor piloto coadjuvante, melhor figurino, melhor roteiro, melhores efeitos visuais, melhor curta-metragem de animação.

Todos poderão votar no canto direito da página até o dia 12 de dezembro. O segredo do resultado será guardado a sete chaves pela academia e revelado no dia 13 de dezembro, dia da clássica festa do Oscar comandanda pelo blogueiro Ron Groo.

Seguem os indicados:


Melhor piloto
Categoria disputada entre os principais pilotos do ano.

-Sebastian Vettel
-Fernando Alonso
-Mark Webber
-Lewis Hamilton


Melhor diretor
Concorrem os diretores de equipe que mais se destacaram no ano.

-Christian Horner
-Martin Whitmarsh
-Stefano Domenicali
-Peter Sauber


Melhor Grande Prêmio
Candidatas a melhor corrida da temporada.

-GP da Austrália
-GP da China
-GP do Canadá
-GP da Bélgica
-GP da Coreia


Melhor piloto coadjuvante
Disputam os pilotos de equipes média e pequena que se destacaram em 2010.

-Robert Kubica
-Nico Rosberg
-Rubens Barrichello
-Kamui Kobayashi
-Nico Hulkenberg


Melhor figurino
Concorrem os carros com as mais belas pinturas do grid.

-Red Bull
-Ferrari
-McLaren
-Williams
-Renault
-Lotus


Melhor roteiro

-Mark Webber: No início do ano era apenas mais um no grid. Um piloto regular, sem muitas ambições, que fazia figuração numa equipe que só tinha olhos para seu companheiro de equipe super talentoso. Com um grande carro nas mãos, Mark Webber partiu para aquela que se tornaria, de longe, sua melhor temporada na Fórmula 1, disputando de igual para igual com os maiores competidores o título do campeonato. O australiano não levou o caneco, mas foi durante muito tempo o favorito na briga. Superou em muitas oportunidades o queridinho do time, desafiou a própria equipe e impôs respeito como jamais se esperaria que o fizesse. Em 2010, Mark Webber se revelou um piloto em nível de campeão mundial.

-Adrian Newey: O homem que é considerado um dos maiores engenheiros da história da Fórmula 1 foi o grande vencedor da década de 90 mas tinha em 2010 a última chance para não passar em branco uma década que estava prestes a se encerrar. O modelo 2009 da Red Bull serviu de base para diversas equipes construirem os bólidos de 2010, mas ninguém melhor do que Adrian Newey para gerar o melhor sucessor de sua própria criatura. Ele fez o carro do ano, que pelo caminho alternou problemas técnicos com lambanças de pilotos, que pareciam conspirar para a manutenção do tabu que durava desde 1999. Mas o resultado final foi impecável: título de pilotos junto ao título de construtores. Depois de longo jejum, o brilhante projetista Adrian Newey volta a compor o time campeão da Fórmula 1.

-Michael Schumacher: O maior vencedor deste esporte retornou às pistas. O momento histórico arregalou os olhos dos torcedores, que não esperavam ver Michael competindo na F-1 novamente, muito menos por uma equipe diferente da Ferrari. Já quarentão, com 3 anos de aposentadoria, numa Fórmula 1 bastante modificada em relação ao seu tempo, ele se lançava num enorme desafio para provar que seu talento passa por cima de tudo isso. Mas não passou. A lenda sucumbiu à juventude, aos pneus, ao carro, ao tempo, ao próprio companheiro de equipe. O piloto que sempre vence, passou a sempre perder. A griffe Michael Schumacher atuou de maneira irreconhecível, mas agora se prepara para o 2° round de sua já frustrada tentativa de provar ao mundo que pode ser o mesmo respeitável multicampeão que a F-1 conheceu: Em 2011, recomeçar o desafio do zero é o que lhe resta.


Melhores efeitos visuais
Concorrem os pilotos que protagonizaram os acidentes plasticamente mais impressionantes.

-Kobayashi/Hulkenberg (Austrália) Vídeo
-Trulli/Chandhok (Mônaco) Vídeo
-Vettel/Webber (Turquia) Vídeo
-Webber (Europa) Vídeo
-Vettel/Button (Bélgica) Vídeo
-Schumacher/Liuzzi (Abu Dhabi) Vídeo


Melhor curta-metragem de animação
Prêmio para os pilotos que, em poucos metros, animaram o público e levantaram a torcida com manobras altamente empolgantes.

-Hamilton/Button (Turquia) Vídeo
-Barrichello/Schumacher (Hungria) Vídeo


A academia que debateu minuciosamente a seleção dos indicados de cada categoria foi formada por Felipe Maciel, Fábio Andrade e Ron Groo.

Repetindo, portanto: todos poderão votar até o 12 de dezembro e a festa de gala do Oscar acontecerá no Blog do Groo, com todo o humor inusitado característico do Ron.

Para encerrar, vale relembrar os vencedores dos anos anteriores, nesta histórica lista do evento realizado desde a primeira temporada de existência do blog, o Oscar F-1!

8 comentários:

Allan Wiese disse...

Piloto: Alonso;
Diretor: Whitmarsh;
GP: Canadá;
Coadjuvante: Kobayashi;
Figurino: McLaren (esse cromado com vermelho não tem igual);
Roteiro: Webber;
Efeitos visuais: Webber (sem dúvida);
Curta: Button e Hamilton.

GG disse...

tudo devidamente votado
mas o voto é secreto hehehe

Ron Groo disse...

Votado!

E a academia agradece.

Jobson disse...

Salve Felipe,

Senti falta de dois nomes entre os indicados. Button para melhor piloto, e Turquia para melhor Grande prêmio.

Abraço!

Ingryd Lamas disse...

Ó, eu acho absurdo não ter Kubica nas opões de melhor piloto. Coadjuvante? Coadjuvante? isso é adjetivo de outro piloto que eu curto, não do Kubica, pô. Pronto Falei.
Escolher o melhor GP foi díficil. Minha memória é mega curta, mas tem uns 3 GPs no mínimo ali, que eu lembro, foram incríveis.
Tá, tudo votado.
Quero só ver no que vai dá.
Acho que nada do que eu tenha votado vai vencer, mas tá, né.
hahahahah
bjoo

Julianne disse...

Meus votos foram quase os mesmos do Allan!
Senti falta da Virgin como melhor figurino e, principalmente, da Red Bull na Turquia como melhor curta de animação... aquilo levantou a galera ou não?

Felipe Maciel disse...

Pois é Julianne, mas levantou mesmo por causa da tragédia que os dois arrumaram. Valeu a entrada para a categoria de efeitos visuais...

Abraço a todos

Guilherme (RJ) disse...

Tô com a Ingrid...

Não colocar o Kubica entre os melhores pilotos é injustiça. Aí tive que votar no 'preferido' do Groo... he he he

No coadjuvante fui no grande Koba... até porque não poderia ser incoerente comigo mesmo ao dizer que o Kubica foi o melhor piloto desta temporada.

Abraços!