quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Massa lidera a bordo de carro rebatizado; Kubica deixa a UTI



FÁBIO ANDRADE


Foi pilotando o "novo" novo carro da Ferrari que Felipe Massa marcou a melhor volta do primeiro dia de testes coletivos da Fórmula-1 no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Não, a repetição da palavra “novo” na primeira linha não é um equívoco. É que o monoposto italiano para 2011, que foi lançado com o nome de F-150 em homenagem aos 150 anos da unificação da Itália como nação sofreu sua primeira atualização. Agora o carro chama-se F-150th Itália.


A mudança de nome no carro rubro se deu depois que a Ford anunciou um processo contra a Ferrari pelo uso de uma marca que pertence à empresa americana. Em comunicado, a Ford salientou que a F150 é uma marca conhecida e forte da Ford e que a pickup é um dos modelos mais vendidos nos Estados Unidos e um dos maiores sucessos comerciais da tradicional montadora estadunidense.


A Ferrari então emitiu uma linda e inocente nota, em que afirma que F-150 é apenas a abreviação de Ferrari F-150th Itália, que seria o nome completo do novo carro de corridas do time italiano. Abreviações costumam ser usadas apenas depois que o nome oficial de algum produto aparece, mas trata-se aqui, pelo visto, de uma nova forma de nomenclatura de marcas.



Massa lidera primeiro dia de testes em Jerez


A bordo do rebatizado F-150th Itália, nome que fundamenta uma emenda pior que o soneto, Felipe Massa treinou sem os contratempos que dificultaram seu trabalho em Valência no início do mês. O piloto brasileiro foi o campeão de quilometragem hoje, dando 101 voltas, a melhor delas em 1min20s709, o giro mais rápido do dia. Massa foi seguido de longe por Sérgio Perez, da Sauber, que ficou a mais sete décimos de distância do brasileiro.


Na metade de baixo da tabela de tempos, a Williams se enrolou com a asa traseira do FW33. A demora no preparo do carro fez com que Pastor Maldonado só pudesse aproveitar os últimos 30 minutos da sessão. Force India e Marussia Virgin também enfrentaram problemas e perderam boa parte da do dia com os carros parados nos boxes.


Na Lotus Renault quem treinou hoje foi o titular Vitaly Petrov, mas a equipe já anunciou que Bruno Senna e Nick Heidfeld também participarão dos testes, que vão até domingo em Jerez.


A McLaren fez o shakedown do MP4/26 com Lewis Hamilton. O britânico acumulou uma boa quilometragem com o novo bólido de Woking que não fez feio na tabela de tempos, já que se tratava de um carro estreante.




Testes coletivos, Jerez de la Frontera, dia 1:


Quadro médico de Kubica evolui e polonês deixa a UTI

Na Itália a boa notícia vem do Hospital Santa Corona di Pietra Ligure, onde o piloto polonês Robert Kubica está internado depois do acidente que sofreu durante um rally no último domingo. Kubica foi transferido da UTI para um quarto na manhã de hoje, depois apresentar notável melhora clínica. O piloto deve ser submetido a duas cirurgias amanhã: uma no pé e outra no ombro direito.

3 comentários:

Marcelonso disse...

Fazia um bom tempo que o Massa não ficava na frente,acho que nem em fila de padaria ele andava na frente.
De qualquer modo, ainda que não tenha muito valor, é bom para a "moral" do piloto.

O que já deu para ver é que a Red Bull tem o carro mais equilibrado, resta agora ver onde a McLaren vai ficar, porque hoje foi um dia para checar tudo.
Do jeito que vai, o campeonato começa a se desenhar rubro-taurino.

abs

Ron Groo disse...

Algo ainda me diz que estes tempos do Massa não passam de fogo (ops) de palha.

Pinheirinho - Brasília/DF. disse...

Nova operação de Robert Kubica é um sucesso. Fraturas são corrigidas em cirurgia e piloto passa bem.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhosb@gmail.com