sábado, 11 de junho de 2011

O clima será mais um adversário de Vettel em Montreal?

Das pistas da primeira parte do campeonato, a de Montreal é aquela em que, teoricamente, a Red Bull tem menos vantagem. Não há no circuito Gilles Villeneuve, as curvas de média/alta velocidade em sequência que privilegiam a eficiência aerodinâmica do modelo projetado por Adrian Newey. Pelo contrário, uma das características mais marcantes do traçado que sedia o GP do Canadá são as fortes freadas distribuídas pelos 4361 metros de ruas e parques que temporariamente convertem-se em autódromo. Em pistas com essas características, como Monza, o RB6, modelo da Red Bull de 2010, não se deu muito bem. Hoje o RB7, ou melhor, Sebastian Vettel, reverteu as expectativas e cravou mais uma pole, a sexta em sete sessões classificatórias na Temporada 2011.

[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="Vettel com o indicador para cima: a cena mais previsível das classificações em 2011"][/caption]

A pole de Vettel depois da grande sexta-feira da Ferrari é prenúncio de uma briga acirrada pela vitória amanhã. Os italianos enxergam o GP do Canadá como a chance de virada no campeonato. É o tipo de pista em que o modelo ferrarista diminui a desvantagem em relação ao RB7, sobretudo com os pneus macios e super macios, com os quais a Ferrari trabalha melhor. Tanto é assim que não Fernando Alonso esteve em boa forma durante o fim de semana, também Felipe Massa apareceu menos apático, e brigou pela segunda posição com o companheiro de equipe até o final do Q3, quando foi superado por menos de dois centésimos de segundo.

E a Ferrari, que já surpreendeu pelo bom ritmo de corrida em algumas provas do ano, pode ser um osso duro de roer para Vettel. E além de Alonso e Massa, o alemãozinho terá de conviver com outro inimigo que pode teimar em complicar sua vida durante a corrida.
Mais uma corrida maluca?

O mundial desse ano já está repleto de corridas agitadas. Talvez a alcunha de “maluca” não caiba a todas as corridas, mas elas têm transcorrido com uma sequência veloz e ininterrupta de acontecimentos que alteram as histórias das provas. A previsão do tempo para amanhã em Montreal promete incrementar tudo isso: deve chover durante todo o dia em Montreal. O GP do Canadá, que já costuma ser caótico por causa da escassez de áreas de escape, tende a ser uma corrida ainda mais atípica caso a chuva se confirme. Vettel não deve ao mundo uma vitória na chuva, o primeiro triunfo do alemãozinho foi no inesquecível e encharcado GP da Itália de 2008. Mas uma nova vitória sob chuva, em Montreal, coroaria de vez o momento brilhante que vive esse moleque de 23 anos que cravou nesse sábado sua 21ª pole position na Fórmula-1.

A largada para o GP do Canadá acontece às duas da tarde desse domingo, com transmissão ao vivo da Tv Globo. Ao meio-dia, a Radio OnBoard entra no ar, também ao vivo, com o programa Pré-Race.
Grid de largada para o Grande Prêmio do Canadá:



0 comentários: