sábado, 9 de julho de 2011

Deu Red Bull, mas não foi com Vettel

Diferentemente do que vinha acontecendo, dessa vez não foi Sebastian Vettel quem conquistou a pole position neste sábado. O atual campeão do mundo sairá na primeira fila sim, mas da segunda posição dessa vez. Quem abocanhou a posição de honra foi seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber que vinha – e ainda está – sendo muito criticado pela tamanha disparidade entre seu desempenho e o desempenho de Vettel, que virtualmente está com o bicampeonato garantido.

A chuva que era esperada veio, mas não da maneira que deveria, diríamos. Foram mais chuviscos e garoas que não fizeram com que o grid ficasse bagunçado e a corrida de amanhã bem mais interessante do que pintar ser. Nem mesmo o treino de hoje teve emoções por conta do pouco de água que caiu.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Quem larga na frente no GP da Inglaterra é Mark Webber"][/caption]

A estreia de Daniel Ricciardo, diferentemente da chuva, foi o que a maioria apostava. Largará na última colocação e com certeza absoluta deve estar comparando a performance da sua antiga Toro Rosso que ao menos lhe dava o status de piloto jovem e possivelmente genial. Na Hispania, o máximo que ele conseguirá é mostrar que é melhor do que um veterano sem motivação alguma chamado Vitantonio Liuzzi.

Falando em Toro Rosso, nenhum dos dois pilotos, que travam uma briga de vida e morte na equipe para o ano que vem, conseguiram avançar para o Q2. Alguersuari largará na 18ª posição e seu companheiro sairá uma posição atrás.

A Williams foi quem melhor demonstrou uma evolução nas qualificações. Rubens Barrichello e Pastor Maldonado frequentemente ocupavam o top 10, mas o brasileiro, que sempre arruma desculpas para não se colocar em posição inferior a ninguém, menos ainda com relação ao seu companheiro de equipe, não encaixou uma boa volta e largará da 15ª posição. Maldonado avançou para a última parte dos treinamentos e obteve o 7º lugar no grid. Um ótimo trabalho do venezuelano.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Pastor Maldonado fez uma ótima qualificação demonstrando a evolução da Williams"][/caption]

Outros que também fizeram um bom trabalho fora Paul Di Resta e Kamui Kobayashi. O piloto da Force India conquistou o 6º lugar e o japonês sairá em 8º. Se caso a previsão de chuva se confirmar amanhã durante a corrida, poderemos ter uma surpresa ainda maior relacionado a esses pilotos. Quem sabe até um pódio de Kobayashi, que debaixo de chuva no Canadá fez uma corrida muito interessante. Quero ver quem não vai gostar disso...

A Ferrari largará na segunda fila com Alonso em 3º e Massa logo ao seu lado na 4ª colocação. Já a McLaren teve um desempenho decepcionante. Jenson Button não se mostrou nada contente com o seu 5º lugar e Lewis Hamilton deve ter gostado menos ainda de só conseguir o 10º melhor tempo. Estranho, mas pelo que parece não existe problema nenhum nos bólidos.

As modificações introduzidas pela FIA mostraram-se pouco úteis para o objetivo que ela queria: diminuir a diferença de performance entre os carros taurinos da Red Bull e os demais nos treinos classificatórios. Se nos treinos onde a mudança deveria fazer diferença tudo continuou como estava, na corrida as coisas quase que impossivelmente deverão mudar. Se a água não cair, os taurinos tem uma enorme chance de continuar a vencer no campeonato.



Deixe seu comentário »

1 comentários:

Marcelonso disse...

Anderson,

O canguru anda bem na terra na Rainha, mas dessa vez teve uma pequena ajuda da sorte.


abs