domingo, 7 de agosto de 2011

Memória Blog F-1: Schumacher em Spa

Na semana passada o blog estreou nova imagem no cabeçalho. O belo clique reproduzido acima foi feito no GP da Bélgica de 1992, numa época em que o choque dos assoalhos dos carros contra o asfalto gerava a bonita e saudosa profusão de faíscas que eram a festa dos fotógrafos por conta das lindas imagens que eram captadas.

Marcada para o dia 30 de agosto, a etapa belga era a 13ª das 16 corridas programadas para o mundial de 1992. A corrida teve o britânico Nigel Mansell partindo da pole com sua Williams de outro mundo. Só que o Leão perdeu a ponta para a McLaren de Ayrton Senna logo na largada e caiu para o segundo lugar. Em terceiro estava o jovem Michael Schumacher, com a Benneton.

Mansell logo recuperou a liderança da prova depois de ultrapassar Senna lindamente na Blanchimont, mas no terceiro giro a instabilidade climática da região das Ardenas deu o ar de sua graça: começou a chover e os boxes de Spa logo estavam engarrafados de carros prontos para terem seus pneus trocados.

Enquanto todos foram prontamente calçar a borracha apropriada para correr na chuva, Senna preferiu arriscar. Permaneceu na pista com pneus silck por alguns giros apostando numa chuva passageira. Infelizmente para o brasileiro, a água continuou a cair e quando decidiu ir aos boxes, o tricampeão já havia perdido muito tempo. Voltou para a corrida longe da briga pela vitória.

Na volta de número 30, Schumacher voltou aos boxes, depois de escapar na Stavelot. O alemão foi o primeiro a perceber que a pista já apresentava condições para o uso dos pneus slick e arriscou. Enquanto isso, Mansell e Patrese seguiam nos dois primeiros lugares, mas ainda com os pneus de chuva sobre o asfalto que secava. Quando a Williams chamou seus dois pilotos para a última troca, Schumacher já havia ganho terreno suficiente para roubar a primeira posição de Mansell.

A audaz estratégia do jovem alemão foi a senha para a sua primeira vitória na Fórmula-1, justamente um ano depois de estrear na categoria pela Jordan, no mesmo circuito de Spa-Francorchamps. O vídeo abaixo, espelhado para tentar impedir a retirada do ar pela FOM, registra a última volta da corrida de 1992:



Em 1º de julho de 2002, quase 10 anos depois de sua primeira vitória, Schumacher largava da pole para mais um GP da Bélgica. Num fim de semana perfeito (como foram quase todos para a Ferrari naquele ano), o alemão chegou a ter 25 segundos de vantagem sobre Rubens Barrichello, o segundo colocado da prova. Mas no final, Schumacher passou a andar bem mais lento, para garantir a chegada dos dois carros da scuderia na mesma foto no momento da bandeirada. Foi a sexta vitória do então pentacampeão na pista belga e a 10ª prova vencida por Schumacher somente naquele campeonato. Um recorde, conquistado com a tranquilidade demonstrada no vídeo abaixo:



1 comentários:

Ron Groo disse...

Rapaz... Eu me lembro de ter dado risada demais... Torci um bocado pra ele.