domingo, 4 de setembro de 2011

Memória Blog F-1: Itália 1998


1998 F1 Italian GP Highlights (ITV) por Ryanlcfc2

Monza é um dos maiores clássicos de toda a Fórmula-1. E o palco da próxima corrida, o GP da Itália costuma explodir num rejúbilo ensurdecedor em casos de vitória da Ferrari. Os tifosi, fanáticos pelo time italiano, criam uma atmosfera ainda mais particular para uma corrida que, apenas pelas características da pista e pelas histórias que ela conta, já é especial.

Um dos exemplos mais notáveis de como Monza pode explodir num coro de alegria se deu em 1998. Michael Schumacher disputava o título com Mika Hakkinen, e depois de um início de temporada muito ruim, a Ferrari conseguira reagir. Na classificação, o alemão faturou a pole. Jacques Villeneuve surpreendeu na segunda posição, deixando Hakkinen em terceiro e David Coulthard em quarto.

A alegria dos ferraristas no sábado, entretanto, se desfez assim que foi dada a largada. Schumacher largou muito mal e despencou para quinto. Hakkinen foi para a ponta, com Coulthard em segundo. Ainda na primeira volta, Schumacher superou Villeneuve e no terceiro giro, o alemão deixou para trás o companheiro de Ferrari Eddie Irvine, que não se opôs à manobra. Sem conseguir ultrapassar Hakkinen, o alemão permaneceu em terceiro.

Na oitava volta, as posições das McLarens se inverteram e Coulthard passou a liderar e abrir distância. A dinâmica se manteve até a volta 17, quando o motor Mercedes de Coulthard não resistiu ao alto regime de trabalho exigido pelas longas retas de Monza e explodiu. Ato contínuo, Hakkinen e Schumacher mergulharam colados na nuvem de fumaça que se formou na Curva Grande. Na tentativa de se defender do alemão na freada da Variante della Roggia, o finlandês da McLaren sacrificou o contorno da chicane. Em uma tacada só, Schumacher pulava de terceiro para primeiro, para delírio dos tifosi presentes no Autódromo Nazionale Monza.

Para completar a festa vermelha, Hakkinen perdeu o controle da McLaren e rodou de forma estranha na freada do Rettifillio. Depois da rodada, o rendimento do carro do finlandês caiu dramaticamente. A vantagem de Hakkinen para Irvine desapareceu rapidamente, e logo o irlandês da Ferrari era o segundo colocado. A perspectiva de uma dobradinha em casa, depois de 10 anos de seca, fez o público presente em Monza comemorar pela segunda vez no dia.

A festa definitiva se deu quando a dobradinha se concretizou, ao fim das 53 voltas. Schumacher venceu, seguido por Irvine e por Ralf Schumacher. Hakkinen chegou apenas em quarto e o resultado do GP da Itália fazia com que os principais postulantes ao títulos saíssem de Monza empatados na liderança do mundial com 80 pontos. Além de embaralhar a disputa pelo título, o resultado do GP da Itália de 1998 proporcionou uma cena inédita: pela primeira vez dois irmãos dividiram o mesmo pódio na Fórmula-1.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Qualquer GP em Monza é incrível... Mas este realmente foi muito bom. Grandes tempos, grande templo.

shirley disse...

f´´aááááábio, seu lindo!