sábado, 10 de abril de 2010

Nelsinho Piquet pretende retornar à F-1?



FELIPE MACIEL



De início, eu defendi que o Nelsinho deveria permanecer na Fórmula 1 e tentar provar seu real valor para que a imagem negativa de Cingapura fosse relevada. Deixar a categoria após o escândalo seria abrir mão de um direito de resposta e consolidar a triste a visão dos inúmeros espectadores da F-1 sobre ele.

Desde então, Ângelo bate na tecla de que ainda estaria lá se quisesse, argumentando que comprar uma vaga não era uma opção a considerar. O que parece ser uma demonstração de soberba pode na verdade consistir numa manobra inteligente.

Caso Piquet persistisse na F-1, teria de se submeter a guiar um carro ainda pior que aqueles Renault's. Nesse contexto, não seria capaz de escrever algo bom em sua trajetória para ajudar a amenizar aos poucos os efeitos da infeliz noite de 28 de setembro de 2008. Apenas seguiria vivendo frustrações que, para seu equilíbrio mental pouco robusto, causaria um tremendo incômodo.



A decisão acertada foi partir para outro mundo. Ou outros mundos. É incrível o número de modalidades de turismo pelo qual o piloto está passando, o que faz dele provavelmente o maior aventureiro do automobilismo neste momento, se dirigindo para onde o vento bater. Logo perderemos a conta das categorias... Truck Series, Open GT, Stock Car, ARCA, Montana, e o que mais vier.

Em cada uma delas, Nelsinho é bem recebido e adquire novas experiências, sendo obrigado a adaptar-se rapidamente às novidades, aprendendo a gostar cada vez mais do que faz. Piquet Jr. se tornou um piloto freelancer!

Mas... e a Fórmula 1? Será que existe a chance de retorno? Sempre quando perguntado, ele reflete a cautela do "nunca diga nunca". É preciso que se diga: o garoto é mais novo que Lucas di Grassi e Bruno Senna, que ainda iniciam seus primeiros passos por lá. Particularmente, não duvido que volte, por mais improvável que nos pareça. E, sinceramente, gostaria de vê-lo dar essa volta por cima, quem sabe daqui a 3 ou 4 anos. Digo por quê.

Quando o carcamano do Briatore apontou para o muro de Cingapura usando seu jogo psicológico contra o confuso Piquet, era como se um cachorro grande de uma grande empresa empurrasse seu estagiário inexperiente e bobo para uma decisão que pudesse condenar toda sua carreira profissional.



Daqui a algum tempo, porém, Nelsinho terá passado por tantas situações diferentes e aprendido a desenvoltura de trabalhar nos mais variados níveis de pilotagem, que me faria me interessar por sua reestreia na Fórmula 1, desta vez com a bagagem de um trabalhador rodado e de currículo extenso, ao contrário do ocorrido em 2008, quando um mero principiante acabava de deixar as saias do papai, que por sua vez conduziu sua carreira de passos fáceis ao criar uma empresa da família para que o filho pudesse aprender a guiar sua vida profissional como se estivesse destinado a viver a vida de patrão, até descobrir através de seu primeiro chefe que o cargo de piloto lhe colocava na condição de empregado que tinha de cumprir ordens e prestar contas a seus superiores de caráter duvidoso, capazes de manobrar a vitória da organização tomando por base a derrota de um dos seus mais novos funcionários.

Faltou ao Piquetzinho correr com as próprias pernas. A partir de 2010, não faltará mais. E por mais que os fãs impiedosos da F-1 dispensam ver sua imagem banhada a ouro, nada impede que o mundo dê voltas e tragam alguém de volta a um lugar pelo qual já passou. Se um dia acontecer com o Nelsinho, não verei motivos para lamentar. Porque até lá, aquele Nelsinho que conhecemos não existirá mais. Chegou a hora de aprender a ser Nelson. Esse "inho" não servirá mais para quem já deixou de bobinho.

13 comentários:

Ester disse...

Grande reflexão filosófica! Acho que todos tem o seu tempo de amadurecer!

Anderson Nascimento disse...

Relamente vejo que Nelsinho era muito inexperiente e que dependia muito de seu pai em 2008. Porém, acredito que há algo aí que não foi levado em conta além do amadurecimento para o retorno à F1. Nelsinho provou em todas as corridas que disputou na F1 que não tem talento para a categoria. Não é bom o suficiente para almejar um bom lugar dentro da F1. Vejo ele como um Kazuki Nakajima, mas que além de correr mal fez uma grande besteira.

Williams disse...

Ele não tem braço pra F1... não vai voltar.

marcelonso disse...

Felipe,

Nelsinho é um tremendo babaca,além de ter mostrado que sua personalidade é nula quando do triste episódio em Cingapura,ainda saiu com essa que Senna e Di Grassi compraram vagas a venda as quais ele não queria,ainda que seja verdade não havia a minima necessidade de comentar a respeito,é tipico de alguém que precisa justificar alguma coisa.

Abraço



necessidadescordo completamente,Nelsinho fez uma cagada histórica,mostrou que não tem personalidade,seus resultados na F1 foram obras do acaso.
N

Ron Groo disse...

Acho que ele falou por falar, sobre estar na categoria se quisesse.
Até onde sei não foi banido pelo escandalo e sim por falta de resultados mesmo.
Agora, se almejar voltar, tudo bem. Até a besta do Ralf Schumuro quer...
Até o Jaques Deusmelivre.

Daniel Gomes disse...

Felipe, muito bom texto.

Entretanto, a questão do PK Jr é mais realmente de maturidade na vida do que nas pistas. Ele passou por muitas categorias e ser vice-campeão da GP2 contra o Hamilton não é pra qualquer um.

A maturidade dele teve que vir à força com o episódio Cingapura, mas talento e velocidade ele sempre teve. Agora é ver quando ele vai pôr isso em prática quando e se voltar à F1.

Eu torço por ele.

Luiz Sergio disse...

Tenho quase certeza que o Angelo tem capacidade para permanecer na F1.
Só que sua fase na categoria já passou, está na hora certa no lugar certo conta muito, e isso não aconteceu com ele.
Espero que ele se desligue definitivamente, se para o grande Shumi essa volta está sendo difícil, para o Angelo ela se torna impossível.

Leandro Almeida disse...

Sempre polêmico esses post sobre o Nelsinho, acompanhei noticias de sua trajetória pq morava em Brasília e ele era uma referencia dos pilotos que começavam na época, e eu querendo me aventurar um pouco me tornei um fã dele como piloto. Não tenho duvidas nenhuma do talento dele, e de certa forma desconsidero essa passagem dele pela F1, porque foi totalmente fora do que seria ideal para um piloto como ele. Falta maturidade? Digo, ninguém nasceu pronto, alguma hora temos que aprender, pena que para ele teve de ser até tardio, mais torço que ele possa voltar, e mostrar mais do talento dele.

Pessoal, menos radical ok?
assuihaisuhuiahuus... quem conhece o mlk sabe que ele manda bem e que precisa de sorte agora nesse futuro

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Nelsinho diz que reencontrou no Truck Series, nos EUA, o prazer de correr. - "Nunca posso dizer que não voltarei a Fórmula 1". contou.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Alessandro disse...

Por favor Felipe.... deixe esse Nelsinho nos estados unidos.... onde ninguém lembra mais dele.....

iGOR BdA disse...

Virou moda falar mal do Piquet Jr mesmo. Parece até um fetiche, já que há quem não perca uma oportunidade de tirar uma casquinha do guri.

A verdade é que ninguém pode julgá-lo - até porque a esmagadora maioria daria tudo para ter o que ele tem e alcançar o que ele alcançou com apenas 20 anos na cara.

E muitos desses "defensores da ética esportiva" não perderiam um décimo de segundo pela chance de repetir um "Singapura" para embolsar uma meia dúzia de trocados.

Essas críticas ao Jr. não são nada além de uma "dor de cotovelo travestida" como um amigo bem classificou há pouco tempo.

O que passou, passou. A conta já foi muito bem paga. Que tenha sucesso no futuro; condizente com o talento que tem. Nada mais.

Abraços.

Aderson Pereira disse...

Nelsinho já declarou que o foco agora é a NASCAR, que quer ser o primeiro brasileiro campeão.
Até que se adapte as corridas americanas e tenha chance de ganhar e tentar o campeonato, já se vai um bom tempo.
E ficar afastado da F1 por muito tempo é fatal. Schumacher que o diga.

Então se um dia Piquet Jr. conseguir voltar a F1 (que provavelmente será por causa de um bom apadrinhamento), ele vai só fazer figuração.

Sinceramente eu duvido que ele retorne ou alguem o queira lá na F1.

Gil disse...

Eu acho que ele só volta se tiver caminhão de dinheiro pra levar pra alguma equipe, do contrário acho que não o chamam por livre e espontânea vontade. Seu texto foi brilhante sobre ele não ter vivido a pressão de ser piloto sem que tivesse o pai como limpa-barra. Isso foi prejudicial a ele e espero que ele aprendido bem a lição. O fato é que a passagem de Nelsinho pela F1 foi uma coisa deplorável, fico sempre com a impressão de que ele pagou pela boca grande do pai. Vejamos o que o futuro reservará para ele e a categoria.