sexta-feira, 9 de abril de 2010

Enquete F-1: Ultrapassagens



FELIPE MACIEL



Após um tempo perguntando "Qual o principal fator que dificulta as ultrapassagens na Fórmula 1?", chegamos a mais um resultado de enquete.

114 cliques computados trouxeram o seguinte julgamento dos leitores:

Fatores técnicos do carro - 37,7%
Traçados dos circuitos - 36,8%
Falta audácia aos pilotos - 16,7%
Valorização da estratégia - 4,4%
Outro - 4,4%
Sistema de pontuação - 0,0%

Um único voto separou os dois itens principais dando a vitória aos "fatores técnicos do carro". Mais uma vez, sou obrigado a concordar com o resultado. Ainda há meios de melhorar tecnicamente os carros, começando com a remoção do difusor duplo. Os freios sagrados da F-1, caso fossem alterados, consistiriam num largo progresso favorável ao espetáculo. Mas isso está fora de questão, não é mesmo, dona FIA?

Em segundo lugar, ficaram os traçados. Algumas pistas realmente não colaboram com as ultrapassagens, mas outras que as permitem muitas vezes sediam corridas meia-boca, o que mostra que os circuitos não são necessariamente os culpados.

Um destaque provavelmente histórico em nossas sondagens merece ser mencionado: a opção "sistema de pontuação" receber zero voto na enquete. Zero. Nada. Nadinha! Não consigo me lembrar se alguma vez isso já ocorreu aqui no blog. Mas o interessante é que este item entrou na pesquisa porque até o ano passado ouvia-se comentários de que a busca pela regularidade provocada pelo sistema de pontos evitava as ultrapassagens. Se em 2010 esse discurso desapareceu, como sugere nossa enquete, eu só espero que tal mudança de mentalidade não tenha sido motivada pela grande enganação lançada pela FIA ao fazer muitos acreditarem que o novo modelo valoriza a vitória, o que não é verdade, como já mostrei aqui, ou aqui se preferir.



Para fechar, vou dar uma apimentada numa poeira que estava baixando. O vai-e-vem entre Hamilton e Petrov na Malásia só não terminou em ultrapassagem porque a McLaren com duto de ar, usina Mercedes e tudo que tem direito, é simplesmente o melhor carro de reta da F-1, enquanto a Renault ainda não parece uma Brastemp. Não fosse essa diferença, bastaria um zigue e um zague para Petrov descolar da traseira de Lewis e realizar a ultrapassagem com relativa facilidade na curva 1.

Eu já comentei mais calmamente meu ponto de vista sobre esta polêmica por lá, mas cito este exemplo aqui apenas para ilustrar como as equipes são capazes de tornar a aerodinâmica tão refinada a ponto de impor um empecilho técnico às tentativas de ultrapassagens dos rivais.

Fim de enquete velha, início de enquete nova. Uma pergunta na lateral da página aguarda a sua resposta...

9 comentários:

Ron Groo disse...

Sobre a nova enquete...
Agora que se pode pegar vácuo, andar colado, compensar carro com um pouco de braço.
Colocar um dispositivo que mais serve para defender que para atacar é retrocesso.

Renato disse...

Fatores tècnicos dos carros x Traçados dos circuitos

Fiquei pensando... voltar atrás e diminuir a eficiência dos freios é algo fora de questão para a FIA e, acredito eu, para todos na F1. Vai continuar assim, todos freando na placa dos 10 metros (existe essa placa?!)...

Continuei pensando... o traçado dos circuitos atuais - 'tilkódromos' ou ainda 'F1 indoor' - parecem não favorecer as ultrapassagens: freia-se muito dentro da curva e, apesar das grandes retas, a velocidade final dos carros é muito semelhante, e ainda há o problema da 'instabilidade aerodinâmica' gerada pelo carro que vai à frente.

Talvez a solução seja:
* Primeiro, a eliminação das curvas de baixa e baixíssima velocidade, o que diminuiria bastante o efeito da 'super eficiência' dos freios... Imagine, só curvas de alta!
* Segundo, a ainda maior 'simplificação' nos perfis aerodinâmicos dos carros, de forma que eles sejam... digamos... mais estáveis, mesmo num fluxo de ar turbulento gerado pelo carro a ser
ultrapassado! Ou seja, maior aderência 'mecânica' em detrimento da 'downforce'...

No final das contas, será que o resultado disso seria: carros de perfis aerodinâmicos grosseiros correndo em circuitos ovais?
Mas para isso, já existem a IRL e a Nascar!!!
Será que a F1 deveria se transformar numa dessas categorias??

Por enquanto, a melhor solução tem sido a alteração climática. Chuva na corrida, depois da qualificação no seco ou vice-versa...


um abraço

Luiz Sergio disse...

Felipe, se a própria FIA que é uma federação corrompida fez a regra para o piloto da frente só mudar de direção uma fez, pois é muito difícil conseguir pegar um vácuo, e o próprio piloto russo conseguiu pegar a posição de volta e só não pegou novamente mesmo não tendo uma brastemp, por uma manobra suja do Lewis.

Bruno Prado disse...

Concordo em parte com o post, mas discordo principalmente da afirmação negativa do difusor duplo... Varios designer inclusive o Newey já afirmou que o difusor duplo é uma das soluções aerodinâmicas que menos causa turbilhonamento do ar! Tanto é que antigamente o mesmo efeito solo era utilizado para criar downforce com pouco arrasto e turbilhonamento, mas de uma forma diferente... Os carros da Indy usam o efeito solo tambem... Depois do acidente do Senna é que vetaram o efeito solo... Acho que a permanencia do difusor duplo e a diminuição do angulo de ataque da asa traseira poderia melhorar muito neste aspecto. E a regra da FIA não vale só para a F1, vale tambem para todas as categorias automotoras, inclusive a Indy... O piloto só pode mudar de traçado 1 vez entre 2 curvas, sendo que ele ainda pode mudar mais uma vez se for para retornar ao traçado original...

[]'s

Felipe Maciel disse...

Bruno, já ouvi o Newey tocar nesse ponto. O difusor duplo pode não atrapalhar tanto, mas também não ajuda em nada. Melhor ficarmos sem ele, então. Por isso mesmo está banido para o ano que vem. Lembrando que a questão nem sempre é turbulência, só o fato de ele trazer mais estabilidade e velocidade do que o necessário já o torna menos interessante para as disputas de pista.

Quanto à regra virtual de defesa de posição (digo virtual porque não se encontra em regulamento, por isso cada caso está sujeito ao bom senso), eu considero que deva se aplicar apenas a casos de "fechada". Inclusive na rádio (link lá no post) argumentei com mais calma que para ser entendido como mudança de traçado, o Hamilton deveria interceptar o traçado no qual estava o Petrov, o que definitivamente não ocorreu.

Luiz Sérgio, não seja tão maldoso assim com a FIA... Se ao menos ela tivesse favorecido à Ferrari, seria relativamente esperado que a palavra "corrompida" fosse lançada na discussão. Mas nos últimos anos a federação andou descascando a McLaren, acho que não havia motivo para favorecê-la.

Renato, circuito oval também não, né? Mas o Tilke deveria investir mais em curvas de alta, sem dúvida. Depois do sucesso da curva 8 em Istambul, como ele pôde fazer em Abu Dhabi um circuito onde cada freada te leva à segunda marcha?!

Bela participação de todos como sempre...

Abs

Ridson de Araújo disse...

Concordo...acho que é por isso que eu achei ruim a defesa de posição de Hamilton cortando a trajetória 3 vezes...se é possível andar no vácuo e dar o troco, e alguém impede isso ilegalmente, fica complicado termos tais ultrapassagens...Entretanto, acho que a falta de ultrapassagens é uma soma de fatores em que o problema dos circuitos novos+ medidas de segurança do carro em profusão preponderantes e que impedem as ultrapassagens...

Ridson de Araújo disse...

Felipe, fiz um contraponto interessante para não deixar morrer o debate, e parti do seu texto e o infográfico mostrado… fiz o link lá a partir deste post. Quando puder confira!

http://historiasevelocidade.blogspot.com/2010/04/nova-pontuacao-e-uma-farsa.html

Luiz Sergio disse...

Felipe, penso que não estamos falando da mesma federação!
A FIA que eu vejo, não puniu nem o Alonso nem o Hamilton, com a perda dos pontos, essa decisão é igual a júri liberar o motorista do carro que roubou vários bancos.
A FIA que eu vejo, foi a que liberou o Angelo Piquet.
A FIA que tem pesos diferentes para a mesma falta, sempre alegando motivos diversos.
A FIA que eu vejo, liberou o carro da Brawn GP e matou tudo que a regra proibia no ano passado, só por política contra as equipes grandes.
A FIA que eu vejo, aceitou equipes que não tinham condições para entrar na F1 e não aceitou algumas que tinham estrutura para iniciar na F1, etc....
Tem ainda muitas coisas para eu não acreditar na FIA.

Chuck disse...

It's much easier to undresnatd when you put it that way!