quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Força da Índia



FÁBIO ANDRADE



Quando estourou a notícia de que Vijay Mallya  havia comprado uma equipe, no final de 2007, alguns setores da Fórmula-1 franziram a testa. Afinal, o que poderia fazer um empresário indiano num mundo high-tech de uma categoria tão orgulhosa de si mesma? E os resultados iniciais da equipe batizada de Force India confirmaram os prognósticos negativos. A equipe que começou a competir em 2008 era, na verdade, precedida por uma intensa rotatividade de proprietários.

Entre 2005 e 2008, a estrutura que hoje recebe o nome de Force India teve 4 donos. Em 2005 era a pioneira Jordan, em 2006, tornou-se Midland, em 2007, novamente vendida, passou a chamar-se Spyker, até que, finalmente, foi comprada por Mallya e passou a ser a Force India.

Os resultados da equipe em seu ano de estreia realmente foram ruins, até porque a equipe era a continuidade de uma série de projetos interrompidos. A Force India não marcou pontos em 2008 e, no fim do ano, Vijay Mallya promoveu profundas mudanças visando a reestruturação do time: demitiu o alto comando da equipe, formado por Colin Kolles e Mike Gayscone, e trocou os motores Ferrari pela parceria técnica com a McLaren-Mercedes (que ainda era uma equipe só). Essa última mudança é considerada a chave do atual bom momento da equipe.



O acordo firmado entre Mallya e a então equipe inglesa ia além do simples fornecimento de motores. Além de ceder os propulsores Mercedes, o apoio técnico da McLaren deu ao time indiano a possibilidade de contar com informações de um centro técnico top da F-1, o que seguramente influenciou os resultados promissores da Force India em 2009, com direito a pole position no GP da Bélgica, na veloz pista de Spa-Francorchamps e o 4º lugar de Sutil no também rápido circuito de Monza, na Itália.

A Force India hoje briga com Williams e Renault pelo posto de 5ª força do grid, atrás apenas das gigantes Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull. O salto de qualidade é impressionante, já que há dois anos a equipe era uma das que fechavam o grid. Os resultados animadores conquistados pelo time de Vijay Mallya são uma espécie de recompensa ao indiano pelo trabalho sério e comprometido feito até aqui. No primeiro ano como comandante da Force India, o indiano enfrentou pesado descrédito em relação a seu desempenho como dono de equipe. Vijay hoje pode considerar-se um empreendedor de sucesso na F-1.



Mesmo que nunca tenha vencido uma corrida, apesar de o 2º lugar de Giancarlo Fisichella na Bélgica ano passado ser considerado uma vitória, a Force India chegou a um ponto que é difícil até mesmo para equipes mais estruturadas financeira ou tecnicamente. Exemplos como a Toyota (com forte apoio financeiro da montadora) e Williams (com um know-how que ainda pode ser considerado de primeira), que passaram anos sem resultados expressivos, valorizam o atual momento da Force India, que deve brigar pelos pontos com frequencia em 2010. Passar de equipe figurante a destaque do meio do grid numa categoria dispendiosa como a F-1 é um triunfo para poucos e do qual Vijay Mallya pode se orgulhar.

5 comentários:

Anderson Nascimento disse...

Realmente a Force India vem mostrando ser uma equipe de alto rendimento. Com dois pilotos de bom nível como Liuzi e Sutil a evolução e o desenvolvimento dos carros e da equipe é muito promissor.

Zézinho disse...

É íncirvel o comprometimento do indiano coma F1. Comprometimento que Emerson Fittipaldi tinha com a equipe Coopersucar. Brasil e India são países equivalentes na questão de economia e desenvolvimento, com um diferencial a favor do povo indiano. Educação e respeito. Perguntem se na India deram risada dos desempenhos pífios? Se fosse no Brasil, onde temos ótimos pilotos, inclusive um que está á 17 anos no circo, que não é valorizado em seu país como deveria, qual seria o comportamento?

Ron Groo disse...

Ainda acho cedo para dizer que eles finalmente são uma equipe média.
Mas que evoluíram muito, é inegável.
O texto tá primoroso.

marcelonso disse...

Fábio,

Sou daqueles que olhavam com desconfiança para esse milionário indiano,achava a priori,que sua intenção era apenas dar uma penteada na equipe para depois ganhar mais cobres.O tempo mostrou que existe um comprometimento,coisa que eu duvidava algum tempo atrás,hoje torço para que continuem na ascendente.

abraço

William Nascimento disse...

A Force India está se mostrando uma equipe de qualidade. Depois de alguns anos no grupo inferior, agora está incomodando. Declarações a parte, a foto do Fisichella "voando" está fantástica.