sábado, 3 de abril de 2010

Sob forte chuva, Webber é pole na Malásia



FÁBIO ANDRADE



A chuva costuma trazer surpresas e embaralhar a lógica da Fórmula-1, e num ambiente equatorial como a Malásia, carros e pilotos disputaram uma sessão de classificação como não se via desde o último GP do Brasil: forte chuva, muitas saídas de pista, alguns dos favoritos fora do Q3 e a bandeira vermelha tremulando nas mãos dos comissários.

A chuva caiu sobre o circuito de Sepang durante toda a sessão, mas o atraso de hoje foi muito menor do que o ocorrido na última qualificação em Interlagos. O estrago para os postulantes ao título, no entanto, foi semelhante. A começar pela dupla da Ferrari e por Lewis Hamilton, eliminados logo no Q1. O trio de pilotos das equipes de ponta saiu para tentar a volta rápida exatamente no momento em que a chuva atingia maior intensidade e não conseguiu passar adiante nas etapas do qualifying.

Quem também não teve sorte na pista malaia foi Jenson Button. O atual campeão até conseguiu marcar um tempo que o habilitou para o Q2, mas rodou e foi parar na caixa de brita na volta de desaceleração. Encalhado na área de escape, Button ficou impedido de participar do restante do treino.

Ao final do Q3 duas das equipes que normalmente ocupam o fim do grid conseguiram avançar: Lotus e Virgin, ainda que a última apenas com Timo Glock.

Durante o Q2 a pista esteve instável. Nos 15 minutos de atividades houve tempo para a chuva ir e vir. Como era de se esperar, Lotus e Virgin sucumbiram, na companhia de Petrov, de La Rosa, Buemi e Alguersuari.

O Q3, com sobra de vagas, abrigou vários pilotos que raramente têm chance de brigar pela pole até o final. Nico Hulkenberg e Kamui Kobayashi foram as maiores surpresas. O desempenho da Force Índia mais uma vez se mostrou sólido, e os dois pilotos da equipe também foram até a última etapa da classificação.

Foi durante a Superpole que a chuva caiu com mais força. Num incrível replay da tempestade que interrompeu o GP da Malásia de 2009, uma tormenta desabou sobre o autódromo, cobrindo as lentes das câmeras de branco. Restando 7 minutos e 17 segundos para o encerramento do treino e antes que algum piloto completasse uma volta no Q3, a bandeira vermelha interrompeu a classificação em função da forte chuva.

Foram cerca de 15 minutos de espera até que as atividades fossem retomadas. E no fim das contas a pole position não foi nenhuma zebra: Mark Webber, com extremo senso de oportunidade, conquistou para a Red Bull a 3ª pole em 3 corridas. O piloto australiano foi o único a perceber que a pista já apresentava condições para uso dos pneus intermediários, enquanto os outros 9 competidores usavam os pneus de chuva forte.



Dessa forma Webber conseguiu ser mais de um segundo melhor do que o restante dos pilotos. Nico Rosberg, da Mercedes, marcou o 2º tempo e Sebastian Vettel, companheiro de Webber, o 3º.

Para além de uma corrida divertida, com 4 dos melhores carros e pilotos partindo do fundo do pelotão, a expectativa para o GP da Malásia é sobre as condições climáticas. Pelo que se viu hoje na classificação, não custa muito para que se repita na corrida o que se viu no ano passado, ocasião em que, das 56 voltas previstas, apenas 31 foram concluídas por causa da forte chuva. Os treinos classificatórios de hoje foram realizados no horário em que a corrida será disputada amanhã e nunca é demais lembrar que em regiões de clima equatorial a chuva cai forte e pontualmente ao fim da tarde. Se novamente a corrida malaia tiver de ser interrompida por causa da água, a F-1 novamente vai perder a guerra contra o clima.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Malásia:

1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min49s327
2°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min50s673
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min50s789
4°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min50s914
5°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min51s001
6°. Robert Kubica (POL/Renault), 1min51s051
7°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min51s511
8°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min51s717
9°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min51s767
10°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min52s254
11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min48s760
12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1min48s771
13°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min49s207
14°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min49s464
15°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 1min52s270
16°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min52s520
17°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), sem tempo
18°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 1min52s884
19°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min53s044
20°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min53s050
21°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min53s283
22°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), 1min56s299
23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 1min57s269
24°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 1min59s977

9 comentários:

marcelonso disse...

Fabio,

O canguru das duas vitórias foi esperto e se deu bem colocando pneus intermediários.
Ainda qua posição de honra aposto que faz bobagem ao longo da prova,aposto em Vettel como vitorioso,ele sabe guiar muito bem na chuva.

abraço

Ester disse...

É, surprise na classificação, mais um ponto para a estratégia dos pneus no chove-não-chove, ainda que seja também um golpe de sorte. E que venha a corrida!
Abraços

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Webber fatura a pole na Malásia. Hamilton, Alonso, Massa e Button erram na tatica e ficam nas últimas posições do grid.
Previsão de temporal para o GP da Malásia preocupa os pilotos. Em 2009, prova foi interrompida pela forte chuva.

Bruno Flávio disse...

Todo mundo sabe as condições climáticas da Malásia. Então, a determinação do horário não me parece ter como finalidade apenas privilegiar o horário de transmissão na Europa. Me parece uma busca descarada por adversidades que podem fazer com que a corrida seja um show. Mas não um show de técnica, perícia, tecnologia de ponta, mas sim um show de rodadas, batidas, escapadas, etc. Não me parece ser esse o show que o público cativo da categoria espera. Se o objetivo é esse tipo de show, melhor que contratar o Tilk, seria contratar São Pedro. Lamentável... A continuar assim, o Alonso terá que rever seus conceitos sobre a semelhança da F-1 com o Cirque du Soleil. Mas porque o Cirque du Soleil é que não vai aceitar a comparação...

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Aos 28 anos e com dois títulos mundiais em casa - venceu em 2005 e 2006 -, o espanhol Fernando Alonso tornou-se o principal favorito para 2010. Chegou à frente de todos na prova de abertura da temporada, no Bahrein, e terminou em quatro na Austrália, no último domingo. Acumula 37 pontos e está quatro a frente do companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa.
Condutor do carro mais rápido da temporada, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, pena com problemas de confiabilidade. E Schumacher ainda retira o ferrugem imposto pelos três anos de aposentadoria. Se fizer o início de ano arrebatador que promete, Alonso pode repetir a performance de Jenson Button em 2009 e garantir o título já no primeiro semestre. É nisso que está concentrado.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Aderson Pereira disse...

O bom da chuva é que ela (quase) nivela todo mundo.
E foi assim que deu pra ver como o carro da Histranha Racing é ruim. Lotus e Virgin passaram para o Q2 e ela já morreu no Q1. Bruno Senna ainda veio com a desculpa que o carro tava muito baixo para aquelas condições e que não dava pra correr. Ué? se havia previsão de chuva na qualificação, pra que deixar o carro muito baixo? E logo o sobrinho do rei da chuva, não se manter na pista?
Outra surpresa foi o heptacampeão Schumacher tomar aquela lavada do Rosberg. Putz, na chuva? Logo ele que dava show em pista molhada!

E será que Alonso, Massa, Hamilton e Button sobreviverão pra chegar na primeira curva largando lá tras?

Mais uma vez a chuva promete trazer muitas emoções para uma corrida de F1, por isso vamos abrir a campanha: Vc que é torcedor da F1 e vai aos autodromos assistir as corridas, leve um balde de 5 litros cheio d´agua e arremessem na pista. Vamos nos mesmos trazer mais emoção as corridas!!

Ron Groo disse...

Foi a madrugada do canguru aquático.

E quanto ao time vermelho... Alguém vai lá agora e diz ao asturiano safado: "-Bem vindo à Ferrari, aqui acontece isto todo ano, ao menos duas vezes...".

William Nascimento disse...

É bem provável que a RBR ganhe a corrida, ou com Webber que larga na pole, ou com Vettel que larga na 3ª posição. Mas se a chuva cair forte, aposto minhas fichas no Rosberg e também no pódio da equipe Williams.

Ridson de Araújo disse...

Red Bull fez a lição d ecasa, a Mercedes também...a Maclaren fora de órbita e a Ferrari em outro universo, de tão doida.


Pelo menos a corrida vai ser muito boa!