segunda-feira, 3 de maio de 2010

GP da Espanha costuma ser monótono



FÁBIO ANDRADE



- Disputado no Circuito da Catalunha desde 1991, o GP da Espanha ocupa atualmente o espaço que já foi de Ímola, e abre a fase europeia do campeonato. O traçado é conhecidíssimo por todas as equipes. Quando existiam testes na Fórmula-1, o autódromo espanhol era o preferido das equipes;

- E por que os times gostavam tanto da pista da Catalunha? Bem, a pista que abriga o GP da Espanha sempre foi considerada uma espécie de shopping center para carros de F-1: seu desenho apresenta curvas lentas e curvas velozes, um mix de características muito úteis para testes;

- A variedade de curvas, porém, não é sinônimo de boas corridas e muito menos de ultrapassagens. Nick Heidfeld sabe disso. Na edição de 2008 do GP da Espanha, o alemão da BMW ficou dezenas de voltas encaixotado atrás da Force India de Giancarlo Fisichella. Mesmo com um carro superior, Heidfeld só conseguiu a ultrapassagem porque Fisichella deu uma pequena escorregada na saída da última curva do circuito:

 

- Os organizadores tentaram um artifício para aumentar as ultrapassagens na grande reta: instalaram um chicance antes da última curva, na intenção de obrigar os carros a mergulharem na reta mais próximos. Não funcionou;

- A exceção ao marasmo que costuma ser o GP da Espanha aconteceu em 1991. A prova era a antepenúltima etapa do mundial, que tinha Ayrton Senna como favorito, com ampla vantagem na tabela. Senna não venceu e viu seu único oponente na briga pelo título, o inglês Nigel Mansell, triunfar. A corrida gerou uma das imagens mais célebres e bonitas da F-1: Mansell e Senna lado a lado, assoalhos dos carros raspando no asfalto e gerando faíscas na longa reta principal.



- Das 19 corridas disputadas na pista da Catalunha, em 12 o vencedor foi o campeão do mundo ao final da temporada, inclusive no ano passado.

- A Espanha, por fim, é a terra da Alonsomania. Os espanhóis são loucos por Fernando Alonso, o primeiro ídolo forte da Espanha na F-1. A corrida costuma acontecer com casa cheia e torcida vestindo as cores que o bicampeão vestir. É de se imaginar que as arquibancadas do circuito catalão estarão vermelhas, com a multidão de seguidores de Alonso saudando o herói local com o ímpeto de sempre.

7 comentários:

Paulo Maeda disse...

Ou seja, Barcelona será "rossa", tomada de gente vestindo vermelho nas arquibancadas e com as bandeiras das Astúrias (eh isso mesmo?). Imagina a pressão que o Massa vai ter se tiver mais algum lance polêmico com o queixudo...

Ron Groo disse...

É... Vai ser mesmo uma invasão vermelha nas arquibancadas de Barcelona, tomara que a prova justifique. Se for como os outros anos... Sei não.

Aderson Pereira disse...

Os espanhois irão vestidos de Vermelho Ferrari mas se o motor do F10 abrir o bico novamente ficarão vermelhos de raiva.
:)

Lucas disse...

Fabio;
Você disse tudo, até uns dias atrás eu estava imaginando uma corrida otima e cheia de ultrapassages, mas lembrando das ultimas edições é dificil de acreditar que teremos um show lá, como foi na Malasia.

Abraços

Thiago Wilvert disse...

Eu ia achar legal se o Massa conseguisse fazer bonito em cima do Alonso lá...

Bernardo S disse...

Vejam os vídeos no Youtube.

Bernardo S disse...

Não entendo muito da aerodinâmica dos carros da Fórmula1, mas antigamente (época de Ayrton Senna) o fato de os carros serem mais curtos não facilitava as ultrapassagens? Qdo um carro pegava o vácuo e depois emparelhava já praticamente ultrapassava. Ao contrári de hj. O qe vcs acham?