sábado, 29 de maio de 2010

Webber mantém domínio e é pole na Turquia



FÁBIO ANDRADE



O treino classificatório para o GP da Turquia terminou como todos os outros realizados em 2010: com a Red Bull na liderança, na terceira pole position seguida do australiano Mark Webber. A McLaren de Lewis Hamilton completa a primeira fila.



Em uma sessão classificatória livre da chuva e de acidentes extraordinários, o drama do dia, tal como em Mônaco, ficou a cargo do espanhol Fernando Alonso.
Fim de Festa

O GP da Turquia marca a comemoração de uma marca histórica para a Ferrari: é a corrida de número 800 da equipe italiana na Fórmula-1. Desde ontem os carros de Felipe Massa e de Fernando Alonso circulam com a marca festiva inscrita na carenagem.



A comemoração da Ferrari, no entanto, não começou como a equipe gostaria. Ainda no Q2, Alonso se atrapalhou na penúltima curva de uma volta lançada, enquanto tentava melhorar sua 11ª posição. Ainda teve tempo de abrir outra volta mas não conseguiu progredir para a superpole, terminando o treino numa indigesta 12ª colocação.

Felipe Massa conseguiu avançar para a parte final do treino, mas não alcançou um lugar entre os ponteiros. Na pista em que tem o melhor retrospecto em sua carreira, Massa largará apenas na oitava posição. Mesmo no ano passado, quando o carro da Ferrari era considerado muito ruim, o brasileiro conseguiu uma melhor posição de largada, em sétimo.
Todo dia é dia do canguru

Se a primeira pole de Webber em 2010, na Malásia, foi considerada um resultado ocasional, hoje seria surpresa se Sebastian Vettel conseguisse superar o companheiro australiano. Com seis corridas e uma sessão classificatória completadas, Webber tem quatro poles e duas vitórias no bolso. É, quem diria, o grande momento de sua carreira na F-1.

Vettel voltou a tomar quatro décimos do companheiro, mesmo com o chassi do seu RB6 trocado e numa sessão em que parecia favorito após ser o mais rápido no Q2. Apesar do terceiro lugar, tem como trunfo o fato de largar do lado limpo da pista num circuito em que a primeira curva é bem próxima ao ponto de largada.



Se a Ferrari não se mostra capaz de brigar pelas primeiras posições, a equipe mais próxima de fazer uma oposição à Red Bull é a McLaren. Não por acaso, Hamilton se colocou entre os carros dos energéticos e Jenson Button fecha a segunda fila. Mas, tomando como exemplo as seis primeiras corridas do ano, nenhum dos dois deve fazer frente a Webber e Vettel. Com poucas chances de chuva (20% no horário da corrida, segundo o Weather Channel), o GP da Turquia tende a ser outro desfile da superioridade da Red Bull.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Turquia:

3 comentários:

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Pole é a terceira seguida de Webber. Red Bull, com sete, está a duas do recorde da McLaren de poles no início de Mundial.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Aderson Pereira disse...

A Ferrari foi um fiasco nesse fim de semana.
Massa em 8º e Alonso 12º no grid. Será que conseguem pontuar?

Mais um passeio das Red Bull. Que tédio! Se pelo menos chuvesse...

Dyego disse...

Hamilton com o carro em condições de briga é Show na certa!!!!