segunda-feira, 19 de julho de 2010

Bernie Ecclestone ameaça GP de Mônaco



FELIPE MACIEL



Adora uma declaração polêmica, o tio Bernie. Agora ele entra em cena para mandar um recado aos países europeus, alertando para o formigueiro do calendário da Fórmula 1. É só uma questão de tempo até chegarmos ao ponto crítico de 20 GPs listados, sendo que outros países ainda clamam por espaço na categoria. E para mais circuitos entrarem, circuitos precisam sair.

Em 2010 estreia (espera-se) o GP da Coreia. India e EUA estão a caminho. Rússia e África do Sul batem à porta. E o mau velhinho vem dizer que Mônaco pode rodar porque não paga o bastante. As ruas de Monte Carlo foram tomadas como exemplo para golpear a mensagem sobre os organizadores do continente europeu em geral: Ecclestone quer sugar-lhes mais dinheiro do que já extrai.



E assim, num intervalo de mais ou menos 1 ano, ouvimos duas frases no mínimo estranhas. Primeiro foi Max Mosley alegando que a Fórmula 1 não precisa da Ferrari, já agora Bernie Ecclestone afirmando que a categoria poderia dispensar o GP de Mônaco. Sendo que Ferrari e Mônaco são os dois grandes ícones deste esporte.

O disparo tem nítida intenção de chocar e gerar polêmica. Afinal a F-1 seguiria caminhando bem sem GP de Mônaco? Ou até mesmo sem a equipe Ferrari?

Creio até que a Ferrari seja ainda mais fundamental que o GP de Monte Carlo, mas definitivamente não vale a pena arriscar a remoção de nenhum deles, desde as razões mais românticas até as motivações monetárias. O senhor supremo da F-1 sabe disso; ele não cometeria tal ato de loucura.

Não é?

6 comentários:

Marcelonso disse...

Felipe,


Também não acredito nessa história de tirar o GP,ainda que a pista seja apertada,que corridas boas sejam raras naquelas bandas,Tio Bernie não rasga dinheiro!


abraço

marcos disse...

Bernie adora aprecer, mas mexer com monaco assim não pode...o incrível é que esse cara não empacota!

Luiz Sergio disse...

O jornal alemão Bild am Sonntag, recentemente conduziu uma pesquisa anônima, envolvendo 20 dos 24 pilotos atuais, já que Williams e Renault não participaram.
A pista de Mônaco, foi eleita como a mais perigosa.

Will disse...

Não se pode levar a sério esse tipo de declaração - ainda mais vindas do Bernie -, porém eu acredito que a F-1 possa viver sem Ferrari e sem Mônaco. É tudo uma questão de perspectiva, nos anos 80 ninguém imaginava que a F-1 pudesse continuar sem a mistica da Lotus e o mundo continuou girando...

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Dono dos direitos comerciais da categoria, Bernie Ecclestone acusa Principado de pagar pouco e diz que prova não fará falta.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Williams disse...

Na boa: Mônaco tem toda a história da F1, coisa e tal... mas pra mim é totalmente substituível. Por mim tirava o de Valência ao invés de Mônaco, mas se trocasse Mônaco por exemplo por Laguna Seca ou Watkins Glein, eu seria totalmente a favor. Claro que se ele trocar vai ser meramente por conta da grana... mas Mônaco foi emocionante mesmo até os anos 90... hoje em dia só acho legalzinho por conta da tradição mesmo. Mas em minha opinião em termos de pista e emoção mesmo... casca fora!