domingo, 11 de julho de 2010

Dupla de Equipe: GP da Inglaterra

Sebastian Vettel


Deu um certo mole na largada, mas é coisa que acontece. Até agora não consegui definir exatamente em que ponto da largada seu pneu furou ou foi furado, mas isso também acontece. E de último para sétimo o aprendiz de Schumacher nem pode dizer que terminou no prejuízo.

O SC ajudou, mas Vettel não fugiu de disputas duras na pista. Minha única ressalva é em relação ao modo como conquistou o sétimo lugar. A meu ver o alemãozinho exagerou pra cima do Sutil, mas conseguiu dois pontos a mais e no fim das contas é isso que interessa.

Fábio Andrade



Estranhamente, o Vettel é o favorito que não está dando certo. Quando não é quebra, é batida. Quando não é batida, é furo de pneu. As coisas parecem não querer funcionar a seu favor, nem com a equipe dona do melhor carro do grid fazendo muita força só para ele. Se for analisar quantos pontos escaparam do Sebastian até aqui, fica impossível esconder o quanto este quarto lugar no campeonato é decepcionante após meia temporada corrida.

Mas hoje valeu sua corrida de recuperação. Muito brigada, agressiva, com direito a totozinho na penúltima volta para subir uma posição mais. Protagonizou os melhores momentos do GP.

Felipe Maciel



Ferrari


Algo me diz que essa dupla latina em Maranello quebrou alguns paradigmas, mesmo que de forma silenciosa. Já é, na menos pretensa das hipóteses, a segunda vez (a primeira teria sido na entrada dos boxes em Xangai) que os dois disputam uma posição como se não houvesse amanhã. Pior para o Felipe nas duas ocasiões. Hoje teve o pneu furado na primeira volta.

No mais, o cavalinho só andou de marcha ré hoje. Para quem estava tão segura de si no início do ano, alardeando um favoritismo gigante, é interessante ver como o tom de euforia foi trocado pelas reclamações. Ainda que eu não concorde com a sanção aplicada a Alonso, o choro é livre.

E atenção, Domenicali. Reza a lenda que banho de sal grosso opera verdadeiros milagres.

Fábio Andrade



Curiosa foi a frase repetida pela Mariana Becker no ar. Algum membro da equipe do Massa teria dito: "Não consigo acreditar no que está acontecendo conosco nesta temporada". Além das dificuldades técnicas, o Felipe ultimamente mal consegue iniciar uma corrida. Que zica braba...

O Alonso também não vive demonstrando toda aquela sorte de seus bons tempos de Renault. O desenrolar do GP da Inglaterra foi extremamente infeliz para a Ferrari. O lance mais interessante da equipe foi justamente o choque entre seus pilotos. Ao menos serviu para mostrar que a situação interna segue aberta - mas se deixar de ser, será perfeitamente compreensível, apesar de que a situação do Alonso lhe exige um otimismo surreal para sonhar com título neste ano.

Felipe Maciel



Penalty de Alonso


Acho que é uma daquelas situações criadas pela contradição presente na própria FIA. Os circuitos precisam ser seguros, logo, precisam de áreas de escape asfaltadas. Mas se um piloto faz uso de todo esse aparato de segurança, é punido.

É chato. Em todo Dupla de Equipe aparece um assunto desses pra comentar. Chatinho.

Fábio Andrade



Por que será que Alonso não reclamou? Tudo bem que ele sabia do risco que correu quando não devolveu a ultrapassagem, mas baixar a cabeça para a FIA dessa vez é muito estranho, visto que a razão para reivindicar era a mesma de duas semanas atrás. Desconfio que a federação entrou em acordo para não puni-lo depois das duras críticas em Valência. E o preço a ser pago deve ter sido justamente não repetir o chilique pelo restante do ano.

Mas o fato é que a FIA deveria agir de imediato e ordenar que a posição fosse devolvida ao Kubica. Há poucos anos ela fazia isso, difícil é entender como ela contraiu essa incompetência por demorar a decidir o que deve ser feito. Ora, se não pode ultrapassar pelo lado de fora da pista, basta contatar o chefe da Ferrari e informar que se as posições não forem invertidas, pintará punição. Diante da lerdeza da FIA, porém, deu tempo até do polonês abandonar a prova até que Fernando fosse penalizado. E olha que o espanhol pediu ao time, logo de imediato, que checasse com a FIA se a ultrapassagem havia sido reconhecida. Adiantou alguma coisa?...

Felipe Maciel



Nova Arena


Vá, não fedeu, mas também não cheirou. Se me forçarem a dar uma opinião eu vou dizer que gostei porque eliminou uma curva lenta do antigo traçado e adicionou uma de média velocidade, mas o ganho para o espetáculo me pareceu muito próximo de zero. Mas eu também tô pouco ligando para esse "espetáculo". Trocaria essa pretensa obsessão da FIA pela não obrigatoriedade de parar nos boxes, por exemplo.

Fábio Andrade



As curvas que antecedem a entrada da nova reta são copiadas descaradamente do circuito de Xangai. A nova Arena ficou com cara de tilkódromo, mas nesse sentido eles poderiam ter feito um trabalho bem pior, enchendo de cotovelos e coisas do tipo.

Tenho pra mim que o que é bom não deve ser mexido. Preferia que Silverstone continuasse como era antes. Mas até que essas novidades estão num nível aceitável, proporcionando os necessários duelos de pista. Nem muito bom, nem muito ruim, portanto. Apenas ok.

Felipe Maciel



Webber X Red Bull


Faz muito tempo que não vejo um piloto usar palavras tão duras em entrevistas, muito menos ao comemorar uma vitória. A não ser que o canguru se garanta muito daqui em diante e fique o tempo todo a frente de Vettel, sua situação vai ficar feia. Uma corrida em que o alemão o ultrapasse na classificação, e Webber vai ficar pra segundão.

Talvez estejamos pra ver um piloto correr contra sua própria equipe, como aconteceu com Alonso na McLaren. Todo mundo quer ver o circo pegar fogo dentro dos times, mas uma situação como essa seria um desagradável extremo.

Fábio Andrade



Interessante tentar entender como a parceria Webber-RBR está resistindo bem com o passar do tempo. A equipe não o quer para brigar pelo título mas o mantém mesmo sabendo que oferece bastante resistência a Vettel. Já Webber sempre soube da preferência do time pelo Vettel mas renovou porque gosta da ideia de pilotar o melhor carro da F-1 atual e acha que o risco vale a pena. Vamos ver até onde os dois lados se suportam. GP a GP, o clima vai só esquentando...

Felipe Maciel

8 comentários:

Javi disse...

Fabio e Felipe me desculpem mas so entrei para falar uma coisa A COPA DO MUNDO E NOSSA!!!!!! RSRSRSRSRSR

Luiz Sergio disse...

Rubinho Barrichello:
“Foi uma boa corrida, Larguei bem e na primeira volta consegui algumas posições, com a entrada do carro de segurança, perdi uma posição para o Button e depois ganhei uma com relação ao Alonso, mas no geral ficamos em uma posição segura para voltar para a casa na quinta colocação, foi um grande esforço da equipe para conseguir chegar em 5 em duas corridas, a equipe ainda não está em seu devido lugar, mas estamos muito felizes com o nosso desempenho de hoje e vamos continuar trabalhando e pensando positivamente para continuar nosso progresso”.

Luiz Sergio disse...

Adrian Sutil:
“Foi uma boa disputa, e defendi bem minha posição contra Vettel até a volta final, mas então ele aparentemente mergulhou por dentro, me fez perder o traçado e tive de abrir, caso contrário, acho que ele não teria me ultrapassado, foi muito divertido e uma corrida bastante interessante, começamos com pneus duros para fazer um trecho mais longo, mas não foi realmente possível, pois os pneus não se comportaram bem no início, não tinha aderência suficiente com o carro, por isso fizemos uma parada mais cedo e colocamos pneus macios, em uma estratégia diferente de todo mundo, funcionou bem, embora as últimas dez voltas tenham sido difíceis e tivemos algumas lutas boas, com Schumacher e Vettel”.

Luiz Sergio disse...

Fernando Alonso:
"Acho que fizemos o que tínhamos de fazer, acredito que não precisávamos mudar nada, teremos muitas opiniões de pessoas assistindo pela TV enquanto tomavam cerveja dizendo que deveríamos ter deixado Kubica passar em um momento onde, primeiramente, não havia nada a fazer, se fosse um muro ao invés de grama, eu teria batido e eles provavelmente teria penalizado Kubica, portanto, depende de como você encara a situação, eu acho que foi normal, voltas se passaram, não houve notícias e então, se quiséssemos tê-lo deixado passar, Kubica já havia abandonado, então não havia nada a mudar, os critérios são os mesmos para todos, os comissários analisam atentamente todos os incidentes da corrida e sempre tomam a decisão que consideram correta".

Luiz Sergio disse...

A norte-americana Cypher, tem como meta se unir a Nelson Piquet e Angelo Piquet para tentar convencer a FIA de que é a equipe certa para ocupar a 13ª vaga da F1.
Um dos quatro times que admitiram concorrer à 13ª vaga da F1 em 2011, Cypher, tem como prioridade juntar a seu projeto a família Piquet.
Cobiça ficar com a vaga que a F1 vai reabrir para a próxima temporada.

Luiz Sergio disse...

Mais, uma entrevista, super otimista de Fernando Alonso:
” Tenho certeza que eu vou ser o campeão em 2010, estou na disputa, estou convencido que vencerei o campeonato, eu estava cheio de confiança na largada, mais tive uma má largada, e fui obrigado a atacar para ganhar algumas posições e ultrapassar Robert, recebi a punição e o safety car entrou, portanto perdi 14 colocações no drive-through, a partir da punição foi difícil então tentei me divertir na corrida”.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil disse...

Essa briga dentro da mesma equipe só prejudica os torcedores da Red Bull. Os únicos beneficiados com isso são os adversários. Com certeza, nas próximas corridas ficará mais emocionante a competição.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

marcelonso disse...

Vettel é um baita piloto,mas ainda imaturo.Como saiu mau deveria ter seguido em segundo para armar o bote depois.
O pneu furou no toque de Hamilton que acabou empurrando o alemãozinho para fora da pista.

Quem se deu bem nessa foi a McLaren,continua na frente e ganhou mais tempo para afinar o carro com as novidades.

Que Alonso levou vantagem não resta dúvida,mas a direção de prova precisa ser mais agil e mandar o cara devolver a posição rapidamente,e não demorar 10 voltas para decidir.
É preciso mais agilidade desse pessoal!


Marcelonso também é divulgador cultural é brasileiro,a partir do próprio blog!!!!!!!!Desculpa ae Pinheirinho,mas é que não resisti!


abraço