terça-feira, 27 de julho de 2010

Especulando as possibilidades de punição para a Ferrari



FELIPE MACIEL



Iniciemos este post com o super-carcamano da Fórmula 1, aquele que possui pós-doutorado no assunto enquanto o Domenicali ainda está estudando para o vestibular. Flavio Briatore achou lindo ver a Ferrari favorecendo Alonso. Disse que faz todo sentido o time apostar em quem tem mais pontos no campeonato, afirmou que a regra que proíbe o jogo de equipe é absurda e se posicionou totalmente favorável ao jogo. Até aí não disse nada que não esperássemos. A frase forte ficou por conta de seu otimismo quanto ao posicionamento do Conselho.
O presidente do Conselho Mundial é Jean Todt, que comandava a Ferrari quando na Áustria, em 2002, ele ordenou que Barrichello deixasse Schumacher passar na bandeira quadriculada. Então acho que todos podemos relaxar.

Flavio Briatore



Ok, muita gente já deve ter pensado o mesmo. Mas vamos nos lembrar do Spygate que dominou a temporada de 2007, quando o então presidente da FIA Max Mosley fez campanha para eliminar a McLaren da F-1, pelo menos até o final do ano seguinte, 2008. Por um instante, o mundo acreditou que fosse possível, assim que a Autosport publicou a notícia de que tradicional escuderia havia sido banida do esporte, informação esta que rapidamente se espalhou por diversos órgãos de imprensa, deixando todos de queixos caídos. Hoje podemos rir desta big-barrigada da mídia, que foi retirada do ar poucos segundos depois da equivocada publicação.



Voltando à questão principal, o fato é que o presidente da FIA, apesar de toda sua rivalidade contra Ron Dennis e desejo de se livrar de sua figura, não foi capaz de provocar a exclusão da equipe. Isso porque não cabe ao presidente da FIA definir o resultado de julgamento no Conselho. Cabe ao Conselho, ora.

Mais do que isso, a participação do Bernie Ecclestone também sempre deve ser levada em conta. E o chefão da F-1, naquele episódio, se colocava contrário à opinião de Mosley, zelando por uma sanção amena à Woking. O final da história todos conhecem: o time foi desclassificados do Mundial de Construtores.

Quanto ao caso da Ferrari em Hockenheim, a situação parece muito mais tranquila para a equipe se considerarmos o que se passa na cabeça dos presidentes da FIA e da FOM. Jean Todt dispensa comentários, seu sucessor na Ferrari se mostrou um verdadeiro discípulo do francês. Já a opinião do Bernie Ecclestone é esta:
Confesso que concordo com qualquer pessoa que defender o banimento das regras de ordens de time. Fazemos as pessoas chamarem isso de equipe. Ambos os carros devem ser os mesmos. Os pilotos vestem as mesmas roupas. Todos parecem um time, uma equipe que está correndo.

Acredito no que os dirigentes fazem quando estão na equipe e o modo com que conduzem seus times é problema deles. É claro que, se fizerem algo perigoso, então estarão com problemas. Do contrário, eles que se entendam.

Bernie Ecclestone



Em outras palavras, para ele ninguém tem que meter o bedelho na equipe dos outros. O que nos leva a um quadro interessante, onde os dirigentes dos órgãos comercial e regulamentador mantêm um raciocínio em comum.

Seguindo certa lógica (ainda que questionável), a punição à Ferrari deve ser menos rigorosa que aquela aplicada à McLaren - o que já era esperado independente da opinião deles. Por isso duvido que cassem os pontos do campeonato. Talvez apliquem uma multa maior que a esmola de 100 mil dólares determinada pelos comissários. No pior das hipóteses (ou "melhor", depende do seu ponto de vista), ocorreria a desclassificação dos dois carros do GP.

Uma opção a se pensar seria apontar uma punição esportiva qualquer mas ressalvar que ela só será sobrada caso a escuderia volte a cometer um ato semelhante num intervalo de tempo de 1 ano - medida análoga àquela adotada pelo Conselho Mundial no episódio da mentira da McLaren em 2009.

Ou então nem precisa fazer audiência alguma. Chama os italianos para se reunirem naquela mesa gigante e bonita do Conselho, liga para a pizzaria, faz o pedido, bate um papo durante umas cinco horas e depois manda avisar aos jornalistas que ninguém foi punido.

8 comentários:

Ron Groo disse...

Pois é... e como não vai ter uma punição a altura, o circo continuará com os palhaços na platéia. E pagando pra ver o show.

Caco Brandenburg disse...

Ao meu ver, essa história aí não vai dar nada... pra variar...

Mas sempre defendi a não utilização dos rádios nos carros da fórmula 1. Não iria ser a solução definitiva para os problemas, mas faria com que o piloto seguisse mais os seus institntos.

marcos disse...

eu torçopra que haja uma punição como teve pra BAR em 2005, não lembro porque. Ficar 2 Gps fora. Assim, o esforço feito pela Ferrari pelo o campeonato tenha sido em vão. Seria justo. Mas a pizza é bem provavel...

Thiago Wilvert disse...

Não vai dar em nada...quer dizer, pizza mesmo...

Willian disse...

O depoimento do Briatore sobre o caso chega a ser cômico. Assim como o do Schumacher...

A força política da Ferrari vai ser importante na decisão, mas a FIA sabe que precisa dar exemplo para repetir episódios como esse.

Além disso, é muita gente para decidir! Até o Vijay Mallya faz parte do Conselho. E também o presidente da federação espanhola, que, aliás, é baba-ovo do Alonso. Ele é vice-presidente do Conselho...

jaspion disse...

a ideia da pizza e boa ja que o conselho vai ser na italia, aposto que a ferrari se oferece em pagar pra galera.

ha a possibilidade de acontecer a troca de posicoes entre alonso e massa?

André disse...

Não se deve questionar se a Ferrari irá ser punida ou não, relembrando a todos, SOMOS CLIENTES isso mesmo CLIENTES,se algum desavisado demonstrar dúvida com relação a tal afirmação, não tem problema eu ligo a lanterna... somos clientes da Shel, do Santander e da Ferrari, ora pois, está em nossas mãos puní-los. É muito engraçado ver palpites e mais palpites sobre o que será feito ou não com a Ferrari, tem muita gente apostanto que sim, haverá punição e milhões que não, eu não aposto nada, pois independente do que irão fazer com a Ferrari eu já a puni, como? Vejamos: No início da semana eu tinha test drive agendando com o Novo Uno em uma agência FIAT, detalhe... NÃO FUI E NÃO VOU, também liguei para a agência e cacelei minha reserva para o Grande Prêmio do Brasil, durane troca do óleo do carter... Shell jamais. E você ao invés de se lamentar vai fazer o que??Então meus caros a receita é simples... Puna você mesmo a esta corja, a qual, é chamada de circo já não é a toa. Grande abraço a todos.

Caco disse...

A males que vem para o bem.... Pelo menos se livrou do novo uno... kkkkkkk