terça-feira, 6 de julho de 2010

Está chegando a hora de conhecer o novo Silverstone



FELIPE MACIEL


Véspera do fortalecido GP da Inglaterra, que restabeleceu a garantia de permanência no longo prazo, é hora de relembrar o primeiro vídeo on board sobre a nova Arena, que foi exibido há 2 meses.

Martin Brundle ao volante cruza o circuito de Silverstone registrando as primeiras impressões graças à câmera atrelada ao cockpit. A olho nu, o trecho anexado tem toda a cara de traçado moderno, dessas que cansamos de ver nascer nos últimos anos: terreno estupidamente plano, largura acima da média, curvas espaçosas de média e baixa velocidade, áreas de escape com dimensões apropriadas para estacionamento de empresa de viação.

A parte que foi removida, embora fosse muito mais curta, oferecia desafio ao piloto, havia sediado belas ultrapassagens, apresentava S de alta...

Resumindo o lenga-lenga, trocaram o certo pelo duvidoso. Esse tipo de aposta não faria mais sentido em circuitos mais desanimadores, como o quase intocável Hungaroring, por exemplo?



São acontecimentos que confundem nossa cabeça. Ora, será que esses velhinhos não estão engajados em deteriorar o espetáculo? Vejamos...

Ano sim, ano não, eles se metiam a alterar a Bus Stop de Spa. Encurta, espicha, vira para a esquerda, vira para a direita... Até que cansaram. Por mais que mexessem, a desgraçada continuava proporcionando ultrapassagens. Que coisa!

Em Monza, se meteram a elevar partes internas das zebras nas variantes para ver se os pilotos ultrapassam menos. Essa pelo visto acabou dando certo.

Agora é a vez de bagunçarem com a pobre Silverstone. Na expectativa do GP da Grã-Bretanha, ficamos nos perguntando se as mudanças trarão mais ultrapassagens. Bem, se serão mais, eu não sei. Mas sei que se mantiver a mesma média, já será lucro. Pelo simples risco assumido de piorar o que era bom.

Vamos logo fincar o pé na realidade: a renovação de Silverstone não foi pensada essencialmente para gerar ultrapassagens; foi pensada para gerar dinheiro. Por isso, enquanto os fãs encafifados se perguntam se a corrida vai melhorar; Sir Bernie Ecclestone, seguro de suas exigências, esbanja confiança na nova estrutura, no espaço excedente para patrocinadores, numa arena para realização de shows...

Quanto ao que é do interesse dos espectadores da F-1... Bem, se o novo trecho não ajudar na emoção, existe ainda todo o restante do circuito de Silverstone para fazer sua parte.

5 comentários:

jaspion disse...

Eu nao sei se o tio Bernie ficou tao feliz assim com a nova parte, ja que nao usaram o derstruidor de pistas oficial da fia, e sim outro arquiteto, e qnd abriu eu lembro q os caras de silverstone estavam bem orgulhosos desse fato, entao e aguardar pra ver o q vai dar....

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

O circuito sempre foi extremamente rápido, e apesar de ter tido sua segurança melhorada ao longo dos anos, a sua característica de alta velocidade persiste até hoje.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ron Groo disse...

A pista já era boa, não precisava mexer. Espero que em condição de disputa seja bom.

Luiz Sergio disse...

Felipe, nota dez para o seu comentário, pois teve a coragem de escrever antes da corrida!

marcelonso disse...

Felipe,

Silverstone sempre foi uma bela pista,já mudaram sua configuração algumas vezes ao longo destes anos,espero sinceramente que possamos assistir uma bela prova,afinal a essencia foi preservada.
Como Tio Bernie queria ver Silverstone pela costas,os organizadores buscaram modernizar tudo em busca de outras alternativas,é o capitalismo selvagem!
No fim com a derrocada dos picaretas em Donington,Ecclestonne teve que rever seus planos!

abraço