domingo, 1 de agosto de 2010

Dupla de equipe: GP da Hungria

Vitaly Petrov


Deu pra imaginar que o russo ia dar um certo trabalho ao Hamilton, talvez com os dois fazendo uma versão remix daquele rebolation de Sepang, mas o Petrov abanou na volta dois e frustrou a todos nós.

Mas o cara fez uma corrida sólida, manteve-se próximo ao Rubinho e faturou esse 5º lugar que é fundamental para a auto-estima e motivação dele dentro da F-1. Só tenho uma pergunta: cadê aquela mulher que o Galvão dizia que era a mãe dele?

Fábio Andrade



Fora a parte em que Petrov chama Hamilton para dançar lambada e o inglês nem dá bola, a russo fez um fim de semana excepcional. 5° lugar para ele é um resultado que fala por si só. Deve ser um daqueles exemplos de piloto que casa com a pista.

Felipe Maciel



Sauber


Acho que a Sauber é a segunda equipe de todo mundo, o time que conta com a simpatia do povão. Então é legal ver os dois pontuando pela primeira vez no ano.

E palmas para o Kobayashi! De 23º para 9º, numa grande ascensão. Claro que as várias quebras que aconteceram hoje ajudaram, mas o ganho de posições do japa foi invejável.

Fábio Andrade



Apesar dos cofres vazios, a simpática equipe do tio Peter conseguiu pontuar com os dois. Já era hora, hein, de la Rosa! O Kobayashi, nem se fala. O sayajin fez um teletransporte de 23° para 9° e segue sendo o piloto que mais dá gosto de ver lá no meio do pelotão. Apesar de que, desta vez, quase não vimos. A transmissão da FOM não deu muita bola para ele. De repente, o japinha estava lá na zona de pontos.

Felipe Maciel



Pit da Mercedes


Hoho, vou deixar as piadinhas sobre o Nico roda solta pro Groo e pro Marcão. Mas que vacilo que a equipe deu.

Vi depois que a roda atingiu um mecânico da Williams, mas sem ferimentos. Acho que a Nica tá com saudade de soltar a rodinha pra alguém nos boxes azuis. Tá, parei.

Enfim, o curioso é ano passado aconteceu algo semelhante com Alonso na Renault em Hungaroring.

Fábio Andrade



Normalmente não gosto quando alguém é punido por uma falha desse tipo, que não qualifico como displicência ou negligência. Foi um erro infeliz de quem está sob aquela pressão provocada pela muvuca nos pits. Mas como o autor não foi o único afetado, e o vacilo atingiu pessoas de outra equipe que não tinham nada com a história, a punição acaba sendo mais que inevitável. O piloto, nessas ocasiões, fica rendido. Azar do Nico.

Felipe Maciel



Kubica x Sutil


Eu sempre acho gozado quando acontece algo desse tipo no mundinho high tech da F-1. Bastava o cara do pirulito ter segurado a onda e nada disso teria acontecido. Mas, são coisas de corrida.

Só não achei razoável punir o Kubica. Ele já teve o prejuízo inerente à confusão que aconteceu. E incidentes desse tipo vão existir enquanto existirem pit stops, é coisa normal a meu modo de ver.

Fábio Andrade



Esse sim é um deslize crasso. Mandar o piloto sair quando está passando carro no pit lane é uma bobeira clássica. Mas o mecânico chefe da Renault caprichou, liberando o Kubica quando o piloto que vinha era justo o da garagem da frente. Que bela patacoada!

Nesse caso, a punição esportiva não significa absolutamente nada, já que a corrida do polonês foi pelo ralo de imediato. A multa de bolso se fez necessária: então que tratem de transferir US$ 50 mil para o paypal da FIA amanhã.

Felipe Maciel



Punição a Vettel


Tá certo, desrespeitou o regulamento, tem que sofrer as sanções cabíveis. Não luto contra isso, é o certo. O negócio é que se é para punir, que todo mundo seja punido com o mesmo senso de justiça.

Afinal, certa equipe e seus pilotos derespeitaram frontalmente, e de forma muito mais acintosa e agressiva, as regras no domingo passado e nem surgiu a possibilidade de uma punição esportiva.

Fábio Andrade



Na Fórmula 1 é assim, não pode fazer jogo de equipe. Se seu carro for vermelho talvez possa. Mas não pode.

Bem, falando sério, o tempo do safety car na pista foi tão rápido que eu sequer notei que haveria relargada naquela volta. Engraçado que Vettel deu a mesma justificativa! Mas como é improvável que a Red Bull estivesse dormindo e não tenha avisado seu piloto, não é difícil concluir que Sebastian jogou fora uma vitória certa enquanto executava a ordem de Christian Horner. Escorregada boba do Vettel que custou a dobradinha energética.

Fale o que quiser da Ferrari, mas quando ela faz jogo de equipe, ela sempre tira bom proveito disso. Já a Red Bull parece bastante atrapalhada no assunto. Quando não faz, dá problema; quando faz, também. É inadmissível que o time saia da Hungria sem os 100% de aproveitamento com aquele carro de outro mundo. Quanto desperdício de pontos numa só temporada...

Felipe Maciel



Schumacher x Barrichello


Schumacher foi um verdadeiro kamikaze em Hungaroring. Conduta irresponsável e incompatível para um multicampeão como ele.

É lógico que ninguém esperava que o alemão desse a posição de presente ao Barrichello. O próprio Schumi sabe que é conhecido justamente pelo contrário, por disputar cada centímetro como se fosse o último. Mas nas circunstâncias em que a corrida estava, com Barrichello muito mais forte que ele, o Schumacher não devia agir de forma tão inconsequente. Felizmente o muro acabou na hora certa e não houve maiores problemas com Rubinho além de duas rodas na grama.

Fábio Andrade



Surpresa zero com a atitude do Schumacher. Surpresa mesmo foi finalmente sair punição. O alemão está defendendo posição com essa agressividade há bastante tempo, independente do adversário; só hoje que a FIA achou de punir. Também, se passasse de hoje, é porque não puniria mais nada nem por decreto.

Engraçado é que, por mais violenta que seja sua repulsão por tomar ultrapassagens, ele segue tomando...

Felipe Maciel

9 comentários:

Mauro Motta disse...

A atitude tomada por Schumacher, mostra o quanto ele é covarde e canalha, as consequencias poderiam ser piores caso Rubinho batesse naquele muro, aquilo foi tentativa de homicídio e o cara é tão safado que ironizou o fato em suas declarações.
Mais ele é um cara de sorte, eu daria tudo para ver ele correr na época junto com Airton, Nigel Mansel, Alan Prost, Piquet e outros e para completar com câmbio manual, aí eu queria ver se ele teria essa marra toda, e ter sido hepta.

Dea disse...

Vettel falou que estava sem rádio

[]s

Felix disse...

Na Hungria, podemos dizer sem medo de errar, que as três ultrapassagens que serão lembradas na história dessa pista, são de três brasileiros:
Piquet sobre o Senna, Senna sobre o Prost e essa de hoje Rubinho sobre o Michael.

Felix disse...

Faltando ainda 7 corridas, para mim, mesmo se não vencer o campeonato, o piloto de 2010 chamasse Webber, com 4 vitórias e o mais espetacular acidente dos últimos anos.
Desmascarando sua equipe que queria colocar Vettel como primeiro piloto, mostrando dentro da pista que é um grande piloto e que não faz papel de vaquinha de presépio.
Imagino que não deve aparecer nenhum piloto para fazer frente a suas conquistas.

Areal disse...

Será que o Ron Groo viu essa?

Anderson disse...

A Formula 1 hj em dia passa a imagem de que alguem para ser vencedor tem que ser sortudo, desleal e manipulador.

Humberto M. Oliveira disse...

A RBR, as vezes, parece amadora hehe, e o que eu ví foi que com o jogo de equipe dos tourinhos vermelhos só quem saiu ganhando foi o Webber. Engraçado né, o segundo piloto da equipe, que estava atrás na corrida, sendo beneficiado por um jogo da própria equipe. Hoje em quem eu apostaria para o título é ele: Webber. Quanto ao Shumi...sem palavras, ele vem fazendo isso toda a temporada e dessa vez quase foi muito sério. Ele é muito lento, sempre o achei um piloto normal (bom), mas no momento ta no nível do Yamamoto, e isso não é uma lástima! bem pelo contrário, vai ajudar a acabar com a falsa moral que ele criou nos anos que tinha um carro imbatível e um colega de equipe submisso - e ta certo que o rubinho tinha peneus macios novos contra os duros velhos de Schumacher mas, é inegável que o Rubens tem andado muitíssimo melhor que o alemão, sem dúvida.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Valeu a corrida...
O dia de Rubinho. Mesmo sem brigar pelo pódio, brasileiro protagoniza o melhor momento do GP da Hungria ao ultrapassar o heptacampeão Schumacher.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ron Groo disse...

Senna fez o mesmo com Prost, ninguém foi punido e nenhum dos dois saiu falando água depois da prova.
Rubens ganhou a parada? Ganhou... Então cala a boca e espera a próxima.