domingo, 26 de setembro de 2010

Alonso segura Vettel e triunfa na noite de Cingapura



FELIPE MACIEL



A Ferrari partiu para a fase final do campeonato com um fôlego extra para enfrentar o favoritismo da Red Bull. Ao superar Sebastian Vettel no treino classificatório do sábado, Fernando Alonso assumiu a missão de manter o alemão na traseira do F10 e dominar de ponta a ponta. A corrida não poderia ter evoluído de forma mais satisfatória ao bicampeão.

Embora Vettel finalmente tenha feito uma boa largada, a atitude defensiva do Fernando até a primeira curva foi fundamental para evitar a ultrapassagem que colocaria a vitória em xeque. Somente no meio da prova Sebastian conseguiria ameaçar o domínio de Alonso, porém o pit stop de Hamilton mostrou que o retorno da parada de box tornava o carro nitidamente mais rápido, fato que chamou ambos a pararem, jogando uma balde de água fria numa disputa que ensaiava vir a ocorrer.

No mais, a briga pela vitória só voltaria a esquentar nas voltas finais, quando já não havia mais tempo hábil para qualquer tentativa. Alonso e Vettel cruzaram a linha separados por míseros 2 décimos de segundo.



Lewis pelo caminho

A tática da RBR para levar Mark Webber ao pódio foi certeira. Na entrada do primeiro safety car, o australiano foi o único do pelotão da frente a tomar o rumo dos boxes. Algumas ultrapassagens feitas na pista e um ritmo razoável de corrida foram o suficiente para colocá-lo à frente do Hamilton após o pit da McLaren.

Novamente, Hamilton encontrou um jeito de tocar em alguém e ser removido da prova. Numa agressiva investida contra o líder do campeonato, Lewis frustrou a tentativa de passar por fora ao chocar-se conta a lateral do carro de Webber. Pelo segundo GP consecutivo, ele passa sem pontuar.



Quem bate uma, bate duas

Logo no princípio do GP, Nick Heidfeld e Vitantonio Liuzzi se "agrediram". O toma lá dá cá terminou mal para o alemão da Sauber que precisou fazer repararos nos pits, porém a derrota maior foi atribuída ao italiano da Force India, que abandonou a corrida e de quebra chamou o safety car para participar da festa.

Quem também não para de se meter em confusão é o Schumacher. Apesar de que o toque com o Kamui foi mesmo culpa do japonês. Não satisfeito, ele ainda tratou de bater no muro, ao que logo em seguida recebe a pancada do desavisado Bruno Senna, tornando-se obrigado a se retirar juntamente com Kobayashi.

Já Schumacher não tardaria a encontrar uma outra Sauber para se engalfinhar. Num pega pra capá com Nick Heidfeld, o heptacampeão mandou seu conterrâneo para escanteio e se encaminhou aos boxes para substituir o aerofólio danificado na colisão.



Fila indiana

A etapa de Marina Bay foi relativamente movimentada, com batidas, ultrapassagens, safety car e tudo mais. Porém a percepção de Sutil, Hulkenberg, Massa, Petrov e Alguersuari não deve ter sido tão condizente com o restante da corrida. Os cinco comandaram o trenzinho da alegria que nada fez além de levar as crianças até o final.

Exceto pela parte em que superaram a poderosa Virgin de Timo Glock, claro.

Quem não quis saber de entrar na fila foi o ágil Robert Kubica, que se viu obrigado a parar a poucas voltas do fim, no entanto pisou fundo no acelerador direito em busca de uma série de ultrapassagens em tempo recorde na pista de Cingapura. A Renault do polonês voador não tomou conhecimento desses adversários e tratou de promover um show à parte a instantes do encerramento do GP.



O campeonato fica na dependência das próximas 4 corridas, a começar pelo GP do Japão na ótima pista de Suzuka, marcado para daqui a duas semanas. Mark Webber chega lá com 202 pontos contra 191 de Fernando Alonso, 182 de Lewis Hamilton, 181 de Sebastian Vettel e 177 de Jenson Button.
Grande Prêmio de Cingapura, resultado após 61 voltas:

1°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1h57min53s579 ( 61 voltas )
2°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s293 ( 61 )
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 29s141 ( 61 )
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 30s384 ( 61 )
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 49s394 ( 61 )
6°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 56s101 61 )
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1min26s559 ( 61 )
8°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1min52s791 ( 61 )
9°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min53s297 ( 61 )
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min52s416 ( 61 )*punido
11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta 60
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta ( 60 )
13°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta ( 60 )
14°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta ( 60 )
15°. Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 2 voltas ( 59 )
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 3 voltas ( 58 )

Não completaram

17°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 51 voltas
18°. Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari), 35
19°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 34
20º. Christian Klien (AUT/Hispania-Cosworth), 30
21°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 29
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 28
23°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 26
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1

9 comentários:

Anderson Nascimento disse...

Corrida muito boa! Alonso foi mais que soberano, Vettel fez o que deu, Webber ousou na estratégia e com inteligencia se deu bem, Button permaneceu com seu equilíbrio, mas necessita urgentemente de uma vitória, e Hamilton, aaaaaahhhhh Hamilton...

Ron Groo disse...

Prefiro mil vezes o Hamilton tentando e errando que o Vettel nem tentando... Por isto discordo do título... Alonso não segurou nada, porque a bem da verdade o Vettel nem foi pra cima.
A não ser quando fez o brilhareco na última volta, mas ai até eu segurava, afinal... Nem era sério....

Renan do Couto disse...

Alonso deu uma aula de como administrar uma corrida, parecia Prost, Senna, Piquet. Foi genial.

Po cara, gostei do blog, vamos indicar um o do outro nos links? Abraço

marcos disse...

uma boa corrida, e o Alonso aproveitou pra abocanhar mais pontos. ele vai acabar provando que os fins justificam os meios...

Renan do Couto disse...

Não acho que o Vettel mereça tantas críticas assim. Alonso não cometeu erro nenhum que possibilitasse uma investida do alemão. Alonso foi incrível hoje.

Também não acho que o Hamilton tenha errado, foi toque de corrida.

Javi disse...

Bom,eu vou concordar com o Groo..prefiro Hamilton tentando e errando,tomara que seja assim ate final do campeonato hehehehe. Uma otima analise da corrida Felipe como sempre.Abs

Bruno Flávio disse...

Penso que a nota triste fica por conta do nosso querido Massa... Se fosse o Alonso (que eu odeio) que tivesse largado em último, tivesse feito uma parada logo após a largada e, na volta seguinte viesse o sonho do safety car, aposto tudo que tenho que ele terminaria lá na frente, provavelmente no pódio... Mas o Massa... ah... tá virando típico segundo piloto... Coulthard, Berger, e... putz... Rubinho!!!

Gabriel Lima disse...

De fato algo q vem me enchendo a paciência, principalmente no Massa esse ano é levar a criança pra casa.... complicado dele se manter na Ferrari assim com um cara como Alonso em dias inspirados como hj. ABS!

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Fernando Alonso faz bonito, vence de ponta a ponta o GP de Cingapura e sobe para segunda posição no Mundial.
Barrichello é o sexto e Felipe Massa, o oitavo.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com