sábado, 25 de setembro de 2010

Red Bull decepciona e Alonso é pole em Cingapura



FÁBIO ANDRADE


Está na moda criticar Sebastian Vettel. Assim como está na moda descer a lenha no garoto Neymar do Santos. Não que eu acompanhe futebol com a mesma frequência fanática com a qual sigo a Fórmula-1, mas o paralelo entre ambos os baby-gênios é até interessante. E também nos dois casos, imprensa e nós, torcedores, exibimos o mesmíssimo comportamento. Lançamos os moleques ao patamar de mitos muito cedo, e cobramos deles uma resposta a altura. Quando ela não vem, caímos em cima. Não que Neymar e Vettel tenham sido uma mera criação das mentes desesperadas por novos ídolos, longe disso. Os meninos são bons. Apenas são, ainda, meninos.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Vettel até esteve perto, mas não conseguiu conquistar a pole em Cingapura"]Vettel até esteve perto, mas não conseguiu conquistar a pole em Cingapura[/caption]

Das meninices de Vettel no treino classificatório para o GP de Cingapura quem se aproveitou melhor foi Fernando Alonso. O espanhol quebrou a maioria dos apostadores (esse escrevedor incluído) que previam para Cingapura uma primeira fila toda taurina. O grid passa muito longe disso: Vettel é segundo e Mark Webber aparece apenas na terceira fila, com o quinto lugar.



#MassaFail

Logo no início da primeira parte da classificação, o grupo dos pilotos de ponta ficou desfalcado. Felipe Massa provocou a única bandeira vermelha do treino ao parar sua Ferrari numa das curvas do circuito Marina Bay. No primeiro momento, a conversa de rádio entre o piloto e a equipe sugeriu que se tratava de um problema de motor. Pouco depois, em entrevista ao repórter Carlos Gil, da Tv Globo, Massa afirmou não saber do motivo da pane, mas acredita que o F-10 apresentou uma falha no câmbio.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Massa não chegou a completar nenhuma volta rápida"]Massa não chegou a completar nenhuma volta rápida[/caption]

O Q1 correu sem mais surpresas quando a bandeira verde voltou a ser agitada. Caíram os dois carros da Virgin, os dois Lotus e os dois Hispania. Alonso fez a melhor volta da primeira parte da classificação.



#ÍndiaFail

No Q2 o que mais chamou atenção foram os resultados fracos da equipe Force India. Célebre por ir com frequência ao Q3 na primeira parte do ano, a equipe indiana não tem conseguido um desempenho tão bom nas últimas sessões classificatórias. Os pilotos Adrian Sutil e Vitantônio Liuzzi conseguiram, respectivamente, apenas o 16º e o 17º lugares.


No rádio da Ferrari o clima era de preocupação com o motor de Alonso. O bicampeão reclamou do ajuste de seu propulsor e causou certo suspense quanto a sua presença no Q3. O problema, no entanto, foi rapidamente resolvido pela equipe italiana e o espanhol pôde retornar rapidamente para a pista.


Na Sauber, o recém recontratado Nick Heidfeld estreou de novo na equipe com um modesto 15º tempo. Seu companheiro, o japonês Kamui Kobayashi, conseguiu vaga na superpole e largará amanhã na 10ª posição.



#RedBullFail

Vettel liderou o Q2 com quase três décimos de vantagem sobre Alonso. Desde o começo do treino estava claro que a briga seria entre os dois. Considerando a ampla vantagem que o alemãozinho ostentou durante os treinos livres, Vettel era favorito. Só que o garoto tem a inconveniente mania de falhar nas horas cruciais, e deixou escapar a posição de honra em Cingapura.


Em sua primeira tentativa, Vettel não rendeu o máximo. Alonso logo de cara marcou o tempo consagrador de 1min45s390. As McLaren não puderam chegar próximo do rendimento do espanhol. Todos voltaram para os boxes para calçar pneus novos e partir para a última tentativa.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Logo na primeira tentativa, Alonso cravou a melhor volta do fim de semana em Cingapura"]Logo na primeira tentativa, Alonso cravou a melhor volta do fim de semana em Cingapura[/caption]

Na volta derradeira Vettel fez o melhor primeiro trecho do fim de semana, mas não conseguiu manter o ritmo durante toda a volta. Cravou o segundo tempo numa sessão classificatória em que o mundo todo apostava em sua pole. Pouco depois do término, a transmissão da FOM recuperou a imagem do piloto alemão raspando levemente a roda dianteira direita em um guard-rail, mas não foi especificado se o erro foi cometido na primeira ou na segunda tentativa de pole do piloto da Red Bull.


As McLaren ficaram com a segunda fila do grid em Cingapura, o que é um resultado acima do esperado para o time de Woking. O GP de Cingapura de amanhã terá transmissão ao vivo pela Tv Globo às 9hs da manhã pelo horário oficial de Brasília. A previsão do tempo indica possibilidade de chuva para o final da tarde em Cingapura. Às 20hs, hora local da largada, segundo a previsão, não deve chover.



Grid de largada para o Grande Prêmio de Cingapura:

3 comentários:

Aderson Pereira disse...

Cara, que legal. Uma dobradinha brasileira na primeira fila do grid de largada! (Claro, olhando de tras pra frente, né?)

Fico aqui pensando com meus botões: Será que o novo regulamento para as asas flexiveis afetou mesmo o desempenho dos carros da Red Bull?
Webber fez um treino bem apagado e Vettel andou lá na frente porque é do tipo "win ou wall". Arrisca muito. E mesmo quando conseguia um tempo mais baixo, não era lá grande a vantagem.

Daniel Santos Machado disse...

Massa com maior azar do mundo em? Alonso se aproveitou bem do erro de Vettel para fazer a pole. Em pensar que ele tomou um susto com o motor rsrs. Webber não entendo, segundo reino que ele vai mal. A dupla da Red Bull vai acabar perdendo esse titulo até de construtores se ficar desse jeito. Acho que vai acontecer alguma coisinha na largada e durante a corrida.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Momento de decisão. Corrida noturna do GP de Cingapura será fundamental na definição dos pilotos que vão brigar pelo título. Alonso faz volta espetacular e conta com erro de Vettel para largar na frente.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com