segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dupla de equipe: GP da Coreia

Abandonos da Red Bull


Não poderiam ter acontecido em momento pior. Hora de definição do campeonato e Alonso crescendo na briga. Terrível.

Webber errou sozinho. Acontece, mas pra quem cometeu pouquíssimos erros durante o ano esse, definitivamente, não era o momento. Agora ficou no mano a mano com Alonso, porque não creio que a McLaren vá fazer frente. E entre Alonso e Webber, nem preciso dizer quem eu acho melhor piloto.

Vettel deu azar. Ninguém pode acusá-lo de ter feito algo errado. Como quebra esse RB6, hein? Terá de ter uma estrela ainda maior do que a que Raikkonen teve em 2007 para ser campeão.

Fábio Andrade



Esse estigma de piloto regular do Mark Webber é um tanto curioso. Afinal de contas, os erros do Vettel não lhe tiraram da briga pelo título, pelo contrário, ele só está em maus lençóis por conta das quebras da Red Bull que sismam em ocorrer somente com ele. E, convenhamos, quebrar motor em corrida chuvosa é demais, não?

Só a Austrália e a Coreia marcaram uma perda de merecidíssimos 50 pontos para o alemão, recordista de poles da atual temporada, que enfrenta todas as dificuldades imagináveis de convertê-las em vitórias.

O GP da Coreia teve flashes de deja vu. O Webber resolveu errar no momento decisivo do Mundial e me fez lembrar do Alonso batendo sozinho em Fuji-2007. Já o Vettel deu uma de Schumacher em Suzuka-2006, quando ia assumir a liderança do campeonato até o motor esfumaçar. Desconfio que não será dessa vez que Adrian Newey voltará a comemorar um título.

Felipe Maciel



Fernando Alonso


Não foi brilhante, não fez uma ultrapassagem digna de nota, apenas se manteve na pista. As vezes isso basta.

Alonso vai para as duas últimas muito fortalecido psicologicamente. A Ferrari tem um histórico muito bom em Interlagos, então é bom ficar de olho. Mas duvido que ganhe em São Paulo. Creio que o título vá ser decidido na insossa Abundabe.

Fábio Andrade



Quem tem sorte como esse aí não precisa nem de pit stop bem feito. Alonso abriu caminho com a força do pensamento e levou a melhor. Se Webber vencer as duas ficará com o título, e isso nem é tão improvável assim, já que Vettel não tem muito o que fazer no campeonato a não ser se render à realidade de servir ao seu companheiro. Na Ferrari, Massa não ajuda muito ao Alonso, mas em Interlagos costuma ser um piloto mais forte.

A briga deve ficar entre Webber e Alonso, com vantagem de 11 pontos para o espanhol. Que arrancada do bicampeão nessa segunda metade do ano, não? Parece que o favoritismo mudou de mão radicalmente.

Felipe Maciel



Jenson Button


Para muitos o Button vem confirmando que numa disputa de igual para igual numa situação menos desequilibrada do que a de 2009 ele não tem vez. Pode ser, mas acho que a estratégia da McLaren hoje não foi pensada de forma errada. A equipe tinha que ousar de alguma forma e ele foi o primeiro a trocar os pneus (o primeiro ou um dos, a memória falha). Algo que destruiu a corrida dele foi ter voltado no tráfego e não resolver as ultrapassagens rapidamente.

Ficou 42 pontos atrás do Alonso. Praticamente fora da briga.

Fábio Andrade



Ele adora arriscar uma estratégia diferente... Já acertou a mão algumas vezes nesse ano, conseguindo inclusive abocanhar a vitória. Mas na Coreia não deu certo. Não sei se foi erro de cálculo da McLaren ou algum tipo de falha nos boxes, mas ele não poderia ter retornado atrás daquele pelotão. Jogou a corrida inteira fora...

A propósito, as chances de título do Button são praticamente nulas. Não tem como evitar dizer o "eu já sabia". Estava na cara que seria o primeiro dos 5 a ficar de fora. Mas não foi uma temporada ruim do Jenson; teve momentos muito respeitáveis nesta sua chegada à McLaren.

Felipe Maciel



Acidentes diversos


O crash do Rosberg com o Webber assustou. Quase batem de frente. Soube depois da corrida que Buemi foi punido por abalroar o Glock. Esse também foi forte.

Mas o que mais impressionou foi o do Petrov. Rodou sozinho. Déjà vu: faz muita força para não estar no grid em 2011.

Fábio Andrade



Um verdadeiro show de rodadas e batidas! Se tivesse um safety car para cada uma delas, não teria jeito de terminar a prova no tempo normal. Mas se as escorregadas e os erros já aconteciam com pista seca, que dirá com chuva... Destaque para o pancão do recorrente Vitaly Petrov, mais um que ensaia os passos de Nelsinho e Grosjean. Essa Renault não retém nenhum novato!

Felipe Maciel



Adrian Sutil


Ficou parecendo que Sutil e Liuzzi trocaram de capacete. O Sutil, normalmente um piloto muito elogiado, andou fazendo besteira como nunca. Perdi as contas de quantas confusões ele meteu.

Mas só erra quem tenta. Recomendo que ele tenha aulas com #KobaMito.

Fábio Andrade



Foi desesperador e revoltante assistir a essa corrida do Sutil! O que esse maluco andou inalando antes da largada? Ele não deveria ser punido por bater em Kobayashi mas sim levar uma sanção exemplar por tentar bater em todo o restante do grid. Não me lembro de ter visto um piloto provocar tantos choques num só GP.

Depois do show de horrores, vem a revelação de que enfrentou problemas de freios na maior parte do tempo. Ora, se passava por tais problemas, como poderia arriscar tanto e colocar tanto piloto em risco? Estava na cara que não terminaria a prova, o Kobayashi foi só a última de suas vítimas. Imagino que seja a pior exibição do Sutil desde que quando ele se entende como piloto.

Felipe Maciel



Organização do GP


A crítica é fácil, até já fiz no meu post. O bom é saber que (teoricamente) tudo estará resolvido em 2011.

De toda forma, acho legal procurar o lado engraçado, inusitado disso tudo. ver os carros parecendo ônibus rodoviários chegando do interior em dia de chuva, todos enlamaçados foi inédito, ao menos para mim. Mas insisto em pensar que se isso acontecesse aqui em Interlagos a reclamação seria absurda. Podem falar que é complexo de vira-latas.

Fábio Andrade



Forçação de barra é o termo correto e muito bem empregado. O Ecclestone quis pagar o preço de outro risco há algum tempo e viu o GP da Malásia de 2009 ser finalizado antecipadamente por falta de visibilidade. Graças à ganância do poderoso chefão, os pontos foram computados pela metade na ocasião. Não era culpa da natureza, era falha administrativa.

Aqui na Coreia o lance foi outro: o asfalto recém nascido jamais recebeu uma corrida de verdade antes de a F-1 pôr seus pés lá. A lateral da pista tinha lama suficiente para os pilotos levarem quilos e mais quilos de sujeira para o traçado. A drenagem dispensa comentários.

Se teve corrida foi por uma mera questão de sorte. As equipes poderiam ter levado tudo para a Coreia e não ter conseguido correr. Mas a organização do GP não precisou dormir com essa culpa. Menos mal. O que a Fórmula 1 precisa é parar de correr riscos loucos como esses. O modo como as coisas vem sendo geridas ultimamente não estão agradando. Mas tudo pelo dinheiro, claro...

Felipe Maciel

2 comentários:

Aderson Pereira disse...

Eu acho que a Force India deveria trocar de fornecedor de freios ou demitir os mecanicos que trabalham nessa area dentro da equipe.
Praticamente os dois pilotos tiveram problemas de freios. A toda hora se via uma FI tentando uma ultrapassagem transloucada e perdendo ponto de freada.

Aquela manobra do Sutil no Kobayashi foi assustadora.
O Liuzzi botou o Button pra fora da pista ao tentar uma ultrapassagem.

E outra coisa que ví foi que o Kobayashi dá show mas ele faz umas coisas arriscadas.
Saiu da pista e voltou feito um foguete, quase acerta o carro do Alguersuari. Vai acabar levando uma repreensão da FIA.

Ron Groo disse...

Button se enterrou. se já tinha poucas chances agora não tem mais nenhuma. Pobre Mclata, um piloto descabeçado e outro azarado.