quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Rússia sediará gp a partir de 2014; Yeongam ainda preocupa



FÁBIO ANDRADE


O acordo firmado entre Bernie Ecclestone, o gerente comercial da Fórmula-1  e o primeiro-minstro russo Vladimir Putin para a realização de uma corrida naquele país aperta ainda mais o calendário para os próximos anos. O GP da Rússia irá ingressar na categoria em 2014, ampliando a tendência atual de rumar cada vez mais para o leste. A estreia da Rússia no mundial acirra a disputa para sediar uma corrida já que estão confirmadas novas provas a partir de 2011. O próximo ano marcará a entrada do GP da Índia no mundial e em 2012 os Estados Unidos voltarão a receber os carros de F-1.


Semanas atrás, alguns representantes das equipes foram unanimes em dizer que 20 corridas é a quantidade máxima desejável para a categoria devido aos trâmites logísticos que envolvem as viagens do circo pelo mundo. Ecclestone concordou e declarou informalmente à imprensa que as 20 corridas de 2011 são o limite para a F-1. Resta saber quais provas deixarão o calendário para que as novas etapas entrem. No final de julho, Ecclestone deu um recado à organização do GP do Brasil, cobrando melhorias no autódromo de Interlagos, que segundo o chefão comercial, é "o pior do campeonato". O contrato da F-1 com a prefeitura de São Paulo, coincidentemente, vai até 2014.




[caption id="" align="aligncenter" width="495" caption="GP do Brasil: contrato entre prefeitura e F-1 vai até 2014"]GP do Brasil: contrato entre prefeitura e F-1 vai até 2014[/caption]
Incertezas sobre Yeongam

Charlie Whiting homologou o circuito de Yeongam há poucos dias, mas ao contrário do que poderia se imaginar, aumentaram as dúvidas quanto ao que vai acontecer na Coreia do Sul no próximo dia 24. O asfalto só foi aplicado na pista há poucos dias e é unanime a impressão de que ele não vai estar devidamente fixado daqui a pouco mais de uma semana, quando os carros começarem a circular pelo traçado. Tal como quando marcaram o GP da Malásia para o final da tarde mesmo com iminente risco de chuva em 2009, mais uma vez os comandantes do "circo" da Fórmula-1 operam sem nenhuma dose de bom senso.

2 comentários:

Julianne disse...

Escrevi sobre isso no blog semana passada. A pista excelente não vai segurar a F1 aqui, tem que melhorar - e muito - o paddock pra poder brigar, talvez até mudar a reta principal de lugar, como vão fazer em Silverstone.

Alberto Campos disse...

É concordo com a Julianne quanto a isto , mas infelismente as autoridades de nosso pais parecem estar muito preocupadas com outra coisa.
É triste saber que no Brasil a maior preocupação seja com a copa do mundo !
E para falar a verdade eu nao acredito que o Brasil tenha condições para se gastar com hospitais , quem dira com F1 ! Uma pena mesmo acreditar fielmente que um pais com uma forte trad~ição no esporte a motor tnha que ficar fora do calendario da F1 !