quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A matemática do título a 3 provas do fim



FELIPE MACIEL


Restando apenas Coreia, Brasil e Abu Dhabi para finalizar o Mundial 2010, já está na hora de fazer um balanço dos cenários que dariam título a cada um dos postulantes vivos na disputa. Assim diz a tabela:

Mark Webber - 220 pontos
Fernando Alonso - 206
Sebastian Vettel - 206
Lewis Hamilton - 192
Jenson Button - 189



Líder isolado, Mark Webber pode se dar ao luxo de abandonar uma corrida, sendo que se vencer as outras duas o campeonato será seu.

O caso de Alonso e Vettel é o mesmo: ambos sonham em vencer pelo menos duas corridas das três que ainda faltam. Na terceira, bastará chegar à frente do Webber para ficar com o caneco.

A partir daí vem as McLarens, que não poderão economizar santo se pretendem dar a volta por cima na temporada praticamente perdida. A Lewis Hamilton, basta vencer todas as 3 etapas, desde que o australiano nunca consiga um resultado melhor que a terceira colocação.

A matemática do Button é ligeiramente mais desafiadora. O atual campeão tem de ganhar todas, torcer para que Webber não faça nada melhor que 2 terceiros e 1 quarto lugar, independente do resultado dos demais.

E aí? Em quem você mais acredita nessa reta final? Quanto pilotos chegarão com chances ao último GP do ano? São os momentos finais para se fazer qualquer aposta em 2010 (que, diga-se, passou rápido como de costume).

3 comentários:

Ron Groo disse...

Pelo que vem apresentando até aqui, pela cabeça que parece mais fresca que a dos outros eu ainda aposto no Webber.
Vettel parece ainda não ter estofo pra brigar na pressão e o Alonso eu quero que exploda.

Aderson Pereira disse...

Eu acho que a RedBull tem que deixar de ser idiota e trabalhar em cima do Webber pra conquistar esse titulo o mais breve possivel.

Foi o piloto mais constante, errou pouco. Enfim, Webber fez a parte dele e merece muito esse titulo.
Nunca fui com a cara dele, alias achava que era daquele grupinho que só faz figuração como o Trulli e o Fisichella, que já se foi.
Mas queimei a lingua e tae o cara fazendo um bom trabalho.
Podia ter dado uma de porra louca e ter arriscado pra cima do Vettel no Japão. Mas conciente, pensou no titulo e assegurou os pontos do segundo lugar.

Alonso, tá com sorte mas esse carro dele parece que a qualquer hora vai aparecer com aquela fumaça branca. Acho dificil que não vá acontecer isso nessas 3 corridas restantes.

Vettel, tem o mesmo carro de Webber mas é imprevisivel. A qualquer momento pode aprontar uma daquelas.

Hamilton, putz! O cara tá com uma uruca terrivel. Bateu em Monza, Bateu em Cingapura, Bateu no treino livre do Japão, na classificação foi penalizado e na corrida perdeu uma marcha. "Mizifi tá carregado mó fio".

Button, se o carro da Mclarem tiver uma reação fenomenal nessas ultimas corridas, se ele for mais impetuoso e se seus concorrentes não pontuarem, pode levar o titulo. Mas convenhamos, essas 3 hipoteses são bem dificeis de acontecer, né?

Alberto Campos disse...

Se a RedBull não trabalhar para Webber , a coisa ficará preta em , troste sera ver um Alonso da vida campeão!



Que horror !