sábado, 23 de outubro de 2010

Red Bull domina primeira fila na Coreia do Sul



FÁBIO ANDRADE


Todos apontavam a Red Bull como favorita para a pole no GP da Coreia do Sul. No estreante circuito de Yeongam, a equipe austríaca fez o que se esperava e dominou a primeira fila. Logo atrás dos taurinos larga Fernando Alonso, da Ferrari, que era o pole position até Mark Webber e Sebastian Vettel - o pole de fato - terminarem suas voltas.




[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="Vettel conquistou sua nona pole em 2010"]Vettel conquistou sua nona pole em 2010[/caption]

O circuito de Yeongam foi, finalmente, inaugurado em uma atividade oficial para a Fórmula-1. A apreensão que dominou o noticiário da categoria nos últimos meses se dissipou. O asfalto resistiu aos carros, apesar de alguns bumps, o que não é o maior dos dramas. Apesar da aparência de canteiro de obras, a pista da Coreia não parece sofrer de grandes males. Para os padrões Tilke, Yeongam oferece um relativo ar de novidade, com algumas curvas que parecem ter tangências não tão óbvias. Contrariando a moda Tilke no jeito de vestir os autódromos, a pista possui alguns muros bem próximos do traçado. O concreto, porém, chegou antes de existir uma cidade para justificar sua existência.



Yeongam: as primeiras impressões

A primeira imagem que chamou atenção na transmissão televisiva dos treinos da Coreia foi a saída dos boxes. Parece ser nesse nicho da pista que o projetista alemão Hermann Tilke mais gosta de ousar. Em Abu Dhabi a saída do pit lane é constituída por um túnel. Em Yeongam a linha branca que delimita o espaço a ser percorrido por quem sai dos pits termina num cotovelo.


Durante a classificação, a cada escapada que os pilotos davam na pista, aparecia uma outra característica que deve marcar esse primeiro gp coreano: a poeira no traçado. Como se trata de um autódromo muito recém-inaugurado, a pista ainda se encontra muito suja. Pesa ainda o fato de os pilotos, a cada saída de pista, levantarem a terra das áreas que margeiam a pista e trazerem esses detritos para o traçado.



Hamilton e Alonso ameaçam, mas Red Bull continua líder

No treino em si, Lewis Hamilton e Fernando Alonso chegaram a ameaçar o domínio dos Red Bull. O britânico foi o mais rápido do Q1 e o espanhol tinha a pole até poucos instantes antes do fim do treino. Mark Webber fez a volta mais veloz do Q2, mas nem mesmo o líder do campeonato conseguiu barrar Sebastian Vettel, que cravou a segunda pole consecutiva no oriente.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Alonso conquistou o 3º lugar no grid"]Alonso conquistou o 3º lugar no grid[/caption]

O alemão conquistou a posição de honra com o tempo de 1min35s585. Vettel foi apenas 74 milésimos de segundo melhor do que Webber na sinuosa pista da Yeongam. Era justamente por causa das muitas curvas em zigue-zague do traçado que a Red Bull era apontada como favorita, mas na Coreia não se viu o que aconteceu em Hungaroring, por exemplo, quando a equipe austríaca pôs quase um segundo sobre as rivais. A liderança de Vettel e Webber é observada de perto por Alonso que, na verdade, era o pole com a excelente volta de 1min35s766 até muito perto do fim. Vettel e Webber só pularam na frente na última volta rápida do trieno.


Os três primeiros colocados no grid são os três mais bem posicionados na tabela. No quarto lugar larga Hamilton, que parte para o tudo ou nada amanhã. O GP da Coreia do Sul é, muito provavelmente, a última chance de o britânico continuar na briga pelo título. Dos que ainda têm chances de conquistar a taça, Jenson Button é o que se encontra em pior situação. Além de ser o quinto dos cinco que disputam o mundial, larga na pior posição entre eles, o sétimo lugar.



Os tempos caem, mas a pista continua suja

O melhor tempo no Q1 foi registrado por Lewis Hamilton: 1min37s113. No Q2 foi a vez de Webber ser o mais rápido, com 1min36s039. Só aí o tempo foi baixado em 1.074s. Como a pole de Vettel baixou o tempo de Webber no Q2 em mais meio segundo, dá para dizer que a pista melhorou 1.528s durante a classificação. Consequência da deposição de borracha no traçado ainda muito cru de Yeongam.


O problema para amanhã é que fora do trilho onde passam os carros a aderência tende a ser muito baixa. Por isso Webber é o que tem a posição mais ameaçada entre os três primeiros: ele larga do lado sujo da pista e a tendência é que não consiga fazer uma boa largada amanhã. Por outro lado, se Alonso pensa em ser agressivo e partir para cima de Vettel, o espanhol assumirá grandes riscos. A pilotagem fora o traçado ideal provavelmente será mais difícil do que o habitual em função da sujeira presente na pista.




[caption id="" align="aligncenter" width="490" caption="Em 2º, Webber larga do lado sujo da pista"]Em 2º, Webber larga do lado sujo da pista[/caption]

O GP da Coreia do Sul acontece na madrugada de sábado para domingo, às 4 da manhã no horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Tv Globo.



Grid de largada para o Grande Prêmio da Coreia do Sul:

4 comentários:

GALBA CUNHA disse...

E o MASSACORRIDA continua levando 8 décimos do NADASEI no Q3.MEDÍOCRE!!!

Aderson Pereira disse...

Torço muito pelo Webber mas amanhã largando no lado imundo (pq sujo é pouco!) e ainda com possibilidade de chuva, que transforma aquilo em sabão, fica a expectativa de como o australiano vai se virar pra se manter a frente de Alonso que larga no lado limpo.

Vettel se não fizer bobagem ganha facil.
O problema é que nessa pista pra errar ponto de freada é facil, facil.

Lucas disGrassi tomou de lavada do Glock. A situação dele na equipe deve tá nada facil.
Bruno Senna foi outro que tomou 8 decimos do Yamamoto(??).

Caso chova amanhã e a pista, por ter sido feita "nas coxas", não tiver um bom sistema de drenagem, aquela penultima curva que fica colada ao muro é capaz de encher d´agua, complicando ainda mais aquele trecho da pista.
Viram o que aconteceu com o Hamilton??

Fábio Andrade disse...

Aderson, segundo informações do Victor Martins, choveu na madrugada coreana e há sérias possibilidades de chover na hora da corrida.

marcos disse...

uma dos melhores treinos do ano, foi bem emocionante, com os pilotos errando na busca pelo limite, mto legal. Pena a corrida corre risco de não ser assim...