segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A esportividade e a tamanha disputa na Red Bull



ANDERSON NASCIMENTO



Será mesmo que a Red Bull abrirá mão do seu primeiro título mundial de pilotos em troca do status e da lembrança de ser uma equipe profissional e que preza o esporte acima de tudo? Ou será que no momento que realmente resolver decidir por Sebastian Vettel ou Mark Webber, deixará essa conversa de lado, que ganhou ainda mais força depois da marmelada da Ferrari no GP da Alemanha, e entregará a vitória a algum de seus comandados? Faltam apenas alguns dias para que conheçamos as respostas.



Primeiramente, é digno de nota ressaltar que não seria bom para uma jovem equipe, que tem como dona uma empresa séria e respeitada nos meios esportivos que investe, ficar manchada pela falta de esportividade dentro da principal e mais importante categoria automobilística do planeta. Não seria nada bom para sua curta história automobilística!

Se diz que Webber declarou em entrevista após a corrida realizada em território brasileiro que preferiria ver Fernando Alonso campeão do que seu companheiro e grande rival levantando o troféu em seu lugar. Se isso realmente for verdade o ambiente dentro da equipe das latinhas ultrapassa o "nível do péssimo".

Já Vettel deu a entender que poderá ceder lugar ao seu companheiro de equipe em Abu Dhabi para que ele possa se tornar o campeão, sendo essa a única oportunidade de auxílio que Webber tem nas mãos, já que, nessa disputa interna, a Red Bull joga totalmente a favor do jovem alemão, enquanto que o experiente australiano luta sozinho pela taça. Apesar disso, Christian Horner declarou algo não tão parecido com essa realidade:
Nós apoiaremos os dois pilotos igualmente, e os dois pilotam para o time. No final do dia tenho certeza que eles farão o que for certo para o time. Não tenho dúvida sobre isso. Então, não haverá ordens de equipe, e eu não acho que exista alguma decisão difícil para ser tomada.

Disputa que chega a ser assustadora entre Vettel e Webber, mas que ainda reservará muitas emoções para Abu Dhabi. Quanto a grande esportividade dos taurinos, prefiro acreditar mesmo que levarão isso até o final. Mas não há dúvida alguma de que o Príncipe das Astúrias ri bastante em algum lugar com tudo isso.

4 comentários:

Eduardo disse...

Queria saber o que de anti-esportivo tem em dois pilotos receberem ordem em prol da equipe, independente de qual seja a ordem!!!! A mesma coisa em qualquer empresa... os funcionarios devem trabalhar coletivamente para a prosperidade dela!!! Assim deve-se esquecer orgulhos individuais neste momento e o mais racional era que Vettel tivesse cedido a vitoria a Webber e o ajudasse na proxima corrida pelo bem da propria RBR. Todo mundo sabe que Vettel não é segundo piloto como Massa e Barrichello foi, e inclusive apesar de está atras do companheiro no campeonato é o preterido da equipe, portanto não seria humilhante para ele nas circustancias que o campeonato se encontra ajudar Webber.

Ron Groo disse...

Diz aquele presidente com nome sopa de letrinhas que prefere perder a dar ordem de inversão...
Entenda-se... Preferimos perder a pedir pro Vettel abrir.

William Nascimento disse...

Webber tem mais chances. Vettel será o campeão. Algo me diz que Alonso não termina a corrida!

Aderson Pereira disse...

Eu acho que tá tudo acertado para Webber fazer a pole e Vettel ficar em segundo.
Webber larga e vai embora. Vettel fica de escudeiro.
Acho até que se Alonso tentar alguma ultrapassagem, aquele Vettel "Kamikaze" que conhecemos não pensara duas vezes em se enrroscar com o espanhol. Tirando os dois da corrida e assim garantindo o titulo para o Webber.
A unica chance do Alonso é ultrapassar o Vettel ou o Webber na largada. Se ele deixar a dupla chifruda sair na frente, dançou. Só um erro ou falha dos carros da RedBull para salva-lo.