sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FIA libera jogo de equipe a partir de 2011



FELIPE MACIEL



Acabou a hipocrisia. O que sempre foi permitido na prática deixou de ser proibido na teoria.

A FIA acaba de confirmar a remoção do item do regulamento que bania as ordens de equipe, conforme esperado desde o desfecho da polêmica do GP da Alemanha. Os próprios leitores do Blog F-1 votaram e indicaram essa medida como a mais adequada, e assim acabou sendo feito.

Não existe nada melhor do que deixar uma regra bem esclarecida. O meio-termo era simplesmente impraticável; não se pode olhar para a estação do ano para decidir se uma atitude é permitida ou ilegal. E proibir algo realmente difícil de controlar exigia um nível de otimismo acima da média para se dar a esse trabalho.



Essa liberação, no entanto, não significa que as ordens de equipe se tornarão mais freqüentes, afinal de conta elas não são um privilégio da F-1 contemporânea, sem falar que a decadente regrinha não punha medo em ninguém. Quando feita, continuará se dando na segunda metade do campeonato, quando o cenário da briga pelo título for mais esclarecedor para as próprias equipes.

A federação fez questão de ressalvar que ações que causem má reputação ao esporte podem ser tratadas pelo famigerado artigo 151c do Código Esportivo. Chega a ser uma declaração potencialmente risível, porque se ela jamais chegou a punir a troca de posições durante os anos em que as duas regras estavam em vigor, não será agora, com uma regra a menos, que passará a atuar com mais rigidez.

O mais interessante de todo o anúnciou, porém, vem a seguir: A FIA afirmou que todas as conversas de rádio das corridas serão disponibilizadas na íntegra para a imprensa a partir de 2012. Nesse processo de abertura e transparência dos bastidores da F-1, quem ganha é o torcedor.

6 comentários:

Tweets that mention FIA libera jogo de equipe a partir de 2011 « Blog F-1 -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Fórmula 1 Brasil, Luciano Rodrigues, Rádio OnBoard, PauloVitorG.Freitas, daneoshiga and others. daneoshiga said: RT @f1brasil: FIA libera jogo de equipe a partir de 2011 http://migre.me/2R5d2 #f1 // =( [...]

Renato Breder disse...

"Quando feita, continuará se dando na SEMANA metade do campeonato..."

Você quis dizer "...na SEGUNDA metade..."

um abraço.

PS: que comentário maluco é esse aí em cima?!

Felipe Maciel disse...

Boa! Corrigido.

Abs

Ron Groo disse...

Liberou, mas deixou confuso. Diz que se ferir a hombridade do esporte aplica-se o artigo 151c do código esportivo. Que nunca vi e nem sei o que reza. Mas... Também não explicaram o que é a tal hombridade esportiva.

Renan do Couto disse...

Felipe, vai um trecho do post que escrevi em meu blog, que contém a minha opinião:
"O jogo de equipe faz parte do automobilismo. É aceitável que um piloto trabalhe em favor de outro, quando este não tenha mais chances de título, ou então se estiver algo desse tipo escrito no contrato. Um piloto segurar os demais para que o candidato ao título vença, uma troca de posições, tudo bem. Não é o que aconteceu na Alemanha, ali a imagem do esporte foi manchada, pois ficou a imagem de que importa somente o dinheiro que entra no fim do ano, não a competição.
Casos como esses deveriam ser enquadrados ou como atitudes anti-desportivas ou então nesse artigo 151c. Só não pode passar batido."

Esse artigo 151c é um "quebra-galho". A espionagem em 2007 e o Cingapuragate em 2009 foram parar nele.

Daniel Santos Machado disse...

Acho que, se for pra proibir mas não punir depois, que se libere mesmo.