quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A novela Lotus



ANDERSON NASCIMENTO



Nesta quarta-feira (08) a Lotus Cars, empresa que tem como dona a malaia Proton, anunciou que comprou as ações da Renault na Fórmula 1 e, ao lado da Genni Capital, tornou-se uma das principais acionistas da equipe. Assim, o grupo entra na categoria e como aconteceu na década de 80 com a Lotus de Colin Chapman, a Lotus Renault ostentará como cores em seus carros o preto e o dourado.



Mas até aí as coisas ficam fáceis de se entender. Acontece que uma outra Lotus, a de Tony Fernandes, que iniciou sua saga na Fórmula 1 nesta temporada, não está nem um pouco feliz com o que vem acontecendo do outro lado. O empresário malaio e a Lotus Cars brigam na justiça para ver quem poderá deter o nome que Colin Chapman batizou sua antiga equipe.

Vale lembrar que a intenção da Lotus Cars não é apenas de tirar o nome que garante ser seu dos malaios, mas sim entrar de vez no automobilismo mundial. Já fez isso neste ano quando ingressou na Indy, além de já possuir um acordo para correr junto à ART na GP2.

Porém, enquanto isso não se resolve, as duas equipes continuarão a se chamar Lotus e ambas usarão motores Renault, além de correrem com as mesmas cores, conforme Fernandes havia anunciado meses atrás. Uma bagunça organizada como diria meu amigo.

No entanto, o que deve acontecer (espero que até o início da próxima temporada) é que a Lotus que participou do grid nessa temporada deverá perder a luta na justiça e se chamar 1 Malaysia. Enquanto as cores, ninguém poderá impedir que o time de Fernandes cumpra a promessa de correr com as cores preta e dourada. Aí eu quero ver diferenciarem facilmente os carros quando estes estiverem passando a quase 300 km/h.

8 comentários:

Renato Breder disse...

Esse povo que quer confundir é tudo da mesma laia! É de uma laia má, ou seja, de uma má laia!
Que confusão malaia! (hehehehehe)

Se as equipes deste ano - excetuando-se aí a Lotus e a Renault - mantiverem suas cores, teremos mais confusão cromática em 2011...

* 8 carros predominantemente pretos: Virgin, Hispania (é um cinza bem escuro, tá bom...), Lotus e Renault, sendo que as duas últimas estarão em 'preto e dourada'!!
* 4 carros prateados: Mercedes e McLaren (com o vermelho Vodafone fazendo a diferença)
* 4 carros 'rubro-taurinos': Red Bull e Toro Rosso
* 4 carros branco-vermelho ou laranja-verde: Force India (com o laranja) e a Sauber (com o patrocínio mexicano da Telmex pode 'adquirir' um pouco de vermelho e verde junto ao seu branco)

Sobram a Ferrari e a Williams. Se der a louca da Ferrari - como no final da temporada de 1964 - e pintar seus carros de azul ou a louca acontecer na Williams, pintando seus carros de vermelho (como em 1998), elas se confundirão... Agora, se a loucura acometer ambas as equipes simultaneamente, elas trocarão de cores e aí a confusão será maior ainda... Uau!! Quem dera acontecesse isso!!

um abraço.

Ron Groo disse...

Eu queria que que o malaio ganhasse a briga, mas... Pelo menos vamos ter um carro lindo pro ano que bem. Eu adorei este ai.

Anderson Nascimento disse...

Nem me fale Ron. Design espetacular. Além do preto e do dourado, colocaram esse vermelho da Total que ficou incrível. Abçs!

Tomás Motta disse...

Vou ter que ser forçado a discordar de você Anderson.
Na minha opinião esse vermelho-rosa da Total é uma aberração e fora de contexto com a bela pintura do carro.

Sou mais a possível pintura do T128: http://theformula1.wordpress.com/2010/12/08/desvendando-o-lotus-t128-ef/

Abs.

Tomás Motta disse...

"e der a louca da Ferrari – como no final da temporada de 1964 – e pintar seus carros de azul ou a louca acontecer na Williams, pintando seus carros de vermelho (como em 1998)"

haha.. esses carros ficaram muito estranhos.

iGOR BdA disse...

O TEAM Lotus, de Tony Fernandes, não tem a menor chance de perder a batalha na Justiça contra a Proton, aka "Lotus GROUP". Estas sempre foram companhias distintas e separadas.

TEAM Lotus é a única que já construiu e participou da corridas de monopostos. Os documentos são legítimos e inquestionáveis.

O governo malaio, ao comprar a empresa Lotus GROUP não fazia a menor idéia de que não estava comprando também o TEAM Lotus.

Essa ação da Proton é uma atitude desesperada a fim de confundir todo mundo na tentativa de usurpar algo que nunca lhe foi de direito.

Acho que as pessoas que querem escrever sobre F1 deveriam procurar conhecer os fatos exatos antes de sair emitindo opiniões sem qualquer base...

http://joesaward.wordpress.com/2010/11/09/david-hunt-talks-about-team-lotus/

Daniel Santos Machado disse...

Tirando esse vermelho da Total, o carro é lindo mesmo. Nenhuma Lotus é aquela de Colin Chapman, mas espero que ambas tenham bons resultados no ano que vem.

Lucka disse...

Never would have thunk I would find this so idnipsensable.