sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pelo fim da abstinência... a corrida dos sonhos!



FELIPE MACIEL


Fim de temporada em novembro. Início de temporada em março. Dá-lhe paciência para o fã da F-1, que mal se aguenta quando o calendário reserva 3 semanas de férias no meio do ano; 4 meses de abstinência é demais.

Daí você se pega delirando com algumas ideias esdrúxulas. Mas ideias esdrúxulas do bem, não aquelas aberrações que Mosley e Ecclestone tinham a ousadia de trazer a público, nos levando a perguntar como esse distintos senhores podiam estar à frente da administração da Fórmula 1.

Não, ideia de torcedor é sempre mais especial, mais original, mais sensacional. Lá vai.



Imagina uma corrida extra-campeonato, onde os pilotos correriam sem a menor preocupação em administrar os pontos, submissão à equipe, agradar a patrocinador... O único objetivo seria vencer. A única motivação seria buscar ultrapassagens sem medo de errar, como se fosse uma corrida de kart. E acima de tudo, a única regra inusitada seria: é proibido competir pela mesma equipe pela qual disputou o campeonato.

É fácil inventar o nome do espetáculo. Eu sugiro "Silverstone Shootout". Circuito dos bons, próximo dos QGs das equipes, torna a ficção mais fatível.

Agora imagina o sorteio do grid... É aleatório, poderia sair de qualquer jeito. Poderia ficar assim:
Red Bull
1 - Heikki Kovalainen
2 - Felipe Massa

McLaren
3 - Bruno Senna
4 - Michael Schumacher

Ferrari
5 - Kamui Kobayashi
6 - Vitantonio Liuzzi

Mercedes
7 - Nico Hulkenberg
8 - Timo Glock

Renault
9 - Nick Heidfeld
10 - Jaime Alguersuari

Williams
11 - Robert Kubica
12 - Sebastian Vettel




Force India
14 - Fernando Alonso
15 - Lucas di Grassi

Sauber
16 - Jarno Trulli
17 - Jenson Button

Toro Rosso
18 - Nico Rosberg
19 - Lewis Hamilton

Lotus
20 - Rubens Barrichello
21 - Mark Webber

Hispania
22 - Adrian Sutil
23 - Vitaly Petrov

Virgin
24 - Christian Klien
25 - Sebastien Buemi


Pronto. Minha ingenuidade momentânea não me permite ver por que algo assim não possa acontecer. Manda todo mundo pra pista. Treino livre 1, treino livre 2, treino livre 3. Classificação. Largada!

Você sabe quando os devaneios estão se agravando quando tenta formular uma ideia ainda melhor. Já pensou se em vez de trocarem de equipes, eles fossem na verdade correr com os carros da GP2? Hum... com certeza haveria muito mais ultrapassagens.

Mais uma regra: não vale vencer a corrida extra-campeonato dentro do carro. Tem que estacionar em frente à linha de chegada, desligar o motor e empurrar até o bólido cruzar completamente. Como Hamilton ensaiou:



Ok, chega de brincar, antes que alguém comece a acreditar que enlouqueci de verdade.

Mas uma dúvida interessante que parece válida de se levantar seria: o que é mais difícil para o público da F-1? Pegar uma pausa de entre-temporada no ritmo de um ano de grandes corridas como foi 2010, ou entrar na pré-temporada após um ano fraco em espetáculos como 2009 sustentando a ansiedade de conhecer as novidades que a F-1 que trará?

Um trimestre de intervalo é sempre chato, mas creio que seja um pouco mais fácil lidar com a situação após um ano empolgante, que deixará saudades. Ao menos sabemos que foi possível se satisfazer enquanto os motores roncaram, sem precisar levar muita frustração para a pré-temporada. E 2010, felizmente, marcou momentos agradáveis na F-1.

Não precisamos aguardar a nova temporada clamando por nenhuma revolução técnica ou esportiva. Muita expectativa foi colocada sobre o fim do reabastecimento, e a melhoria de fato correspondeu. Mas para 2011, não nos preocuparemos tanto com o KERS, a asa traseira móvel ou a novidade que for. Teoricamente nada tende a piorar. E não piorar o que está bom já é uma conquista, mesmo que também tenha pouco a melhorar.

6 comentários:

Ron Groo disse...

Só aplaudindo!

Mas eu colocaria o Alonso na Hispânia.

Renato Breder disse...

Dada a "maluquice" (do bem!) do Felipe Maciel, ai vai uma sugestão para esta Corrida Maluca:

Na equipe prostituta, Genii - de caso com a Proton -, e que usa nome de guerra Renault, coloque como chefe de equipe Flávio Briatore, como engenheiro-chefe Pat Symonds e como dupla de vigaris... digo pilotos, Michael Schumacher (Dick 1) e Fernando Alonso (Dick 2). E para completar o quadro, que sejam substituídos, sorrateiramente, os chassis Renault pelos da Hispania, mantendo-se a pintura amarelo-preta da equipe meretriz...

um abraço...

Tomás Motta disse...

Nunca vi ninguém tão criativo para acabar com a abstinência da F1. De qualquer forma, aprovo (quase) qualquer coisa para ter alguma corrida de F1 a mais. E se esta for diferente como dito acima, seria demais.

Eu sempre trato de reduzir essa conta, de março para fim de janeiro- onde já temos as apresentações dos carros. Já no primeiro dia de fevereiro começam os testes pré-temporada, onde já começam as especulações sobre quais carros podem vencer.

Que chegue logo!

Abraço Felipe.

Willian disse...

Ideia completamente maluca, Maciel - mas também fantástica. Seria muito interessante se isso acontecesse de verdade.

marcos disse...

seria mto legal mesmo uma corrida bem doida, mas muito divertida! E continuamos nessa abstinencia...

Ingryd Lamas disse...

auhahuahuahuahuahuahuhuhuaahu EU RI PACAS!!!!!
Coitada da RedBull cara, KOVA E ZACA????
Sensacional. Eu dava um dedo o da mão esquerda pra ver essa corrida!

bjo bjo