domingo, 6 de fevereiro de 2011

Kubica, o acidente, a cobertura



FÁBIO ANDRADE


O acidente sofrido pelo piloto polonês Robert Kubica nesse domingo durante sua participação em um rali na Itália foi assunto de destaque na manhã deste dia 6 na web. Rapidamente o nome do piloto polonês entrou no Trending Topics, a lista de assuntos mais comentados do Twitter. E em meio às notícias desencontradas de primeira hora, um tema que sempre anda ao lado dos acidentes e catástrofes novamente se fez notar: a cobertura da imprensa em casos como esse.




Kubica se acidentou quando participava de uma etapa de rali nas proximidades de Gênova, no norte da Itália. O piloto da Renault guiava acompanhado por James Gerber, seu navegador, que saiu ileso do acidente. Para Kubica, entretanto, o choque com um muro às margens da estrada resultou em várias fraturas na perna, braço e mão direitas. As lesões foram confirmadas pela Renault. Ainda no final da manhã a informação era de que o piloto ainda estava na mesa de cirurgia e a avaliação inicial dos médicos era de que o risco de amputação da mão do polonês era baixo, apesar das sérias lesões.


Os fatos são esses. Alguns veículos de mídia europeus, porém, noticiaram que Kubica chegou a ter uma das mãos amputadas ainda no local do acidente. No Brasil, o direcionamento da notícia em alguns sites pendeu para a declaração que Eric Boullier, chefe da Renault, deu na semana passada, quando afirmou que o brasileiro Bruno Senna era o substituto imediato em caso de problemas com algum dos titulares (Kubica ou Petrov). Tudo isso ainda nas primeiras horas após o grave acidente.




[caption id="" align="aligncenter" width="498" caption="O carro de Kubica após o acidente"]O carro de Kubica após o acidente[/caption]

Os protestos logo se fizeram ouvir no Twitter. E nessa era em que a lógica de mercado penetrou em praticamente todos os setores, tornou-se comum ver os veículos de comunicação estampando seus posicionamentos mercadológicos disfarçados de “interesse do público”. Alguns veículos devem achar que é de “interesse do público” saber que um piloto brasileiro - sobrinho de um tricampeão brasileiro - pode ocupar a vaga de Kubica. E de fato isso é algo de interesse do público, não só o brasileiro mas o que acompanha a Fórmula-1 de uma forma geral. Mas o interesse maior poucas horas após um acidente grave, que pôs em risco a vida do piloto e cujas consequências ainda são incertas para a carreira do polonês, é saber sobre o estado de saúde de Kubica. Curiosidade sobre possíveis substitutos é algo secundário, até fútil e mesquinho, sobretudo porque a declaração de Boullier no fim das contas não quer dizer nada.


Kubica segue sendo operado durante toda a tarde de domingo na Itália. Na próximas horas um boletim médico deve atualizar o estado de saúde do piloto polonês.

7 comentários:

Ingryd Lamas disse...

Disgusting. É a única palavra que eu consigo achar pra essa confusão gerada pela imprensa, e pela falta de tato dos que querem, a qualquer custo, enfiar o primeiro sobrinho em qualquer porcaria de carro da F1. Que fique com o carro de Kubica, se isso lhe importa no momento. O que querem os que gostam de Robert é em primeiro momento, que sua vida seja preservada, em segundo, que seu braço e suas funções sejam reestabelicidos para que assim, o narigudo volte a fazer o que sempre fez, correr. Que seja de rally.

Ron Groo disse...

O importante é que ele está bem. Não corre risco de morrer. O resto depois se vê e particularmente penso que ele volte. E bem.

Edgard disse...

O mais irritante e que demonstra a total ausência de tato, como disse a Yngrid, é entrar no site 'oficial', da 'emissora oficial' e ser lembrado em todos os posts que o primeiro-sobrinho é o terceiro piloto da equipe, como que demonstrando a quase 'obrigatoriedade' em dar a vez para que seja o eleito a carregar a equipe...sinceramente, ridiculo.

Aline disse...

Estive fora a manhã toda, e em casa só olhei a internet por volta das 16h. Foi um choque, mas a essa altura as informações eram mais claras. Logo em seguida o Ico publicou o texto sobre o show de horrores que foi o serviço de desinformação prestado pela imprensa. Eu tenho a impressão de que é cada vez mais recomendável não correr pra se informar. A temporada já começa baixo-astral, ficamos sem um dos melhores do grid. Ainda bem que ele é aparentemente um highlander e vai sair bem de novo!

Rhamses Soares disse...

Só uma coisa que eu não entendi. O porque ele estava na Italia no Rally, se os pilotos já estão de volta para experimentar os novos carros? Ele deu uma fugida do trabalho mesmo?

Mas ele vai sair dessa, o cara é praticamente imortal. E que venha a temporada de 2011

Fábio Andrade disse...

Bom, legal que mais gente teve a sensação de que houve um certo exagero na repetição do fato do Senna ser o provável substituto. Reitero: acho normalíssimo que isso esteja sendo tratado hoje, com o estado de saúde do Kubica relativamente normalizado e com o risco de morte e amputação de um dos membros afastados. O deselegante foi esse assunto ser tratado como prioridade ontem, no calor das primeiras horas do acidente, quando a preocupação deveria ser outra.

Rhamses, como os testes de pré-temporada são limitados e estamos no meio de um intervalo entre eles (eles só recomeçam no próximo dia 10 em Jerez), o Kubica, tecnicamente não fugiu do serviço não, hehe. Até porque o contrato dele com a Renault permite a participação nesse tipo de evento. Kubica é, de fato, um apaixonado por carros, sejam eles quais forem.

Felix disse...

Foi um milagre ele ter sobrevivido e será outro milagre que ele volte a pilotar um F1.