quarta-feira, 30 de março de 2011

Vale a pena apostar em Petrov?



ANDERSON NASCIMENTO


Vitaly Petrov conseguiu um inesperado e excelente resultado no GP da Austrália, que marcou a abertura do Mundial de Fórmula 1. O rótulo de piloto pagante começou a cair por terra assim que o piloto russo recebeu seu primeiro troféu na categoria, em seu primeiro pódio e o único até agora de seu país na F-1.

Em Melbourne, Petrov fez uma corrida consistente, sem erros (ou se teve não comprometeu sua corrida) e mostrou que pode ser ele o piloto que conduzirá a equipe durante o ano na ausência de Robert Kubica. Nick Heidfeld que foi contratado para este posto foi um fiasco em sua corrida de estreia na Renault.

Petrov nunca foi um piloto de encher os olhos e raramente (para não dizer nunca) foi considerado um potencial campeão por onde passou. Sempre enfrentou dificuldades, amargando resultados ruins em comparação com seus companheiros de equipe. No ano passado errou muito, passou pelo risco de ser demitido, visto que a Renault enrolou até onde deu para renovar seu contrato, que contou com um belo dinheiro de seu país para que ele pudesse ser fechado, isso ninguém há de negar.

[caption id="" align="aligncenter" width="809" caption="Mesmo após o 3º lugar na Austrália, Petrov ainda segue contestado"]Vitaly Petrov Renault[/caption]

Mas ninguém pode negar também que Vitaly amadureceu e o GP da Austrália não foi sua primeira amostra disso. No ano passado, quando impediu por diversas vezes uma ultrapassagem de nada mais, nada menos que Fernando Alonso, o russo já mostrava que não era mais o piloto das corridas iniciais na F-1. Correu grande parte da corrida em Abu Dhabi sob a pressão de um bicampeão que era o candidato com mais chances de levar o título naquele momento. Não errou, segurou uma Ferrari atrás de si e fechou o ano como um dos protagonistas. O que ele fez em Albert Park é uma continuação de quem já aprendeu basicamente como lidar com coisa de pilotar um carro de F-1.

O GP australiano provou ao longo de sua história que costuma ser uma etapa atípica comparada as demais provas do ano. Por isso, talvez seja cedo demais para transformar o resultado de Petrov na Austrália em uma marca que deve ser seguida durante toda a temporada. Sem tirar seus méritos pela conquista do terceiro lugar, mas o russo pode terminar 2011 com o mesmo baixo desempenho no geral da temporada passada e, por conta disso, perder a vaga na Renault.

Isolando o resultado deste último domingo, fica fácil dizer que Petrov possui um potencial que merece ser explorado e que ele pode voltar a conduzir a Renault a bons feitos novamente. Mas, analisando o contexto e toda a sua carreira como piloto, apostar no garoto pode não ser uma das tarefas mais fáceis e talvez bastante ingrata.

2 comentários:

Marcelonso disse...

Anderson,

Petrov fez uma bela corrida é verdade, mas ainda é precoce demais especular a respeito de suas possibilidades.
Talvez tenha sido algo pontual, talvez não...( Who Knows?)

Quanto ao Heidfeld, não fez um bom final de semana também é licito dizer, por outro lado acabou sem possibilidade de mostrar seu potencial quando teve o carro rasgado( e não foi pouco) no toque com Buemi, ainda assim acabou em 14º.

Portanto, penso que precisamos de ao menoas aguardar até a fase européia para então tirarmos nossas conclusões.


abs

Ron Groo disse...

É cedo demais para qualquer prognóstico em relação ao russo, mas que foi bonito ver sua corrida foi.
O que podemos é torcer para que ele se de bem este ano.
Gente de talento nunca é demais.