sexta-feira, 25 de março de 2011

Nos primeiros treinos, Red Bull e McLaren lideram



ANDERSON NASCIMENTO


A Fórmula 1 enfim começou. Os treinos livres 1 e 2 já ocorreram no circuito de Albert Park em Melbourne, na Austrália. Surpresas aconteceram, mas ainda é cedo para dizer se continuarão a ser surpresas durante o ano. Vamos começar lá por baixo então, analisando os que não foram bem nos dois treinos.

A Hispania segue a ser a piada da categoria. Sequer mostrou um carro pronto e disponível para que Vitantonio Liuzzi ou Narain Karthikeyan pudessem ir para a pista e fazer algumas voltas de instalação. No segundo treino livre, o que consta na tabela é que Liuzzi andou apenas uma volta, o que é óbvio não ser nada suficiente para avaliar alguma coisa em relação ao desempenho do F111. Não tenho dúvidas de que a regra dos 107% será mais uma grande inimiga da escuderia espanhola neste ano. Estaria para apostar até mesmo que nenhum de seus carros consiga largar neste domingo.

Pit sto carros Fórmula 1 Albert Park

Um pouco acima, mas não tão convincente ficou a Marussia Virgin. Timo Glock e Jérôme D’Ambrosio conseguiram completar várias voltas, mas ficaram muito longe das marcas dos primeiros colocados. No treino 1, os dois ficaram a mais de 8 segundos de distância do melhor tempo marcado por Mark Webber. No treino 2, o desempenho melhorou um pouco, mas ainda foram 6 segundos mais lentos do que a melhor volta de Jenson Button. Se a equipe anglo-russa não correr contra o tempo para ajustar seus problemas correrá um sério risco de também ser engolido pela regra dos 107% neste início de temporada e para mim seria uma bela punição por teimarem em não utilizar o túnel de vento mesmo depois do fracasso do carro do último ano.

Confesso que a Lotus foi a minha grande decepção neste primeiro contato dos carros com a temporada 2011. A performance dos três pilotos que foram para a pista foi fraca e teve até Karun Chandhok acertando o muro e destruindo a frente do T128 logo na primeira volta. É cedo ainda para prognosticar alguma coisa, mas tive aquela sensação de que os veremos no fundo do grid de novo, mas tomara que seja só impressão.

Na parte intermediária da tabela, comparando os dois treinos livres, as surpresas ficaram por conta de Rubens Barrichello, Nico Rosberg e Sergio Perez. O piloto da Williams alcançou a 5ª colocação no primeiro treino superando as duas McLarens. No segundo teste, Barrichello foi o 9º com um tempo 1s426 acima da marca do líder. Nico Rosberg tratou de provar que a Mercedes pode ser uma força que lutará por vitórias neste ano. Logo de cara alcançou a 4ª posição, ficando atrás somente de Mark Webber, Sebastian Vettel e Fernando Alonso. No treino posterior, conquistou a 10ª melhor marca, mas viu seu companheiro Michael Schumacher ser o 6º. Já Sergio Perez foi surpresa no segundo treino com uma bela 8ª marca.

A Ferrari viu um bom desempenho somente com Fernando Alonso, que tentou de todas as maneiras andar no ritmo da Red Bull. Felipe Massa, saiu da pista, fritou pneu e não conseguiu um tempo expressivo em nenhum dos treinos.



Diante de tantas suspeitas, a McLaren foi para a pista nesta madrugada para mostrar que não está tão ruim assim como todos imaginam. É verdade que no treino 1 ambos os carros prateados ficaram a mais de um segundo e meio do tempo de Mark Webber. Porém, na segunda parte conseguiram o 1-2 liderado por Jenson Button. Os tempos foram muito próximos com uma diferença de apenas 0s935 do primeiro para o sétimo colocado.

A Red Bull liderou com folga o primeiro treino livre colocando quase um segundo no tempo da Ferrari de Alonso. Webber cravou a melhor marca em sua última volta e desbancou seu companheiro de equipe. O que deu pra perceber é que os taurinos podem estar mais rápidos do que no ano passado e ainda mais superiores aos seus adversários.

Na virada de hoje para sábado, acontece o último treino livre antes que o treino classificatório, marcado para às 3 horas no horário de Brasília mostre enfim o que realmente os bólidos estão rendendo neste início de ano.

1 comentários:

Marcelonso disse...

Anderson,

Como falamos ontem, os rubrotaurinos estão voando. No segundo treino esconderam o leite.
Foi bom ver a McLaren de volta, Alonso vai ter que suar a cueca!

abs